Buscar

Resposta incondicionada

Prévia do material em texto

A resposta incondicionada (RI) é outro conceito importante no condicionamento clássico, também conhecido como condicionamento pavloviano. É a resposta reflexa e involuntária que é naturalmente evocada por um estímulo incondicionado (EI), ou seja, é uma resposta que ocorre automaticamente sem a necessidade de aprendizado prévio.
Principais características da resposta incondicionada:
1. Reflexa e involuntária: A resposta incondicionada é uma reação automática do organismo, geralmente relacionada a funções fisiológicas e comportamentais essenciais para a sobrevivência e adaptação do indivíduo.
2. Natureza biológica: Assim como o estímulo incondicionado, a resposta incondicionada também tem suas raízes na biologia e está ligada a processos instintivos e inatos.
3. Consistente: A resposta incondicionada é uma reação típica e consistente para um determinado estímulo incondicionado. Ela ocorre sempre que o estímulo incondicionado é apresentado.
4. Associada ao condicionamento: No processo de condicionamento clássico, a resposta incondicionada é inicialmente desencadeada pelo estímulo incondicionado. Posteriormente, durante o processo de condicionamento, a resposta incondicionada será associada ao estímulo neutro (EN) para se tornar uma resposta condicionada (RC).
Exemplo prático:
Continuando com o exemplo da experiência de Ivan Pavlov com cães, quando ele apresentava comida (estímulo incondicionado) aos cães, eles salivavam (resposta incondicionada) automaticamente em resposta ao cheiro e sabor da comida. Nesse caso, a salivação é a resposta incondicionada, pois é uma resposta natural e involuntária desencadeada pelo estímulo incondicionado (comida).
Durante o condicionamento clássico, o objetivo é associar a resposta incondicionada (salivação) a um estímulo neutro (por exemplo, um som de campainha) para que o estímulo neutro se torne um estímulo condicionado (EC). Uma vez que essa associação seja estabelecida, o som da campainha (EC) poderá eliciar a resposta condicionada da salivação (RC) mesmo na ausência do estímulo incondicionado (comida). A resposta incondicionada torna-se, assim, a base para o desenvolvimento do comportamento condicionado.

Continue navegando