Buscar

304 - 01 - Valores Organizacionais

Prévia do material em texto

304 - 01 - 9732 Valores Organizacionais
EXERCÍCIOS
1) (FUMARC, 2014) Margarida Kunsch, referindo-se à função essencial para o processo de planejamento e gestão das relações públicas nas organizações, afirma: "Suas atividades têm de apresentar resultados e ajudar as organizações a atingir seus objetivos, cumprir sua missão, desenvolver sua visão e cultivar seus valores." Esse conceito corresponde à função:
a) estratégica.
b) econômica.
c) administrativa.
d) mediadora.
e) política.
2) (FCC, 2013) Um dos aspectos mais importantes do estudo dos valores organizacionais é a formulação da missão, da visão e dos valores empresariais. Esses conceitos auxiliarão, inclusive, na elaboração de um planejamento estratégico. A respeito dos
conceitos de missão, visão e valores, inseridos no âmbito da gestão estratégica das organizações, é CORRETO afirmar que:
a) A identificação da missão da organização pressupõe a valoração de cenários futuros, consistentes em desafios e oportunidades.
b) A missão é o consenso dos membros da organização sobre o futuro que se deseja e os passos a serem seguidos para superar os desafios.
c) A visão da organização é a forma pela qual a mesma pretende ser vista pela sociedade, de acordo com o conjunto de valores e crenças que apresenta.
d) Os valores são princípios e padrões que orientam a atuação da organização e que devem ser internalizados em sua cultura.
e) Identificar a visão é determinar o propósito fundamental da organização, ou seja, a sua própria razão de ser.
3) (CESGRANRIO, 2011) Para atuar estrategicamente, as empresas esmeram-se na formulação de princípios norteadores de suas ações. Para incluir as boas ações na cultura corporativa, uma empresa socialmente responsável pode incorporá-las à sua missão, visão e valores. Esses valores representam os(as):
a) formas como a organização será reconhecida no futuro.
b) razões da existência da organização perante a sociedade.
c) propósitos básicos da própria existência da organização.
d) padrões de comportamento institucional da organização.
e) expressões a respeito do ramo no qual a organização atua.
4) (COVEST/COPSET, 2010 — Adaptada) Existe muita confusão entre os conceitos de missão e valores. Na verdade, eles se relacionam. Sobre isso, é CORRETO afirmar que, numa declaração de missão, os valores devem ser:
a) da corporação.
b) da consciência.
c) do Estado.
d) da realização.
e) da pessoa.
5) (ESAF, 2012) No processo de definição da ideologia da organização onde se declara missão, visão, negócio e valores, são aplicados conceitos inerentes a cada um dos componentes da ideologia. Marque a alternativa que indica o componente da ideologia organizacional que deve ser considerado a razão de existir da organização.
a) Visão.
b) Missão.
c) Negócio.
d) Propósitos.
e) Valores.

Continue navegando