Buscar

tainara (novo) final.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

26 
 
26 
 
26 
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA 
 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 
 
 
 
 
 
 
 
Tainara pereira de morais 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PROJETO DE INTERVENÇÃO EM ACADEMIAS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
São Miguel do Gostoso -RN 
 
2023 
Tainara Pereira de Morais 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PROJETO DE INTERVENÇÃO EM ACADEMIAS 
 
 
 
 
 
 
 
	 	Relatório de Estágio apresentado ao Centro 
 
 Universitário INTA - UNINTA como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio 
 	Supervisionado. 
 	 
 	Orientação: vivyane Caetano Ferreira Aguiar 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
São Miguel Do Gostoso -RN 
2023 
DEDICATÓRIA 
 
Agradeço a paciência, amor incondicional e suporte constante que me foram fornecidos, pois sem isso, Eu não teria alcançado muitas das minhas conquistas. 
 
Sinto-me profundamente grata por ter familiares que sempre acreditaram em mim e em todo o meu Potencial, independente dos desafios que surgiram no caminho. Sei que sem o apoio deles, eu não Seria quem sou hoje. 
 
Muito obrigado a todos os meus familiares por sempre terem tido orgulho de mim e por terem Contribuído para me tornar a pessoa que sou hoje. Vocês são minha fonte de inspiração e motivamMe a continuar lutando pelos meus sonhos. Amo vocês!! 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
AGRADECIMENTOS 
 
 
 
Gostaria de expressar toda a minha gratidão pelo período em que estive realizando Meu estágio. Foi uma experiência incrível e enriquecedora, que me proporcionou muito aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Agradeço à equipe que me Acolheu com tanto carinho e paciência, aos colegas de trabalho que sempre foram Solícitos e amigáveis, ao professor de educação física Everton Jhone que confiou em mim e me deu a oportunidade de atuar em diversas atividades. Além disso, sou grata pela confiança depositada em Mim, pelos desafios propostos e pela oportunidade de colocar em prática os Conhecimentos adquiridos. Este estágio significou muito para mim e certamente contribuirá para minha formação acadêmica e profissional. Agradeço por tudo e guardarei com carinho as lembranças desta etapa tão importante em minha vida. E Por fim, a academia Vitale Fitness pós se tornaram parte Essencial deste estudo contribuindo com mas informações. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SUMÁRIO 
 
 
 
1 INTRODUÇÃO.................................................................................... 06 
2 REVISÃO DE LITERATURA .............................................................. 07 
 
3 DIARIO DE CAMPO .......................................................................... 08 
4. PROJETO DE INTERVENÇÃO E PLANOS DE AULA...................... 13 
 
5 RELATO DE VIVÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO............. 38 
 
5.1 SOBRE A INSTITUIÇÃO...................................................................38 
 
5.2 OBSERVAÇÃO.................................................................................38 
 
5.3 INTERVENÇÃO:REFRETINDO SOBRE A PRÁTICA.....................39 
 
5.4 AUTO AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO...................................................40 
 
6.0. CONCLUSÃO..................................................................................41 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1 INTRODUÇÃO ( 1 lauda) 
 O estágio supervisionado foi, sem dúvida, uma experiência fundamental em minha formação acadêmica e profissional. Agradeço imensamente ao Centro Universitário UNINTA pela oportunidade e pelo apoio contínuo ao longo de todo o processo de estágio.
A principal proposta do estágio é proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar na prática tudo o que foi aprendido em sala de aula, permitindo assim a aplicação dos conhecimentos teóricos de forma concreta e o aprimoramento das habilidades e competências necessárias para atuar na área específica.
Atualmente, a busca por saúde e qualidade de vida tornou-se um dos principais motivadores para a prática de exercícios físicos. Cada vez mais pessoas estão em busca de atividades que promovam o bem-estar do corpo e da mente, levando muitos indivíduos a se matricularem em academias. Diversas pessoas de diferentes faixas etárias têm encontrado nos exercícios físicos orientados uma maneira de envelhecer com saúde e vitalidade.
Quando os exercícios físicos são planejados e praticados de forma adequada e regular, os benefícios são inúmeros. A melhoria da saúde física e mental, o aumento da autoestima, a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida são apenas alguns dos resultados positivos alcançados.
Durante o estágio, pude acompanhar de perto a rotina de uma academia, auxiliando os professores na prescrição de exercícios, na orientação dos alunos e na supervisão das atividades. Essa experiência prática foi enriquecedora e contribuiu significativamente para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.
Com todo esse aprendizado adquirido durante o estágio, sinto-me mais preparado e confiante para atuar como profissional da área de Educação Física. Agradeço a todos os profissionais envolvidos na minha formação e estou motivado a enfrentar novos desafios, em constante busca por crescimento e aprimoramento na minha carreira.
 
