Buscar

Resumo Estatuto da Criança e do Adolescente

Prévia do material em texto

· As ações em prol dos mais vulneráveis antes do estágio pré-capitalista de desenvolvimento humano e antes da Revolução industrial: Na antiguidade, havia uma intervenção chamada de Confrarias do Deserto (3000 a.C) (Egito, Grécia, Itália e índia). Eram organizadas para oferecer gêneros alimentícios e facilitar a marcha pelo deserto. Com o tempo foram organizadas na cidade e serviam para oferecer esmolas esporádicas, visitas domiciliares para idosos, viúvas, órfãos e doentes além da conceção de gêneros alimentícios. Organizado por grupos de religiosos e privados. 
· Cristianismo: Práticas caritativos, acreditava-se que a partir de práticas caridosas seria possível a expiação dos pecados e garantia de um espaço no céu. Comunidades favorecidas atendesse a parte mais empobrecida da população. 
· Ações do estado: 1349 na Inglaterra: Estatuto dos trabalhadores – trabalhadores com menos de 60 anos e que possuíam condições físicas deveriam trabalhar e esta remuneração era um valor mínimo e irrisório. 1351 na Grã-Bretanha determinou-se que aqueles que recebiam caridade, deveriam devolver a ajuda recebida por meio de trabalho, desta forma surgindo aí uma estreita relação entre assistência social e trabalho (atualmente possuindo, INSS, previdência social).
· Aqueles que não tinham emprego (pobres que perambulavam pela comunidade) eram vistos como vagabundos. Deste modo sofriam castigos (surras, mutilações, queimações).
· Paróquias (Igrejas católicas) – Poderiam arrecadar dinheiro para caridade. Desta forma, esta percepção sobre o pobre andarilho sendo modificado e em 1563 surge o Estatuto dos Artesões (acompanha a criança que já possui 7 anos e é considerava apta para esta atividade) e 1601 a lei dos pobres.
· Os pobres impotentes eram hospedados em asilos ou hospícios e pobres capazes a trabalhar nas Workhouses e os que não queriam trabalham eram considerados corruptos. 
· Bem estar social: Grande desenvolvimento social e do outro lado havia os trabalhadores e a população menos favorecida. Surgimento do pauperismo (pobreza, miséria) advinda do capitalismo e desta forma o estado teve que intervir. 
· Principais teóricos que embasaram as compreensões sobre o Estado de Bem-estar Social: T. H. Marshall – Sociólogo inglês elaborou uma teoria que buscava legitimar a necessidade do Welfare State (Bem estar social). 
· Beveridge: Recomendava a revisão do sistema de proteção social da Grã-Bretanha devido ao grande segmento de empobrecidos, nesta lei estavam previstos auxílio-doença e auxílio-desemprego, pensão aos aposentados, auxílio-maternidade, viuvez, funeral e criação de uma normativa nacional sobre a assistência. Por meio destas ações deveriam ser vencidos cinco gigantes que comprometiam o desenvolvimento humano: ignorância, sujeira, enfermidade, preguiça e miséria. Estabeleceu um mínimo social. 
· Os pilares do bem-estar social: Responsabilidade estatal na manutenção de vida dos cidadãos por meio de um conjunto de ações em três direções (regulação de economia de mercado, prestação publica de serviços sociais e conjunto de serviços sociais pessoais. 
· Keynesianismo: Surge como alternativa a crise capitalista – O autor propunha a intervenção do estado como ação para reativar a produção e o consumo (trazendo direitos para população).
· Neoliberalismo: Um projeto ideológico, político e econômico que propõe uma serie de orientações que evocam a necessidade de alteração no formado exercido até então, no que diz respeito a regulação econômica. 
· Houve uma satanização do Estado e uma santificação do mercado. 
· Os sindicados: Iniciou-se na reivindicação de diretos dos trabalhadores, na revolução industrial.
· O governo de Thatcher: O primeiro governo que conseguiu oferecer concentricidade de princípios neoliberais e promoveu um amplo programa de privatização das empresas públicas rentáveis.
· Países neoliberalistas mais relevantes: Chile, Bolívia, Mexico, Argentina e Peru.
· Trabalho infantil: Surge no século XV, a criança era tratada sem diferenciações do adulto, sem atendimento ao universo infantil, sem regalias a sua etapa de desenvolvimento e o índice de mortalidade infantil era alta. O trabalho infantil era degradante, mas comum para o período, mas começou a merecer a atenção e preocupação do estado.
· Cenário brasileiro: Bem estar Social Intervenção estatal na regulação econômica, pleno emprego, serviços sociais, politicas sociais. Dois momentos: Questão rural Grande parte dos trabalhadores estavam alocados no espaço rural. Momento 2 Industrialização. Havia seguimentos empobrecidos no país, em que as ações eram organizadas pela caridade (elite e clero). Criou-se normativas para a vida do trabalhador, entretanto escassas. 
· Lei Eloy Chaves: Obrigou a criação de caixas de socorro para categorias de trabalhadores e pensão. As primeiras CAPs foram criadas para os ferroviários e marítimos, estas atendiam acidentes de trabalhos, velhice e etc. 
· 1891, lei que regulamentava o trabalho infantil e 1911 que reduzia a jornada de trabalho para 12 horas diárias e 1919 lei que regulamentava a questão de acidentes de trabalho.
· 1927 código de menores, este vem para atender a categoria infantil, entretanto muito severo.
· 1930 criação do Ministério do Trabalho e 1932 a Carteira de Trabalho.
· Ampliação da CAPs na Era Vargas, desta forma motivaram a consolidação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões Sociais.
· Politicas de saúde: Antigamente precisava-se contribuir para ter acesso, até este momento possuíam campanhas sanitárias. Santas Casas Mantidas pela igreja para atender os marginalizados da sociedade.
· SESI: Serviço Social da Industria Questões previdenciárias, educação populares, e promovendo lazer. SENAC ganha destaque. 
· Ministério da Previdência Social: Composto pela Legião Brasileira de Assistência Social pela fundação nacional do bem-estar.
· Assistência social no Brasil: Não possui uma data precisa de seu início. As ações eram executadas para prestar socorro aos mais empobrecidos da sociedade. Começaram a acontecer no período colonial. Algumas ações já eram geridas pelo estado e as demais por grupos particulares (caridade, igreja).
· No período colonial o poder político era ligado a economia. 
· Nesta época a sociedade era patriarcal e poder politico era dado a quem tinha posses. O homem pobre não possuía status social.
· Os proprietários eram responsáveis pelos seus empregados e escravos. 
· A assistência social neste momento como um beneficio que dependia da vontade e interesse do proprietário em auxiliar seus trabalhadores e escravos. Era visto como um favor não um direito.
· Bodos: Distribuíam alimentos ao mais pobres. Pessoas ligadas a igreja, arrecadavam doações com a permissão da metrópole. 
· As demandas sociais eram atendidas em locais específicos (mercearias – que abrigavam doente, pobres, loucos e filhos abandonados. Santa Casa – Atendia pobres, viúvas, presos, doentes, inválidos. Roda dos expostos – Recebia crianças abandonadas por falta de condições, filhos bastardos etc.)
· A questão da infância: As crianças eram colocadas na margem da sociedade por vários motivos raças, pobreza, filhos de mães solteiras, escravos etc. 
· Republica velha: 1889, foi instituído o sistema capitalista de produção e figura do burguês, que ganhou relevância na sociedade pelo poder aquisitivo.
· Êxodo rural: Fez das cidades grandes centros populacionais.
· O Estado criou uma legislação voltado ao trabalho e não uma assistência social. 
· Criação de partidos políticos: O primeiro foi o partido comunista.
· O desemprego cresceu e promoveu a insatisfação do povo, principalmente do segmento burguês. 
· Neste momento, as caixas de aposentaria foram ampliadas. Vários novos direitos (horário de almoço, jornada)
· SAM – Serviço de assistência ao menor – Atendia crianças/ adolescentes problemáticos 
(furto de alimento, atos infracional) eram vistos como delinquentes.
· Acreditava que a criança pobre e desvalida era capaz de cometer delitos. Acreditava-se que só os pobres cometiam atos inflacionários. 
· LegiãoBrasileira de Assistência tinha apoio financeiro da Coordenação Nacional das industriais e a Associação Comercial do Brasil, somado a doações de Senhoras da sociedade. O objetivo inicial eram atender famílias de soltados que foram para a segunda guerra mundial. 
· A fundação Leão XIII: Atendia populações de favelas no Rio de Janeiro. Saúde, cuidado, questões sociais com a intenção de conter possíveis ameaças comunistas. 
· Funabem: Foi criada para crianças e adolescentes que cometiam atos inflacionários, mas como punição. Substitui o SAM. 
· 1969: Voltou-se a pensar sobre a assistência social (gestantes, idoso, deficientes) foram criadas leis, entretanto só ficaram no papel. 
· A legislação avançou em 1979. Sistema nacional de previdência e assistência social. Inamps, Funabem, LBA e Dataprev. 
· 1988: Foi prologada a constituição o dever do estado e direito da população as politicas sociais. Saúde, educação, assistência social e a previdência social. Ganha-se um contorno.
· Serviços integralizados (ex: saúde é de responsabilidade federal, estadual e municipal). 
· Pontos de assistência do governo: Sarney (Programa de distribuição de leite pasteurizado), Color (Legião Brasileira de Assistência), Itamar Franco (Plano de combate á fome a miséria, lei organiza de assistência social), Fernado H. Cardoso (Programa Comunidade Solidaria e Bolsa escola) e Lula (Política Nacional da Assistência Social).
· LOAS: 1993 passou por uma revisão em 2011, que foi adequada com princípios, objetivos e diretrizes. 
· Artigo 2, LOAS: Proteção social a família, maternidade, adolescência e velhice.
· Artigo 4: A supremacia dos atendimentos e as necessidades sociais, universalização dos direitos sociais, respeito a dignidade do cidadão autonomia e igualdade de direitos no acesso sem discriminação. Um exemplo é o acesso à saúde, em quaisquer circunstâncias você pode ter acesso. 
· Artigo 5: Uma descentralização administrativa, outras partes além da federal podem ter autonomia (estado, município). 
· Artigo 16: Para organizar a politica social, os conselhos estão elencados neste.
· O artigo 17 define atribuições, os conselhos são compostos de forma paritária, representantes da sociedade civil. O gestor de assistência social deve capacitar os conselhos e ter na equipe um técnico de nível superior. 
· SUS: Sistema Único de Assistência Social - É um formato de organização de assistência social em que todo território nacional que foi instituído a partir da política nacional da assistência social em 2004. 
· Papel do estado prover segurança de vivencia ou convívio familiar ou comunitário.
· Universalização é um principio do LOAS
image1.png

Continue navegando