Buscar

M A P A Bioquímica Humana

Prévia do material em texto

UniCesumar
M.A.P.A – Bioquímica Humana
	Nome: Josiane Cabral de Oliveira Terlecki
	R.A: 21018149-5
	Disciplina: Bioquímica Humana
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
	1. 
	2. Todos os campos acima (cabeçalho) deverão ser devidamente preenchidos.
	3. O(A) aluno(a) deverá utilizar este modelo padrão para realizar a atividade.
	4. Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso identificada cópia indevida de colegas, as atividades de ambos serão zeradas. Também serão zeradas atividades que contiverem partes de cópias da Internet ou livros sem as devidas referências e citações de forma correta.
	5. Para realizar esta atividade, leia atentamente as orientações e atente-se ao comando da questão. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina. Certifique-se que tenha assistido aos vídeos de apoio disponíveis na sala do café.
	6. Neste arquivo resposta, coloque apenas as respostas identificadas de acordo com as questões.
	7. Após terminar o seu arquivo resposta, salve o documento em PDF e o nomeie identificando a disciplina correspondente, para evitar que envie o MAPA na disciplina errada. Envie o arquivo resposta na página da atividade MAPA, na região inferior no espaço destinado ao envio das atividades.
FORMATAÇÃO EXIGIDA
	1. 
	2. O documento deverá ser salvo no formato PDF (.pdf).
	3. Tamanho da fonte: 12
	4. Cor: Automático/Preto.
	5. Tipo de letra: Arial.
	6. Alinhamento: Justificado.
	7. Espaçamento entre linhas de 1.5.
	8. Arquivo Único.
ATENÇÃO
	VALOR DA ATIVIDADE: 3.5
	Esta atividade deve ser realizada utilizando o formulário abaixo. Apague as informações que estão escritas em vermelho, pois são apenas demonstrações e instruções para te auxiliar, e, posteriormente, preencha todos os campos com suas palavras/imagens. Coloque as referências utilizadas nas normas da ABNT 
Questão 1)
As moléculas de hemoglobina conseguem realizam ligações com as moléculas dos gases, a ligação formada com o oxigênio é chamada de oxiemoglobina, e a ligação com dióxido de carbono chamamos de carboemoglobina.
Questão 2)
O índice de saturação da hemoglobina serve para analisar a quantidade dessa proteína que está ligada ao oxigênio. Quando um indivíduo inala a fumaça do monóxido de carbono seu organismo realiza ligações irreversíveis com as moléculas de hemoglobina, o que impede o transporte adequado de oxigênio.
Questão 3)
O estado hipermetabólico requer uma quantidade maior de nutrientes e um consumo maior de oxigênio. O indivíduo que sofreu intoxicação pela fumaça acaba sujeito a uma baixa quantidade de O2 e aumento das demandas corpóreas por esse suprimento vital, com isso aumenta a concentração de hormônios catabólicos que fazem a degradação proteica.
Questão 4)
Dosagem plasmática de latico é indicado quando a sinais de hipóxia, onde não a oxigênio suficiente para as células. Esse problema induz a produção de ácido lático ao favorecer o metabolismo celular anaeróbio.
Questão 5)
O oxigênio é importante no processo de respiração celular, realiza a captação de elétrons que liberam a energia necessária para as células. Na ausência de O2 os processos são interrompidos e as células passam a não ter energia suficiente para seu funcionamento.
REFERÊNCIAS
Kim HJ, C.K., Song IC, et al, Delayed encephalopathy of acute carbon monoxide intoxication: diffusivity of cerebral white matter lesions. Am J Neuroradiol, 2003. 24: p. 1592-1597. 
Kao LW, N.K., Carbon monoxide poisoning. Emerg Med Clin North Am, 2004. 22: p. 985.
Coburn RF, M.L., Myoglobin oxygen tension determines from measurements of carboxyhemoglobin in skeletal muscle. Am J Physiol, 1971. 220: p. 66-74.
Sokal JA, K.E., The relationship between exposure duration, carboxyhemoglobin, blood glucose, pyruvate and lactate and the severity of intoxication in 39 cases of acute carbon monoxide poisoning in man. Arch Toxicol, 1985. 57: p. 196-199.
Zamboni WA, R.A., Russell RC, et al, Morphologic analysis of microcirculation during reperfusion of ischemic skeletal muscle and the effect of hyperbaric oxygen. Plast Reconstr Surg, 1993. 91: p. 1110-1123. 
Liran Domachevsky, Y.A., Motti Grupper, et al., Hyperbaric Oxygen in the treatment of carbon monoxide poisoning. Clinical Toxicology, 2005. 43: p. 181- 188.
image1.png

Continue navegando