 
 
 
 
 
 
2 REVISÃO DE LITERATURA (mínimo 1 lauda) 
 A qualidade de vida tem se tornado uma prioridade para cada vez mais pessoas nos dias de hoje. Com a crescente conscientização sobre os benefícios dos exercícios físicos para o corpo e a mente, a procura por atividades voltadas para o bem-estar tem aumentado significativamente. É nesse contexto que as academias têm ganhado destaque, sendo frequentadas por pessoas de diferentes idades em busca de envelhecer com saúde e vitalidade.
Quando os exercícios físicos são orientados de forma adequada e praticados de maneira regular, os benefícios são inúmeros. Desde a satisfação pessoal até uma melhor qualidade de vida, passando pelo aumento da expectativa de vida e a melhoria da saúde, a prática de atividades físicas traz vantagens significativas para quem se dedica a ela. É por isso que as academias se tornaram locais privilegiados para a prática de exercícios orientados, proporcionando um ambiente seguro e adequado para a realização de atividades físicas.
O profissional de Educação Física desempenha um papel fundamental nesse contexto, sendo responsável por prescrever, orientar e acompanhar todos aqueles que buscam melhorar sua saúde e qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas. 
o estágio supervisionado em academia, na modalidade musculação, oferece ao estudante a oportunidade de integrar o conhecimento teórico com a prática real, contribuindo para a sua formação acadêmica e para a sua inserção no mercado de trabalho. Este processo é fundamental para a formação holística do discente e para a sua futura atuação profissional. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3 DIÁRIO DE CAMPO 
 
DADOS DE CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 
	IDENTIFICAÇÃO 
	Nome da instituição: Vitale fitnnes 
	Gestor (a): Ana Célia Gomes Neri 
	Professor (a) de Educação Física: Everton Jhone da Silva Ribeiro 
	CREF: 6360 / RN 
	- Dependência Administrativa 
	Pública Municipal: ( ) 
	Pública Estadual: ( ) 
	Privada: ( x ) 
	Bairro: centro 
	Cidade: São Miguel Do Gostoso -RN 
	CEP:59585-000 
	- Horário de Funcionamento 
	Matutino: ( ) 
	Vespertino: ( ) 
	Noturno: ( ) 
	Integral: ( x ) 
 
 
APRESENTAÇÃO 
 
 
 O diário de campo do estágio supervisionado é um cumprimento das exigências acadêmicas é uma das formas para experimentar a prática profissional para adquirir experiencia e oportunidades para perceber e conhecer aptidões técnicas. E nosso objetivo é colocar em prática toda parte teórica vivenciada no momento do estágio, pois as vivencias reais vão se adaptando no cotidiano de forma de que se integre no meio acadêmico junto com a sociedade. Mostrando
todas as atividades ocorridas dentro da academia. O curso de Bacharelado em Educação Física pela a Universidade Uninta juntamente com Vitale Fitness Academia e o professor formação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física contribuindo e tirando suas dúvidas, junto com a professora Viviany Caetano Freire Aguiar 
 
 
 
 
DIÁRIO DE CAMPO 
 
Primeiro momento: 26 / 09 / 2023 
Horário de início: 07:00 
Horário de finalização:10: 00 
 
 Ao chegar na academia fui recebida pelo o professor Everton Jhone o qual passou diversas informações de como seria. Chegando na recepção ele repassou que ao todo faz um atendimento diferenciado e academia abrange a areia da musculação . 
 A academia tem a recepção com as informações necessária para os alunos tem dois banheiros. Foi observado a chegada de vários alunos no local. Uns direcionados a esteira e bicicleta. A academia te em media por turno 25 alunos a 30 alunos, tendo um fluxo maior no horário noturno, e ele sempre visa um melhor atendimento aos alunos. É o corpo técnico da Vitale Fitnnes academia, possui 1 proprietário, 1 recepcionistas, e 1 personal. Os alunos são bem recepcionados e tem um bom acolhimento e esse dia foi tudo que pode observar 
 
 
Segundo momento: 27 /09/ 2023 
Horário de início: 07:00 
Horário de finalização: 10:00 
 
