Buscar

PIM V - Redes de Computadores - UNIP 2024 (Nota 9,0)

Prévia do material em texto

6
UNIVERSIDADE PAULISTA - Unip ead 
UNIP EAD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
 
 
 
 
 
 
 
 
PROJETO DE SOLUÇÃO DE T.I. PARA REDE DE COMPUTADORES DA 2SHOW.IE
	Polo Limeira II - Pompeu e Peruíbe
2024
UNIP EAD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
 
 
 
 
 
PROJETO DE SOLUÇÃO DE T.I. PARA REDE DE COMPUTADORES DA 2SHOW.IE
 
 
Projeto Integrado Multidisciplinar V apresentado ao curso de Redes de Computadores da UNIVERSIDADE PAULISTA - EAD
 
 
Nome(s) completo(s) do(s) alunos(s):
Daniel Gomes de Campos
Curso: Rede de Computadores
Semestre: 1 de 2024
	Polo Limeira II - Pompeu e Peruíbe
2024
Resumo
Neste projeto, apresentaremos um plano de solução de Tecnologia da Informação (TI) elaborado pela empresa UNIP PIM V para a implementação da rede de computadores da 2SHOW.IE. A UNIP PIM V é uma empresa atuante no ramo de Tecnologia da Informação, enquanto a 2SHOW.IE é uma agência de marketing digital.
 Com base nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de “Redes I – Longa Distância e Alto Desempenho”, “Economia e Mercado” e “Gestão Estratégica de Recursos Humanos”, além de pesquisas realizadas em sites especializados e consultas em bibliografias de autores qualificados, abordaremos as metodologias, topologias, arquitetura, configurações e componentes empregados para compor a infraestrutura de rede da empresa. Além disso, exploraremos as práticas de gestão de pessoas no âmbito organizacional, bem como os métodos de administração financeira e as políticas de relação com o mercado interno e externo.
 Em resumo, este projeto visa demonstrar uma solução de infraestrutura de TI para o funcionamento ideal da empresa 2SHOW.IE, permitindo que ela se comunique com seus novos pontos de negócio por meio de tecnologias que garantam uma rede com níveis adequados de redundância, disponibilidade e escalabilidade, a fim de alcançar seus objetivos de negócio.
 
Palavras-chave: Redes de Longa Distância e alto desempenho; Redes de Computadores; Economia e Mercado; Gestão estratégica de Recursos Humanos; Tecnologia da Informação.
Abstract
In this project, we will present an Information Technology (IT) solution plan developed by UNIP PIM V for the implementation of the computer network of 2SHOW.IE. UNIP PIM V is a company active in the field of Information Technology, while 2SHOW.IE is a digital marketing agency.
 Based on the knowledge acquired in the subjects of “Networks I - Long Distance and High Performance”, “Economics and Market” and “Strategic Human Resources Management”, as well as research conducted on specialized websites and consultations in bibliographies of qualified authors, we will address the methodologies, topologies, architecture, configurations, and components used to compose the company’s network infrastructure. In addition, we will explore people management practices within the organizational scope, as well as financial administration methods and policies of relation with the internal and external market.
 In summary, this project aims to demonstrate an IT infrastructure solution for the ideal functioning of the company 2SHOW.IE, allowing it to communicate with its new business points through technologies that ensure a network with adequate levels of redundancy, availability, and scalability, in order to achieve its business objectives.
 
Keywords: Long Distance and high performance networks; Computer network; Economy and Market; Strategic Human Resources Management; Information Technology.
Sumário
1	INTRODUÇÃO	6
1.1	Problema da 2SHOW.IE	6
1.2	Metodologia fluxograma do projeto	6
2	DESENVOLVIMENTO	8
2.1	Empresa 2SHOW.IE	8
2.2	Parque Tecnológico da 2SHOW.IE	8
3	TOPOLOGIA E EQUIPAMENTOS DAS REDES	10
3.1	Topologia estrela	11
3.2	Topologia Logica do Escritório Central	11
3.3	Topologia Logica das Filiais	12
3.4	Equipamentos de Redes	13
4	REDE WAN	18
4.1	Link de Internet	18
4.2	Interconexão da Matriz com as Filiais via VPN	19
4.2.1	Topologia da Interconexão WAN Escritório Central com as Filiais	21
5	PLANO DE ENDEREÇAMENTO DE REDE DA 2SHOW.IE	23
6	BACKUP DO BANCO DE DADOS	29
6.1	Topologia Filial Rio de Janeiro com Servidor de Backup	29
6.2	Contratação do Link dedicado para Backup do Banco de Dados	31
7	ORGANOGRAMA E ESTRUTURA DE CARGOS	33
7.1	Organograma da 2SHOW.IE	33
7.2	Estrutura de Cargos de TI	33
8	CUSTOS DE IMPLEMETANÇÃO DO PROJETO	35
9	CONCLUSÃO	36
REFERÊNCIAS	37
1 INTRODUÇÃO
A UNIP PIM V, sediada no bairro Cidade Monções em São Paulo/SP, atua na área de Tecnologia da Informação (TI), oferecendo serviços de Contact Center, Business Process Outsourcing (BPO) (ou Terceirização de Processos de Negócio, em português) para atendimento ao cliente, e Information Technology Outsourcing (ITO) (ou Terceirização de Tecnologia da Informação, em português), além de consultoria em TI. 
Neste projeto, o objetivo da UNIP PIM V é elaborar um plano e definir uma solução de TI para a empresa 2SHOW.IE, com foco na adaptação da infraestrutura tecnológica existente para a comunicação com novos pontos físicos de negócio, garantindo redundância nos principais dispositivos ativos de rede e alta disponibilidade necessária à infraestrutura de TI.
1.1 Problema da 2SHOW.IE
Devido aos excelentes resultados alcançados nos últimos anos pela empresa 2SHOW.IE, a expansão de seus negócios para outros estados tornou-se inevitável, visando atender às crescentes demandas. Nesse contexto, foram estabelecidas quatro filiais em diferentes cidades do Brasil: Porto Alegre/RS (POA), Rio de Janeiro/RJ (RJO), Belo Horizonte/MG (BHO) e Curitiba/PR (CWB). 
 
O desafio em questão reside na necessidade de interconectar as redes de computadores das filiais com a matriz, localizada em São Paulo. Além disso, é imperativo realizar uma reestruturação completa no endereçamento IP de toda a rede, assegurando uma comunicação segura para as transações diárias. Adicionalmente, será crucial implementar um site de backup destinado a preservar os dados gerados pelos sistemas da empresa.
1.2 Metodologia fluxograma do projeto
Figura 1 — Fluxograma do Projeto
Fonte: O autor (2024).
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Empresa 2SHOW.IE
A 2SHOW.IE, agência de marketing digital, surgiu com a proposta de agregar, transformar, unir e criar conteúdo por meio de mídias e plataformas digitais contemporâneas. Nos últimos dois anos, a empresa obteve excelentes resultados e expandiu significativamente. Além do Escritório Central (EC), a 2SHOW.IE adquiriu mais quatro escritórios, tratados como filiais, por meio de uma parceria no segmento de publicidade. Essa expansão permitiu ampliar os serviços oferecidos, abrangendo áreas como mídia, gamificação, inbound marketing, redes sociais, performance digital, criação e desenvolvimento de Web Design, marketing de conteúdo, Search Engine Optimization (SEO) e Pagamento Por Clique (PPC), entre outros
O Escritório Central (EC) – a matriz da 2SHOW.IE – está localizado na cidade de São Paulo/SP – Região da Berrini, na Zona Sul da capital, conhecida como “Vale do Silício Paulistano”, justamente por concentrar boa parte das startups e bases de gigantes de tecnologia – e é responsável pelo processamento de dados tanto do próprio EC quanto das outras 4 (quatro)filiais espalhadas pelo Brasil nas cidades de Porto Alegre/RS (POA), Rio de Janeiro/RJ (RJO),Belo Horizonte/MG (BHO) e Curitiba/PR (CWB).
2.2 Parque Tecnológico da 2SHOW.IE
O Parque Tecnológico (PqT) da 2SHOW.IE engloba toda a estrutura de ativos relacionados à Tecnologia da Informação (TI) que a empresa atualmente possui, tanto no Escritório Central quanto nas filiais. Os ativos de TI contemplados pelo Parque Tecnológico da 2SHOW.IE incluem:
Figura 2 — Equipamentos do Escritório Central
Fonte: O autor (2024).
Figura 3 — Equipamentos das Filiais
Fonte: O autor (2024).
3 TOPOLOGIA E EQUIPAMENTOS DAS REDES
A topologia de rede é o modelo que define como o meio de rede se conecta aos computadores e outros componentes de rede. Basicamente, é a forma da rede,que pode ser representada de modo físico ou lógico. Existem diferentes maneiras de organizar a conexão entre cada nó (computador) da rede. A topologia física é a aparência real ou o desenho da rede, enquanto a lógica descreve o caminho dos dados pela rede. Há duas categorias principais de topologias de rede:
A topologia física mostra como as redes estão ligadas (layout físico) e o tipo de conexão dos dispositivos de rede (nós ou nodos). O modo como os cabos são ligados, que chamamos genericamente de topologia da rede (física), afeta vários aspectos críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança. 
A topologia lógica se refere ao modo como os sinais atuam sobre o meio de rede, ou como os dados são enviados pela rede de um dispositivo para outro, sem considerar a conexão física dos dispositivos. Topologias lógicas estão frequentemente relacionadas ao Media Access Control métodos e protocolos. Topologia lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.
Figura 4 — Exemplos de Topologia
Fonte: Fonte: https://anlix.io/topologia-de-rede-o-que-e-tipos-e-qual-e-melhor/.
3.1 Topologia estrela
Depois de examinar todas as formas de topologia de rede existentes, decidiu-se que o modelo Estrela é o mais adequado para implantação na matriz e nas filiais da 2SHOW.IE. Isso porque ele oferece grandes benefícios e tem poucas desvantagens, se comparado com outras topologias. 
A topologia em estrela usa cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador é responsável por retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de facilitar a identificação dos problemas. Assim, se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, somente o nó conectado ao componente defeituoso ficará fora da rede.
3.2 Topologia Logica do Escritório Central
A figura a seguir mostra como ficou a topologia logica de rede lan do Escritório Central criado no Packet Tracer, junto diagrama da rede criado no Microsoft Visio.
Figura 5 — Topologia Lógica Escritório Central
Fonte: O autor (2024).
Diagrama de Rede
Figura 6 - Diagrama Escritório Central
Fonte: Autor (2024)
