Buscar

Avaliacao - Fundamentos de Estado e Gestão Orçamentária

Prévia do material em texto

Fundamentos de Estado e Gestão Orçamentária
Você foi aprovado 
Aprovado
Questão 1
No ordenamento jurídico brasileiro, existem algumas teorias que não podem ser alteradas ou excluídas do ordenamento jurídico (cláusula pétrea) (art. 60, §4º). Assim, de acordo com o art. 2º da Constituição Federal, em termos de autonomia, cada um dos entes pode instituir leis próprias para atuar politicamente. Assim, a Constituição Federal brasileira de 1988 separa os poderes em três. Sobre os três poderes, assinale a alternativa correta:
A) O Poder Legislativo possui maior autonomia em detrimento dos demais.
B) O Poder Executivo possui responsabilidade de dialogar sobre as leis.
C) O poder legislativo utiliza as leis para casos reais e possui responsabilidade de realizar julgamentos diversos dentro da sociedade.
D) Os três poderes foram instituídos após a Constituição Federal de 1988.
E) O Poder Judiciário utiliza as leis para casos reais e possui responsabilidade de realizar julgamentos diversos dentro da sociedade.
RESPOSTA: E
Questão 2
Também conhecidas como funções fiscais ou ainda como funções do orçamento público, as funções econômicas do Estado estão relacionadas àquelas em que são utilizados os recursos públicos. Entre tais funções, destacam-se as seguintes: alocativa, estabilizadora e distributiva. Acerca das referidas funções, assinale a única alternativa que estiver correta: 
A) A função alocativa busca atuar em conformidade com a organização econômica.
B) A função distributiva possui a função de minimizar possíveis falhas de mercado.
C) A função estabilizadora busca promover equilíbrio entre as relações com os chefes dos Poderes.
D) A função distributiva está relacionada à distribuição de renda por meio do orçamento público.
E) A função estabilizadora está relacionada à distribuição de renda por meio do orçamento público.
RESPOSTA: D
Questão 3
O estudo da área da administração pública é realizado, especificamente, pelo Direito Administrativo, em que é realizada uma classificação entre administração direta e indireta, a qual será obedecida pelos Poderes da União, estados, municípios e Distrito Federal, seguindo os princípios administrativos brasileiros. Acerca dos princípios administrativos, assinale a alternativa correta:
A) Moralidade: os agentes públicos devem preservar a ética e a moral.
B) Funcionalidade material: os recursos públicos deverão ser tratados com transparência e prestação de contas.
C) Publicidade: os interesses coletivos deverão prevalecer em detrimento dos privados.
D) Legalidade: todos os cidadãos serão tratados de forma igualitária pelos servidores públicos.
E) Impessoalidade: os agentes públicos deverão preservar a ética e a moral perante a lei.
RESPOSTA: A
Questão 4
Sabe-se que o Estado não pode utilizar os recursos de forma aleatória, mas devem ter como base um planejamento. Esse planejamento é muito importante. A atividade financeira do Estado constitui-se de um conjunto de ações que envolve: a receita pública, a despesa pública, o crédito público e o orçamento público. A respeito de tais ações, assinale a única alternativa correta:
A) O orçamento público é um documento em que são registrados apenas os créditos públicos.
B) As despesas são classificadas em correntes e capital.
C) Arrecadação e receita são sinônimas.
D) O crédito público é a relação entre receita e despesa que o Estado pode utilizar.
E) O Estado não pode realizar empréstimos e endividamentos.
RESPOSTA: B
Questão 5
Considera-se que o modelo orçamentário de programa tal qual é utilizado no Brasil atualmente trata-se de uma adaptação de uma técnica exitosa trazida do governo norte-americano, o qual trouxe algumas roupagens para adaptar ao contexto das necessidades brasileiras. Alguns outros países também realizam adaptações de alguns outros modelos. Sobre o orçamento-programa, assinale a alternativa correta.
A) É um modelo que tem o planejamento como base.
B) É um modelo que tem como base a organização.
C) É um modelo que realiza ajustes ao longo do exercício.
D) É um modelo que não preza pelo planejamento.
E) É utilizado como forma de controle político.
RESPOSTA: A
Questão 6
Os princípios orçamentários dão suporte para garantir que a fiscalização orçamentária aconteça da melhor forma possível pela população e também pelo Poder Legislativo. São, portanto, alguns norteamentos que devem ser avaliados durante as etapas de elaboração de orçamento. Esses princípios são considerados aspectos importantes para a interpretação das leis orçamentárias. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
A) Universalidade: a Lei de Orçamento não pode apresentar informações diferentes de previsão de receita e fixação de despesas.
B) Exclusividade: possui como base a Lei de Responsabilidade Fiscal, a qual menciona que a Lei de Orçamento abrange todas as receitas.
C) Orçamento bruto: o orçamento precisa ter um prazo definido e de acordo como determinado exercício financeiro, o qual está relacionado a um ano.
D) Clareza: todos os indivíduos devem ser capazes de compreender as leis orçamentárias.
E) Clareza: a Lei de Orçamento não pode apresentar informações diferentes de previsão de receita e fixação de despesas.
RESPOSTA: D
Questão 7
Ao longo do documento de Lei de Orçamento, as informações e dados apresentados devem ser todos homogêneos, a fim de não ocorrerem confusões de interpretações e para permitir que ocorram comparações entre tais informações da forma mais clara o quanto for possível. Esse é, portanto, um dos princípios do Orçamento Público. Acerca do referido princípio, assinale a única alternativa correta.
A) Trata-se do princípio de periodicidade.
B) Trata-se do princípio de uniformidade.
C) Trata-se do princípio de exclusividade.
D) Trata-se do princípio de publicidade.
E) Trata-se do princípio de orçamento bruto.
RESPOSTA: B
Questão 8
De acordo com o princípio da anualidade ou de periodicidade, o orçamento precisa ter um prazo definido e de acordo com o determinado exercício financeiro, o qual está relacionado a um ano. No Brasil, esse período corresponde ao ano civil. Inclusive, esse aspecto é mencionado na Lei de Responsabilidade Fiscal. Além desse princípio, existem outros igualmente importantes. Assinale a única alternativa que não indica um princípio do orçamento público:
A) Uniformidade.
B) Orçamento bruto.
C) Regularidade.
D) Publicidade.
E) Universalidade.
RESPOSTA: E
Questão 9
 De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu art. 1º, o Brasil, enquanto República Federativa, encontra-se organizado em quatro entes federativos. São eles: União, estados, Distrito Federal e municípios, os quais, apesar de possuírem autonomia política, não podem se separar. Para os entes federativos, assinale a alternativa que indica o significado de autonomia.
A) Atuação no próprio governo.
B) Atuação de todos os entes nos governos alheios.
C) Não existirá autonomia.
D) Implica que todos os entes devem tomar todas as decisões conjuntas.
E) Apenas a União terá autonomia em relação aos demais entes.
RESPOSTA: A
Questão 10
O sistema de Estado do Brasil é federativo. Por isso, a Administração Pública poderá funcionar sob o regimento de três esferas (federal, estadual e municipal), os quais são representados por seus respectivos chefes de Poder Executivo. O conceito de Administração Pública pode ser classificado em dois aspectos de acordo com sua funcionalidade e também apresenta características importantes. A esse respeito, assinale a única alternativa correta:
A) O princípio da não inovação está relacionado à subordinação da jurisdição.
B) O princípio da parcialidade é o princípio que determina que a Administração Pública apenas cumpra as determinações da legislação.
C) A função concreta está relacionada à execução da lei.
D) A funcionalidade formal está focada na atividade exercida, independentemente de quem a executa.
E) A funcionalidade material está focada no agente público, órgão ou pessoa que compõe a administração e exerce uma atividade.
RESPOSTA: C

Continue navegando