Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

311 - 01 - 19684 Educação de jovens e adultos
EXERCÍCIOS 
1) As três funções que recaem sobre a EJA são:
a) Alfabetizadora; formadora profissional; e incrementadora da erudição.
b) Reparadora; equalizadora; e qualificadora.
c) Niveladora; balizadora; e sociológica.
d) Compensatória; potencializadora; e autorrealizável.
e) Instrutora; orientadora; e prospectiva.
2) Em relação ao analfabetismo funcional de jovens e adultos no Brasil contemporâneo, assinale a alternativa correta.
a) O Brasil erradicou o analfabetismo funcional na década de 1990, principalmente impulsionado pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação em rede.
b) A taxa de analfabetismo funcional brasileira se encontra em 15,3% da população com mais de 15 anos de idade que apresenta menos de 4 anos de escolarização e não sabe ler nem escrever.
c) A taxa de analfabetismo funcional no Brasil costuma apresentar-se homogênea dentro das regiões brasileiras, pois as realidades sociais são muito semelhantes.
d) As taxas de analfabetismo funcional brasileiras refletem o número de adultos, acima de 18 anos de idade, que nunca chegaram a frequentar a escola.
e) O analfabetismo funcional na atualidade no Brasil encontra-se em patamares muito bons, pois menos de 5% da população se encaixa nessa condição.
3) Assinale a afirmativa correta a respeito da motivação para as primeiras ações voltadas para os alunos jovens e adultos no Brasil.
a) A vontade dos adultos de se qualificarem em nível de pós-graduação no início do século XX demandou mudanças.
b) Era necessário reduzir o grande contingente de jovens e adultos analfabetos no início do século XX que colocavam entraves ao desenvolvimento do país.
c) Conter o número de jovens e adultos que saíam do país em busca de estudos nos países vizinhos motivou as ações.
d) Produzir novos eleitores para eleger membros que continuariam perpetuando a classe política da época foi o maior motivador para estas ações da EJA.
e) A imposição de organismos multilaterais, como a ONU e a UNESCO, obrigou o país a realizar tais investimentos.
4) Em relação às estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador Paulo Freire na educação de adultos, assinale a alternativa correta.
a) Paulo Freire foi exilado e permaneceu boa parte de sua vida fora do Brasil, não podendo desenvolver nenhum tipo de ação educativa com adultos em nosso país.
b) Paulo Freire valia-se da gramática da Língua Portuguesa e de sua eloquência para ensinar aos seus alunos da elite paulista e carioca a arte da retórica.
c) Paulo Freire estabeleceu em várias comunidades pobres os seus cursos de filosofia existencial, cujo foco era o ensino da leitura de mundo e a mudança de paradigmas vivenciados pelos alunos.
d) Paulo Freire utilizava nas suas aulas as palavras geradoras, que faziam parte da vida cotidiana de seus alunos e, partindo destas, conduzia seus ensinamentos pautados no diálogo e na reflexão.
e) Paulo Freire adotou o método peripatético, pelo qual saía caminhando pelas favelas e seus alunos o acompanhavam e ouviam enquanto ele falava.
5) “[...] a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos Ensinos Fundamental e Médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida” (BRASIL, 1996). A partir da citação desse artigo da LDB de 1996, pode-se afirmar:
a) A EJA impõe aos seus alunos que terão que passar suas vidas revendo conceitos que aprenderam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
b) A EJA procura prioritariamente a reparação da escolarização àqueles que não puderam estudar na época mais apropriada, o que os prejudica ao longo de toda a vida.
c) A EJA acabou, a partir de suas normatizações, impondo à sociedade que devesse estudar ao longo da vida, não somente na Educação Básica.
d) A EJA tem como foco a alfabetização desses jovens e adultos que por quaisquer motivos não se alfabetizaram quando crianças ou adolescentes e agora colhem as consequências de suas más escolhas.
e) A EJA vai muito além do caráter compensatório àqueles que não estudaram na época apropriada, pois se alia à necessidade atual de estudar e se aperfeiçoar ao longo de toda a vida.

Mais conteúdos dessa disciplina