3.3 Topologia Logica das Filiais
A topologia lógica das filiais no Packet Tracer, exceto a do Rio de Janeiro, é mostrada na imagem abaixo. A filial do Rio de Janeiro também terá um servidor para replicar e fazer backup do banco de dados do Escritório Central.
Figura 7 — Topologia das Filiais
Fonte: O autor (2024).
Diagrama de Rede
Figura 8 - Diagrama das Filiais
Fonte: autor (2024)
3.4 Equipamentos de Redes
A Seguir visando custo-benefício as imagens a seguir mostra os equipamentos de rede que serão utilizados.
Servidor
Figura 9 — Servidor Rack PowerEdge R250
Fonte: dell.com.
Switch 
Figura 10 —Switch CISCO Catalyst 1000 series 48 Portas
Fonte: cisco.com.
Firewall
Figura 11 — Firewall CISCO 1000 series
Fonte: cisco.com.
Roteador
Figura 12 — Roteador CISCO 1000 Series
Fonte: cisco.com.
Access Point
Figura 13 — Acess Point CBW140ac
Fonte: csnstore.com.br.
Estações de Trabalho 
Figura 14 — Desktop Dell AIO-Inspiron - 24 i5 512gb SSD 8gb Ram 8 GB de Ram
Fonte: dell.com.
Figura 15 — Notebook DELL Inspiron i5 512gb SSD 8g Ram
Fonte: dell.com.
Impressora Multifuncionais
Figura 16 — Impressora Multifuncional HP MFP432
Fonte: impressora.com.br.
4 REDE WAN
Neste tópico, explicaremos as configurações usadas para interligar e comunicar o Escritório Central e as filiais da 2SHOW.IE. Assim, mostraremos os principais protocolos WAN empregados, a infraestrutura de rede selecionada, a velocidade do link contratado com a operadora de telecomunicação, entre outros aspectos.
Uma rede de área ampla (WAN) é uma rede que interliga dispositivos, redes locais (LANs) ou redes de área metropolitana (MANs), usando linhas de comunicação com ou sem fio. Uma rede privada virtual (VPN) permite a conexão de diferentes sites WAN. Essas conexões cobrem grandes áreas geográficas e podem se estender entre cidades, regiões e até países. Uma WAN é frequentemente usada por grandes empresas que buscam gerenciar e compartilhar informação e recursos entre filiais. Esse tipo de rede serve principalmente para conectar LANs menores e, apesar de terem velocidades de transmissão de dados mais baixas do que as LANs, são capazes de conectar uma área de cobertura mais ampla.
Para interligar a matriz e as filiais da 2SHOW.IE pela internet, foi proposto contratar um link dedicado de 700 Mbps de fibra ótica da operadora Vivo, para cada unidade da empresa. A opção pelos serviços da operadora Vivo se baseou na sua reconhecida competência no mercado de tecnologia e na qualidade dos seus serviços de internet. Além disso, o link oferece uma garantia de alta performance, com uma banda de baixa latência e pouca perda de pacotes. O contrato também garante uma conexão contínua à internet para a organização, bem como um suporte técnico 24 horas, ágil e eficiente, para casos de incidentes.
4.1  Link de Internet
Abaixo, informações sobre o pacote de internet definido, seu preço e seu respectivo provedor.
Provedor: VIVO
Plano: Vivo Fibra Empresas
Velocidade 700 Mbps de download; 350 Mbps de upload
Preço: R$ 149,99
Figura 17 — Logo Vivo
Fonte: https://seeklogo.com/vector-logo/317072/vivo-celulares.
· Download de até 700 Mbps: Velocidade de download que permite transferências rápidas de arquivos grandes, streaming de vídeo em alta definição e suporte a múltiplas conexões simultâneas sem perda de desempenho. 
· Upload de até 350 Mbps: Velocidade de upload significativa para enviar conteúdos para a nuvem, realizar videoconferências em alta qualidade e compartilhar arquivos rapidamente com clientes e parceiros.
Essas características são particularmente vantajosas para uma agência de marketing digital, onde a velocidade e a confiabilidade da internet são cruciais para o desenvolvimento de campanhas, análise de dados e comunicação com clientes.
4.2 Interconexão da Matriz com as Filiais via VPN
Para interligar as redes da 2SHOW.IE de forma segura e eficiente, usaremos o protocolo WAN mais vantajoso atualmente, o VPN. VPN ou Rede Privada Virtual é uma rede privada que usa a infraestrutura de uma rede pública. Ela permite conectar dois computadores por meio de uma rede pública, como a Internet. Em vez de usar links dedicados ou redes de pacotes, como Frame Relay e X.25, usa-se a infraestrutura da internet para conectar redes remotas e distantes. Para que uma VPN funcione bem, é preciso ter algumas características mínimas
· Autenticação de usuários - limitar o acesso para pessoas autorizadas. 
· Criptografia de dados - garantir a confidencialidade da informação. Como os dados passam por uma rede pública, eles devem ser criptografados para que ninguém não autorizado consiga ler o conteúdo da mensagem. 
