Buscar

Atividades Patologia

Prévia do material em texto

Faculdade de Odontologia
Disciplina de Patologia Geral - N110
 Professor responsável: Caio Henrique Ferreira
2022 – 2
Aluno: Thiago Mota Silva
Cinco sentidos, patologia associada e tratamento 
Humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.
Visão, é a capacidade de visualizar objetos, pessoas etc. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação. Uma das principais patologia relacionada a visão temos a Miopia, é uma doença que causa má visão à distância, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar de longe. Seu tratamento mais comum é o uso de óculos ou lentes de contato, ajustando a imagem sobre a retina do olho, no entanto possui também a cirurgia refrativa que pode ser realizada geralmente, quando o grau se encontra estabilizado. 
Audição, é o sentido que transmite as ondas sonoras para a percepção humana. O sistema auditivo humano formado pelo pavilhão auricular (ouvido ou orelha) e por alguns pequenos ossos ( martelo, bigorna e estribo) são os responsáveis por captar, processar, ouvir e transmitir os sons que estão presentes no meio externo. Uma doença muito comum é a Otite Média, é uma infecção do ouvido médio, espaço cheio de ar atrás do tímpano, que contém os pequenos ossos vibratórios do sistema auditivo. Tratamento normalmente é paliativo com uso de medicamentos para promover um alivio dos sintomas e em caso de um quadro mais grave entra com uso de antibióticos.
Paladar, sentido que permite ao ser humano sentir sabores. Na superfície da língua existem milhares de papilas gustativas, elas captam o sabor dos alimentos e envia, as informações ao cérebro. Uma patologia muito comum é a Glossite, que é uma inflamação da língua caracterizada por perda das papilas filiformes, edema e coloração avermelhada, seu tratamento pode envolver o uso de medicamentos anti-inflamatórios, para diminuir o inchaço na língua. A reposição de vitaminas e a boa higiene bucal também ajudam a evitar a reincidência da glossite. 
Olfato, sentido relacionado à capacidade de sentir cheiro. O nariz capta os cheiros e estes são enviados ao cérebro que efetua a interpretação. Uma patologia comum é a Sinusite, inflamação das mucosas dos seios da face, congestão nasal, dores na região frontal da cabeça e pressão interna da face. Nesses casos, o tratamento foca no combate à inflamação em alguns casos a inalação e medidas não medicamentosas é uma boa indicação, Sprays nasais ou em casos mais agressivos bacterianos, entra com antibióticos. Em casos graves como obstrução severa ou até mesmo bloqueio no acesso aos seios paranasais um procedimento cirúrgico é indicado.
Tato, é um sentido que nos permite sentir através do contato da pele, onde possui neurônios sensoriais, que levam as informações ao cérebro sobre os eventos e sensações no corpo. Uma patologia comum no sentido é Hanseníase uma doença crônica, causada por bactéria que pode diminuir ou perder a sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente nas mãos, braços, pernas, pés e olhos, que pode gerar até mesmo incapacidades permanentes. Tratamento medicamentoso que associa três tipos de antibióticos: Rifampicina, Dapsona e Clofazimina que é disponibilizada de forma gratuita e exclusiva pelo SUS.
image1.png

Continue navegando