No segundo dia tive o grande prazer de ter mais uma observação, durante a chegada de um aluno o professor de Educação Física Everton Jhone acolhe cada um e faz a avaliação física com toda as medidas de segurança, faz uma verdadeira anamnésia, depois de feita a avaliação a aluna foi solicitada para que de inicio fizesse 20 agachamento somente com o peso do corpo em seguida pediu para que fosse ao aparelho conhecido com o Hack Articulado e pediu par a ela fazer 4 x 10 repetições explicou as posições dos pés e como deveria ficar a sua coluna .A aluna foi bastante participativa e esforçada nos abriu um ótimo caminho pra dar inicio a tudo a relação de professor e aluno é de amizade e respeito. E tudo é feito de acordo com a necessidade do aluno. Até o presente momento nada negativo para as atividades 
Terceiro momento: 28 / 09 / 2023 
Horário de início: 07:00 
Horário de finalização: 10:00 
 
 Tivemos como inicio um alongamento, para o aumento da flexibilidade muscular, tendo como maior objetivo promover o estiramento das fibras musculares, em seguida demos inicio a atividade de treino de superior levando a aluna para a maquina de pulley, e assim trabalhando os músculos da dorsal. No segundo exercício a aluna faz uma remada baixa, o exercício é realizado no banco ou no chão, com a ajuda de dois steps ou um caixote baixo, é um exercício que trabalha costa, envolvendo ainda diversos músculos. O principal objetivo do treino superior é melhorar a postura e fortalecer os músculos das costas. A metodologia usada pelo profissional Jhone é dentro da base e experiencia do estudo, o planejamento é feito de acordo com a capacidade de cada um deles. Em relação aos treinos, não teve nenhuma dificuldade encontrada no decorrer, a aluna é bastante participativa e houve uma ótima desenvoltura 
 
 
 
Quarto momento: 29 / 09 / 2023 
Horário de início:07:00 
Horário de finalização: 10:00 
 
 
 No quarto dia o professor, Jhone recebeu o aluno e da mesma forma de sempre começou com alongamento para o aumento da flexibilidade muscular e em seguida lhe passou um circuito leve para ganho de resistência. Começou fazendo um polichinelo 3 x 30 repetições que contribuem bastante para queima de calorias, o exercício seguinte foi o agachamento com salto tendo a função de aumento da mas as Muscular ,resistência, fazendo com que diminua a celulite no glúteo e nas pernas. Depois foi usada a corda naval. Para melhorar a função cardiorrespiratória. O objetivo do treino é para que o aluno melhorasse o treinamento e a resistência, a metodologia usada pelo personal foram as repetições e as series com os intervalos de apenas 40 seg. Não houve dificuldade apresentada pelo o aluno a relação de aluno e professor é de amizade, empenho . 
 
 
 
Quinto momento: 02 / 10 / 2023 
Horário de início: 07:00 
Horário de finalização: 10:00 
 
 Como não poderia ser diferente no quinto dia fomos recebidos pelo o personal que já estava com aluna para começar o treino da mesma que iria ser adaptado por conta de um problema na coluna. Exercícios de Alongamento se Fortalecimentos. Foi trabalhado a estabilidade racial, um exercício muito importante para o equilíbrio rotacional do corpo. As metodologias usadas pelo o personal foram baseadas pelos os estudos feitos. A aluna com esse problema teve adeptos de treinos exclusivamente para ela. Assim trabalhando o fortalecimento da lombar, a mesma apresentou bastante interesse e não apresentou nenhuma dificuldade durante os exercícios. Sobre a relação de personal e aluno é de amizade e de relação muito boa, pois um bom profissional tem que ter um bom desempenho no que faz. saber ter um bom relacionamento é indispensável. Observação de pontos bastante positivo 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CONSIDERAÇÕES 
 
 O estágio na Academia Vitale Fitness foi uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora. Durante o período de estágio, fui exposta a uma variedade de tarefas e 
responsabilidades que me permitiram aprimorar minhas habilidades e conhecimentos na área 
de condicionamento físico e bem-estar. 
 
 Uma das principais vantagens do estágio foi a oportunidade de trabalhar em um ambiente profissional com uma equipe altamente qualificada e dedicada. Os profissionais da Academia Vitale Fitness são especializados em suas respectivas áreas e forneceram orientação e suporte constante ao longo do estágio. Eles me ajudaram a aprimorar minhas técnicas de treinamento, supervisão de atividades e atendimento ao alunos. 
 
 Além disso, tive a oportunidade de interagir com os membros da academia, desenvolvendo minhas habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal. Essa interação diária me permitiu compreender melhor as necessidades e objetivos dos alunos, adaptando treinos e programas de condicionamento físico de acordo com suas preferências e limitações. 
 
 Acredito que o estágio na Academia Vitale Fitness contribuiu significativamente para o meu crescimento profissional e pessoal. Aprendi a importância do comprometimento, dedicação e trabalho em equipe para alcançar resultados positivos. Além disso, adquiri habilidades práticas que poderei aplicar em futuras oportunidades de trabalho, consolidando meu conhecimento na área de condicionamento físico. 
 