· Gerenciamento de chaves - o uso de chaves deve ser um serviço exclusivo entre as partes envolvidas. 
A seguir, apresentaremos algumas vantagens das VPNs:
· Reduzir o custo de comunicações (telefones e linhas privativas)
· Segurança de acordo com os padrões modernos com suporte à autenticação e criptografia e administração das chaves;
· Suporte para protocolos existentes (TCP/IP, IPX/SPX e NetBUI); 
· Gerenciamento dos endereços internos do IP.
· Interconexão com Protocolo OpenVPN
O OpenVPN é o método mais seguro para implantar uma VPN com alto nível de segurança. Ele se destaca entre outros protocolos de tunelamento, como PPTP, L2TP/IPSec, IKEv2 e SSTP, por oferecer um equilíbrio ideal entre velocidade, segurança e confiabilidade. De fato, a maioria dos serviços de VPN usa esse protocolo como padrão. Estes são os aspectos mais importantes do OpenVPN:
· Protocolo de código aberto relativamente novo, considerado como o padrão de excelência por sua confiabilidade.
· Muito popular com serviços de terceiros, mas sem suporte nativo em nenhuma plataforma.
· Suporta uma ampla variedade de algoritmos, garantindo o melhor nível de segurança. 19
· Um dos protocolos mais rápidosdisponíveis - a velocidade depende do nível de criptografia, mas os usuários regulares não ficarão insatisfeitos na maioria dos casos.
· A instalação pode parecer complexa à primeira vista, mas todos os serviços de VPN que valem a pena têm um processo automatizado que exige uma interação mínima do usuário.
Figura 18 — Logo OpenVPN
Fonte: https://www.davantel.com/como-crear-una-vpn-con-openvpn-y-routers-teltonika.
4.2.1 Topologia da Interconexão WAN Escritório Central com as Filiais
Garantindo uma maior segurança segue abaixo a imagem mostrando topologia utilizando o OpenVPN para comunicação da matriz e as filiais no Packet Tracer.
Figura 19 — Topologia Física Intercomunicação da Matriz com as Filiais utilizando VPN
Fonte: O autor (2024).
5 PLANO DE ENDEREÇAMENTO DE REDE DA 2SHOW.IE
Neste projeto vamos utilizar o IPV4 sendo que ele será de classe C 192.0.0.0/16 com máscara de rede 255.255.0.0, para permitir uma conexão mais ampla a todos equipamentos e futuros equipamento instalados na Matriz e também nas Filiais
Figura 20 — Endereçamento IP Escritório Central
Fonte: O autor (2024).
Figura 21 — Endereçamento IP Filial Porto Alegre
Fonte: O autor (2024).
Figura 22 — Endereçamento IP Filial Rio de Janeiro
Fonte: O autor (2024).
Figura 23 — Endereçamento IP Filial Belo Horizonte
Fonte: O autor (2024).
Figura 24 — Endereçamento IP Filial Curitiba
Fonte: O autor (2024).
6 BACKUP DO BANCO DE DADOS
Escolhi a filial do Rio de Janeiro para criar o servidor de backup da empresa 2SHOW.IE por vários motivos. 
Primeiro, o Rio de Janeiro é uma cidade com boa infraestrutura de telecomunicações, que oferece serviços de internet de alta velocidade e confiabilidade. 
Segundo o Rio de Janeiro é uma cidade com grande potencial de mercado, que abriga diversas empresas de diferentes setores. 
Terceiro, o Rio de Janeiro é uma cidade com clima favorável, que evita problemas de superaquecimento dos equipamentos e reduz os custos de refrigeração. 
Quarto a cidade do Rio de janeiro está bem próxima da matriz que fica em São Paulo logo se precisar de uma manutenção interna o tempo gasto para chegar até o servidor de backup será rápido pois é um serviço de extrema importância a toda a rede da empresa. Por essas razões, acredito que o Rio de Janeiro é o local ideal para instalar o servidor de backup.
6.1 Topologia Filial Rio de Janeiro com Servidor de Backup
A Seguir as imagens abaixo mostras a Topologia logica de como fica a filial do Rio de Janeiro com servidor de backup e também a interconexão com a matriz utilizando a VPN
Figura 25 — Topologia Rio de Janeiro com Servidor de Backup
Fonte: O autor (2024).
Figura 26 — Topologia Servidor de Backup Filial Rio de janeiro com EC utilizando VPN
Fonte: O autor (2024).
6.2 Contratação do Link dedicado para Backup do Banco de Dados
 BD do EC tem 600 GB e precisa ser replicado em até 24 horas. Além disso, há 2.600 transações diárias entre ERP e CRM, cada uma com 340 KB. Portanto, a quantidade de dados que precisa ser transmitida em um dia é:
600 GB + (2.600 x 340 KB) = 600,884 GB
Para transmitir essa quantidade de dados em 24 horas, a velocidade mínima do link de dados é: 
600,884 GB / 24 horas = 25,037 GB/hora 
Convertendo para Mbps, temos:
  
