Buscar

312 - 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

312 - 08 - 3022 Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
EXERCÍCIOS
1) Não somos capazes de medir a inteligência tal como fazemos com outras características individuais como altura ou peso. Uma tentativa de fornecer estimativas da inteligência de um indivíduo é a aplicação de testes, que podem ser individuais ou em grupos. Considere que Annabele é uma aluna reconhecida por seus professores na escola, onde já estuda desde a a primeira infância, como uma aluna muito esperta. Nesta escola as provas são discursivas, isto é, os alunos respondem sempre a questões abertas, algo que ocasiona uma variação maior do padrão de respostas das avaliações. Annabele geralmente se sai bem nas avaliações e testes de sua escola. Entretanto, Annabele não se saiu nada bem na avaliação cujas respostas deveriam ser entregues por meio de um gabarito, aplicada em um processo seletivo de uma outra escola para qual pretende se transferir. Entre os demais candidatos, quase todos se saíram bem. Assinale a alternativa que apresenta uma das possíveis causas da discrepância do resultado de Annabele, considerando que seu desempenho na escola atual aparenta ser satisfatório.
a) Testes realizados em grupo não conseguem captar as capacidades dos alunos. Neste caso, deveriam ser aplicados testes adaptados às habilidades de cada aluno, para que Annabele pudesse demonstrar suas capacidades.
b) Os professores da escola de Annabele podem estar habituados a analisar tendenciosamente o desempenho da aluna nas questões discursivas, influenciados por um esteriótipo de que ela é muito inteligente.
c) Uma vez que na escola de Annabele o feedback sobre o seu desempenho nos testes e exercícios é sempre positivo, certamente a autoestima da aluna é alta e isto não colabora com o desempenho de nenhum estudante.
d) Mesmo empenhando-se com esmero na resolução das questões, Annabele foi prejudicada por sua tranquilidade, uma vez que ela mesma acreditava que se sairia bem no teste.
e) A escola de Annabele tem, em média, um nível mais exigente de testes e avaliações mais difíceis, se comparados aos exercícios da avaliação aplicada pela outra escola.
2) Defensores do conceito de inteligência geral apontam para seu sucesso em prever o desempenho acadêmico. Por exemplo, as pontuações que dizem respeito a testes de inteligência geral se relacionam substancialmente com o rendimento acadêmico. Ao considerarmos que, globalmente, a população branca possui nos testes de inteligência geral uma pontuação média maior que a população negra, é CORRETO admitir que:
a) a cultura africana, de onde a raça negra descende, é inferior à cultura europeia, que por sua vez é mediana em relação à superioridade da cultura asiática.
b) se exclusivamente modificássemos as condições econômicas da maior parte da população do continente africano, os resultados seriam completamente diversos.
c) a genética é um fator determinante e exclusivista em relação à inteligência das pessoas.
d) os testes de inteligência não conseguem captar a influência de fatores familiares, culturais, étnicos e socioeconômicos dos indivíduos.
e) os testes de inteligência deveriam considerar as variações culturais de modo a promover uma avaliação culturalmente imparcial dos indivíduos.
3) A inteligência de um estudante pode ser pensada não apenas como um tipo de capacidade geral, mas também como um número de capacidades específicas. Uma das teorias mais conhecidas na atualidade é do psicólogo Howard Gardner, que buscou analisar e descrever melhor o conceito de inteligência. Em relação às habilidades propostas por Gardner, marque a alternativa que apresenta a associação CORRETA:
a) Situações que ofereçam às crianças oportunidades de atividade física, e encoraje-as a participar, promovem a habilidade sinestésico-corporal.
b) Situações que possam inspirar as crianças a pensar e a construir uma
compreensão de números demonstram suas habilidades espaciais.
c) Situações em que as crianças aprendam sobre as próprias emoções, como algo que naturalmente pode ser trabalhado, são próprias da habilidade naturalista.
d) Situações que encorajem as crianças a realizarem trabalhos em grupo ajudam no exercício de suas habilidades intrapessoais.
e) Situações que envolvem o trabalho com mapas e exercícios de geo-localização são ótimas para demonstrar a habilidade lógico-matemática das crianças.
4) Natureza e meio são dois conceitos que se referem à questão do "inato-aprendido" e envolvem o debate sobre se o desenvolvimento é primariamente influenciado pela natureza (inato) ou pelo meio (aprendido). Considerando as afirmações apresentadas abaixo, qual é a mais consistente quando se considera o conceito de inteligência, de acordo com as atuais pesquisas sobre a questão do desempenho inato-aprendido?
a) Mesmo uma alta qualidade na educação de uma criança não traria melhoras para o desenvolvimento de sua inteligência, caso esta criança vivesse em uma família pobre.
b) Estudantes que se atrasam nos anos escolares tendem a atingir pontuações mais altas nos testes de inteligência, o que sugere que o meio é mais importante para a inteligência do que a hereditariedade.
c) Já que a inteligência é principalmente herdada, há uma pequena chance de se aprimorar a inteligência dos estudantes, pois a genética é o fator determinante nesses casos.
d) Aumentos expressivos na inteligência no decorrer dos anos indicam que ela é principalmente determinada pela idade e consequentemente pela hereditariedade.
e) Já que a inteligência é influenciada tanto pela hereditariedade quanto pelo meio, uma sala de aula com um ambiente motivador pode exercer uma influência positiva sobre a inteligência dos estudantes.
5) O primeiro teste para medir a capacidade intelectual foi desenvolvido no início do século XX pelo psicólogo francês Alfred Binet, sendo que inicialmente o teste era aplicado apenas nas escolas, para identificar estudantes com dificuldades de aprendizado. Binet desenvolveu o conceito de Idade Mental (IM), um nível de desenvolvimento mental que é medido por meio de testes específicos. Em 1912, William Stern criou o conceito de Quociente de Inteligência (QI), cujo cálculo consiste na divisão da idade mental, pela idade cronológica do indivíduo, multiplicando-se, em seguida, este resultado por 100. Considere que um teste de aluno, aplicado por Stern, indique o QI de 135. De acordo com a metodologia do teste, o que podemos dizer a respeito deste aluno?
a) Sua pontuação indica que ele terá dificuldades em realizar até mesmo tarefas muito fáceis, mesmo com ajuda do professor.
b) Sua pontuação indica que ele está acima da média para sua idade mental, ou seja, sua idade mental está acima de sua idade cronológica.
c) Sua pontuação só poderá ser analisada se soubermos com exatidão a idade cronológica do aluno.
d) Sua pontuação indica que ele o aluno possui a mesma idade mental que sua idade cronológica.
e) Sua pontuação sugere que ele possui um baixo quociente de inteligência.

Mais conteúdos dessa disciplina