Buscar

TRAUMAS DA INFANCIA E SUAS CONSEQUENCIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRAUMAS DA INFANCIA E SUAS CONSEQUENCIAS
Psicanalise Clinica
ALUNA: ELIANE DE OLIVEIRA MARTINS CHIANESI
PROVA 3
 Segundo dados da no Brasil pouco menos de 10% dos casos são notificados na esfera da saúde e jurídica devido ao comportamento de omissão por parte da vítimas ou familiares que são conscientes do ocorrido mas que optam pelo “pacto do silêncio” por diversos motivos, entre eles por serem os abusadores parentes próximos, por vezes vulnerabilidade social, vergonha,  a própria vítima se cala por medo de sofrer punições e coerções pelos pais/cuidadores se sentindo por vezes responsável pelo zelo estável da família. Todavia o abusador apropria-se do papel de cuidador preocupado e zeloso para aprofundar a relação física e emocional, para que quando ocorrer o abuso a criança creia que a experiencia seja apenas uma forma natural de carinho (OLIVEIRA et al,2020).
 Tudo que acontece na nossa infância, reflete na vida adulta, seja coisa boa ou ruim, vai refletir mais tarde na nossa vida. Um abuso sexual, abuso físico ou emocional, separação dos pais, negligencia, assistir violência doméstica, sofrer bullyng, ou perder alguém da família, esses são alguns fatores que traumatizam e marcam a infância de qualquer criança. O abuso infantil ocorre muitas vezes pelos membros da própria família como tios, primos, padrastos, avós, e até mesmo pelos pais. No ambiente extrafamiliar também ocorre abusos, podendo ser por amigos da família, vizinhos ou até por pessoas estranhas a qual a criança não possua relação de proximidade.
 O abuso sexual na infância é definido por Christoffell et al. (1992, apud AMAARRAY; KOLLER, 1998) como um “termo usado para definir uma forma de maus tratos de crianças e adolescentes, que apresenta tanto violência física como psicológica, geralmente repetitivo e intencional”, isso somado ao caráter sexual dessas violências. Para esses autores o abuso sexual pode envolver o contato físico, caricias e penetração sendo todas essas formas de maus-tratos as crianças e adolescentes. Também são considerados abusos sexuais, as insinuações, exibições e ou qualquer forma que possa gerar uma agressão psicológica a esse sujeito.
 Mais afinal o que é um trauma? traumas são experiencias marcantes que promovem adoecimentos psíquicos. Quando falamos a palavra trauma estamos referindo a situações aversivas que envolvem um alto nível de estresse com muitas experiencias negativas.
 Uma criança que sofre abuso sexual, ela apresenta um quadro de tristeza profunda, irritabilidade, choro, baixa autoestima, quer sempre estar sozinho, isolado, tem distúrbio alimentar, ou come muito, ou não consegue comer quase nada, sofre de ansiedade, tem déficit de atenção, comportamentos obsessivos, chegando ate se auto mutilar, e geralmente é uma criança hiperativa, faz xixi na cama frequentemente, não gosta de ser tocada por outras pessoas, como por exemplo ser abraçada, essa criança com certeza terá um comportamento diferente de todas a outras, sendo desobediente aos professores e aos pais, sendo agressivos, além de todos os sintomas citados acima, ela sente um medo inexplicável de tudo que vai fazer.
 Normalmente essa criança vítima de todos esses abusos vai crescer e ser um adolescente problemático, cheio de medos e traumas, vai ter medo de fazer amigos, medo de ser rejeitado, medo de expressar o que pensa, o que sente, na maioria das vezes se o trauma não foi tratado esse indivíduo está sofrendo de ansiedade, depressão, tem todas as possibilidades do mundo de se envolver com drogas, como se fosse uma fuga de seus sentimentos e suas dores. Se a pessoa vive dentro de um lar estruturado ela consegue se tratar e amenizar suas dores, caso contrário, a tendencia é só piorar. A falta de um tratamento adequado pode ser crucial para que haja uma cura ou mesmo um equilíbrio para a pessoa que sofreu todos esses abusos. 
 Já na vida adulta, esse mesmo individuo que ainda carrega todos esses traumas pode ser uma pessoa violenta, Além disso, a vítima pode se posicionar submissa dentro de um relacionamento, em ter dificuldades para mostrar sentimentos e em mudar sua aparência física para se esconder e evitar atenção dos outros, é provável a manifestação de problemas com a autoimagem corporal como uma consequência a longo prazo deste abuso. Esse mesmo adulto que foi abusado, pode se tornar um abusador, repetindo com outras pessoas tudo que viveu. Se houve falar de muitos relatos sobre diversos tipos de conseguencias na vida adulta de uma pessoa que não foi tratada de seus traumas, não tem como descrever o devastador estrago causado na mente e corpo do individuo não tratado.
 Uma pessoa que recebe todo apoio e tratamento adequado, consegue ter uma vida normal, e libertar do trauma que viveu, não passa pra frente o que sofreu, muito pelo contrário, faz da sua dor uma ponte para se reerguer na vida e superar tudo que viveu e sofreu, nesse caso fica bem claro a diferença de quem teve uma rede de apoio tanto no âmbito familiar como com um bom tratamento com terapias, lembrando e esclarecendo que sem tratamento e apoio familiar não há cura, não há melhoras.

Continue navegando