25,037 GB/hora x 8.192 Mbps/GB = 205,02 Mbps
Portanto, o link de velocidade ideal para o servidor com essas características deve ter pelo menos 205,02 Mbps mais para ter uma margem de segurança será contratada um link de 500 Mbps com a provedora Vivo para garantir a replicação eficiente do BD no prazo estipulado. Esse link deve ser exclusivo para a replicação do BD, pois assim garante a segurança e a integridade dos dados, além de evitar interferências de outros serviços.
7 ORGANOGRAMA E ESTRUTURA DE CARGOS 
Como uma boa prática da área de Recursos Humanos, a UNIP PIM V definiu que 2SHOW.IE deveria ter um novo organograma, bem como uma nova estrutura de cargos relativos à área de TI.  a seguir, é possível ver como ficaram essas novas estruturas da empresa utilizando Microsoft Visio 2013
7.1 Organograma da 2SHOW.IE
Figura 27 — Organograma da empresa 2SHOW.IE
Fonte: O autor (2024).
7.2 Estrutura de Cargos de TI
A Seguir como ficou a nova estrutura de cargos de TI da 2SHOW.IE detalhando cargos e suas funções.
Figura 28 — Estrutura de Cargos
Fonte: O autor (2024).
8 CUSTOS DE IMPLEMETANÇÃO DO PROJETO
Após completar todas as etapas do projeto, a UNIP PIM V elaborou seu relatório financeiro, detalhando os custos de implementação da proposta técnica de solução de TI. Esses custos abrangem serviços e bens materiais, integrando-os de forma abrangente.
Figura 29
Fonte: O autor (2024).
9 CONCLUSÃO
A proposta técnica apresentada neste projeto teve como finalidade a reestruturação da rede de computadores da empresa 2SHOW.IE, com o intuito de alinhar-se aos objetivos de negócios estabelecidos. Cada etapa da proposta foi meticulosamente concebida para assegurar a implementação de uma infraestrutura robusta e serviços de Tecnologia da Informação (TI) de alto desempenho, destacando-se pela escalabilidade e segurança da informação.
Os desafios inerentes à criação de um empreendimento dependente de serviços de TI foram abordados considerando o cenário competitivo, onde diversas empresas possuem expertise significativo nesse domínio.
Para além da esfera específica de TI, a UNIP PIM V direcionou esforços também para as áreas de Recursos Humanos e Financeira da instituição. Isso implicou na definição de um novo organograma e estrutura de cargos no setor de TI, visando posicionar a empresa de maneira organizada para enfrentar os desafios do mercado
Ao implementar esta proposta abrangente, é incontestável que a 2SHOW.IE estará mais do que preparada para atender às demandas de seus clientes e parceiros de negócio. A empresa estará capacitada a oferecer serviços de qualidade, acrescentando valor aos clientes e solidificando sua posição no mercado.
REFERÊNCIAS
. Disponível em: https://www.avast.com/pt-br/c-vpn-protocols. Acesso em: 12 mar. 2024.
. Disponível em: https://www.casadaslicencas.com/. Acesso em: 12 mar. 2024.
. Disponível em: https://www.cisco.com/c/en/us/products/collateral/routers/1000-series-integrated-services-routers-isr/datasheet-c78-739512.html. Acesso em: 12 mar. 2024.
. Disponível em: https://www.cisco.com/c/en/us/products/collateral/security/firepower-1000-series/datasheet-c78-742469.html. Acesso em: 12 mar. 2024.
. Disponível em: https://www.cisco.com/c/pt_br/support/switches/catalyst-1000-series-switches/series.html. Acesso em: 12 mar. 2024.
. Disponível em: https://www.cnstore.com.br/. Acesso em: 12 mar. 2024.
. Disponível em: https://www.cnstore.com.br/access-point-cisco-business-140ac-indoor-wireless-802-11ac-wave-2/. Acesso em: 12 mar. 2024.
. Disponível em: https://www.dell.com/pt-br/shop/cty/pdp/spd/poweredge-r250/pe_r250_15318_bcc_5?tfcid=39138382&&gacd=9657105-15015-5761040-275878141-0&dgc=ST&cid=71700000109025441&&gad_source=1&gclid=CjwKCAiA6KWvBhAREiwAFPZM7myT3HwCZ9_KHBoqi73Lo6bV9EGRz52tAefc5wHvQXMmg4CvdeNh4xoCmmYQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds. Acesso em: 12 mar. 2024.
. Redes de Computadores UNIP. Manual do PIM V - Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. São Paulo, 2024.
. Redes de Computadores UNIP. Livro Texto - Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. São Paulo, 2024.
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image24.png
image25.png
image26.png
image27.png
image28.png
image29.png
image30.png
image1.png

Continue navegando