Buscar

Avaliacao 1 de Estatistica 24.1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
 
 
Estatística
Curso: Administração 
Aluno(a): Caroline Marques Granado
Rio de Janeiro, 2024
1. Conceitue pesquisa amostral e pesquisa censitária, diferenciando-as.
A pesquisa amostral e a pesquisa censitária são dois métodos utilizados na estatística e pesquisa social para coletar dados de uma população.
A pesquisa amostral é um processo no qual são selecionadas partes representativas de uma população maior para análise. Essas partes, que são chamadas de amostras, são utilizadas para fazer inferências sobre a população no geral, não havendo a necessidade de estudar cada indivíduo do grupo. A escolha da amostra deve ser feita de forma aleatória e representativa, a fim de garantir resultados precisos e confiáveis.
Por outro lado, a pesquisa censitária envolve a coleta dos dados de toda a população-alvo, sem a seleção de uma amostra. O que significa que todos os elementos da população são incluídos na pesquisa, eliminando a margem de erro que está associada à amostragem. No entanto, a pesquisa censitária poderá ser mais cara e demorada do que a pesquisa amostral, principalmente em populações grandes.
De forma resumida, a diferença fundamental entre pesquisa amostral e pesquisa censitária está na abrangência da coleta de dados: enquanto a pesquisa amostral analisa apenas partes da população, a pesquisa censitária abrange toda a população-alvo.
2. Conceitue estatística descritiva e estatística inferencial.
 
A definição para estatística descritiva, segundo o livro “Estatística Aplicada – 2ª Ed.”, dos autores Roland Edwin Larson e Betsy Farbe, é: o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação de dados.
Já a definição para estatística inferencial é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
Resumidamente, enquanto a estatística descritiva se concentra na descrição e resumo dos dados observados, a estatística inferencial se preocupa em fazer inferências e previsões com base nesses dados para populações maiores.
3. Identifique o tipo de pesquisa e o tipo de análise estatística da charge.
 A tirinha representa a pesquisa amostral e a análise apresentada refere-se à análise inferencial. 
Referência bibliográfica
Larson, Roland Edwin; Farber, Betsy.
Estatística Aplicada – 2ª Edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.

Continue navegando