Buscar

Documento (2)

Prévia do material em texto

Faculdade Universo 
Aluno:Luís Cláudio de Abreu Arruda 
Matrícula:600829648
Disciplina:Aprendizagem motora e psicomotricidade 
Professora:Alice Vieira 
Resumo :Teoria da aprendizagem 
· Aprendizagem Motora consiste em uma alteração na capacidade do indivíduo em desempenhar uma habilidade motora, que pode ser inferida por uma melhoria relativamente permanente no desempenho, devido à prática ou à experiência (MAGILL, 1998).A aprendizagem depende de quatro fatores fundamentais: maturação do sistema nervoso central, experiências, transmissão social e equilíbrio das estruturas cognitivas. Esses fatores permitem a aquisição de conhecimento com base na adaptação, na acomodação e na assimilação.Teoria de aprendizagem. Uma teoria da aprendizagem é uma tentativa de descrever o que acontece quando se aprende e como se aprende. Em psicologia e em educação, são os diversos modelos ou padrões que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos.teoria motora da percepção da fala argumenta que por trás dos sons que ouvimos estão os movimentos pretendidos do trato vocal que os pronuncia. Uma das formas como a prática mental pode contribuir no processo de aprendizagem motora é por meio de ensaios da habilidade através de imagens. A imaginação é um procedimento de prática mental no qual os indivíduos se imaginam executando uma habilidade motora.As habilidades motoras fundamentais são consideradas como movimentos comuns, com uma meta geral, que servem de base para movimentos mais complexos, ou seja, atuam como blocos de construção para a aprendizagem de habilidades mais complexas, sejam elas esportivas ou não. 
Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas ideias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem.
 A Aprendizagem significativa é um processo em que há a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, de maneira não literal e não arbitrária. O conteúdo que será aprendido ganha significado para o estudante graças ao conhecimento que ele já possui, chamado de subsunçor ou ideia-âncora por Ausubel.

Continue navegando

Outros materiais