Portanto, considero o estágio na Academia Vitale Fitness como uma experiência extremamente valiosa. Sou grata pela oportunidade de aprender com profissionais competentes e inspiradores, assim como pela confiança e suporte recebidos ao longo dessa jornada. 
 
 
 
 
 
 
 
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO E PLANOS DE AULA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5 RELATO DE VIVÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
 
5.1 SOBRE A INSTITUIÇÃO 
 
 O estágio supervisionado na Academia Vitale Fitness localizada na. Rua das Ostras,N°1335, tive a oportunidade de vivenciar diversas atividades relacionadas à minha área de atuação. Pude observar e auxiliar nas aulas de musculação, treinamento funcional, aeróbica, Além disso, tive a oportunidade de acompanhar avaliações físicas e orientações individuais aos alunos, o que me proporcionou um aprendizado prático e teórico muito significativo.
 Ao longo do estágio, pude perceber a importância da presença do profissional de Educação Física no acompanhamento dos alunos durante as atividades físicas, garantindo a segurança e eficácia dos treinos. Além disso, aprendi a importância da prescrição de exercícios de acordo com as necessidades e objetivos
de cada pessoa, levando em consideração suas particularidades físicas, emocionais e sociais.
 
 
5.2 OBSERVAÇÃO 
Durante o estágio, enfrentei alguns desafios que me fizeram crescer e desenvolver novas habilidades. Um dos principais desafios foi lidar com a diversidade de perfis e objetivos dos alunos, que exigiam uma adaptação constante por parte do profissional de Educação Física. Além disso, a gestão do tempo e a organização das atividades foram aspectos que precisaram ser aprimorados ao longo do estágio.
Outro desafio foi lidar com situações inesperadas, como lesões durante os treinos ou imprevistos na programação das aulas. Nesses momentos, foi fundamental manter a calma, agir com responsabilidade e buscar soluções de forma rápida e eficiente
 
 
5.3 INTERVENÇÃO: REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA 
 No decorrer do estágio, também acompanhei a elaboração de programas de treinamento personalizados para os alunos, levando em conta suas condições físicas, objetivos e limitações. Além disso, pude auxiliar na organização de eventos e aulas especiais, contribuindo para a integração e motivação dos alunos. foi uma experiência enriquecedora que me permitiu aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação, além de me proporcionar um maior entendimento sobre o mercado de trabalho e as demandas da profissão de Educador Físico. 
 
 
5.4 AUTOAVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO 
 
Durante o estágio, pude vivenciar na prática a importância do planejamento de treinos, a prescrição de exercícios de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno, a avaliação física e acompanhamento do progresso dos treinos. Além disso, também tive a oportunidade de observar e participar de aulas coletivas e individuais, o que ampliou meu conhecimento sobre diferentes modalidades esportivas e formas de treinamento.
A convivência com a equipe da academia foi muito enriquecedora, pois pude aprender com profissionais experientes e dedicados, que compartilharam seus conhecimentos e experiências comigo. Os alunos também foram essenciais para o meu aprendizado, pois pude aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade e receber feedbacks que me ajudaram a aprimorar minhas habilidades.
Agradeço ao professor de Educação Física Everton que me acompanhou durante o estágio, pela orientação e suporte constante, incentivando meu crescimento profissional e auxiliando no desenvolvimento das minhas competências. O estágio na Academia Vitale Fitness foi fundamental para minha formação e tenho certeza de que contribuiu significativamente para minha preparação como futuro profissional de Educação Física.
Estou muito feliz, e grata por essa oportunidade e por todo o aprendizado que obtive durante o estágio.
 
 CONCLUSÃO (1 lauda) 
 Atuação na área de Educação Física foram superadas, pois pude vivenciar de forma mais concreta o dia a dia do profissional e me sentir mais preparado para enfrentar os desafios que virão. Além disso, a experiência me deixou ainda mais motivada e confiante para seguir nesse caminho.
No geral, o estágio foi uma experiência muito enriquecedora e fundamental para o meu crescimento pessoal e profissional. Agradeço a oportunidade de ter realizado essa vivência e estou ansioso para continuar aprendendo e me desenvolvendo na área.
 
 
 
 
 
 
REFERÊNCIAS 
 
 https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/a-importancia-do-profissional-de-educacao-fisica-na-academia.htm
 
 
 	 
ANEXO A 
 
 
 
ANEXO B 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
image1.jpg
image2.jpg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpg
image7.jpg
image8.png
image9.png
image10.jpeg
image11.png
image12.png
image10.jpg
image11.jpg
image12.jpg
image13.jpg
image14.jpg
image15.jpeg
image16.jpg

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais