Buscar

7) A inobservância do princípio da moralidade, por exemplo, pode levar o servidor público a cometer nepotismo. No que pode configurar suas ações? ...

7) A inobservância do princípio da moralidade, por exemplo, pode levar o servidor público a cometer nepotismo. No que pode configurar suas ações?

É caracterizado crime, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade. Algumas legislações, de forma esparsa, como a Lei nº 8.112, de 1990 também tratam do assunto, assim como a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal.

Essa pergunta também está no material:

02_Atividade Princípios da Administração Pública
2 pág.

Administração Pública Descritiva Universidade do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O nepotismo é caracterizado como uma prática antiética que favorece parentes em detrimento de critérios técnicos e impessoais. No caso do servidor público, a prática de nepotismo pode configurar uma violação aos princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade, estabelecidos na Constituição Federal. Além disso, a Lei nº 8.112/1990 e a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal também tratam do assunto, reforçando a proibição do nepotismo no serviço público.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais