Buscar

princípios do treinamento desportivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

princípios do treinamento desportivo
Iniciar um treinamento em qualquer nível não é tão simples quanto parece.
Tem que ter o acompanhamento de um profissional, autorização médica, muita determinação e disciplina para atingir seus objetivos. Qualquer exercício tem que estar embasado nos princípios do treinamento.
O primeiro principio do treinamento desportivo a ser analisado é o princípio da individualidade biológica que é a capacidade única dos seres vivos de responder ao agente estressor.
Já o princípio da adaptação consiste em mudanças estruturais, funcionais e biológicas, geralmente irreversíveis, que passam de gerações para gerações. É a famosa genética, alguns têm maior facilidade de desenvolver uma capacidade física em comparação a outros mesmo ambos desenvolverem o mesmo principio de treinamento desportivo.
O princípio desportivo da aclimação corresponde a mudanças estruturais reversíveis em função da imposição de estímulos não naturais ao organismo, ou seja, o exercício físico. São os resultados de um treinamento.
O princípio do treinamento desportivo da sobrecarga diz respeito à capacidade do exercício de ultrapassar as demandas fisiológicas, ou seja, os limites do corpo, obrigando o organismo a uma nova aclimação.
O princípio do treinamento desportivo da supercompensação é a capacidade do organismo de aumentar suas reservas energéticas após uma carga depletora quase máxima, desde que seja submetido a um período de descanso suficiente.
O princípio do treinamento desportivo da especificidade está pautado na própria especificidade, ou seja, você deve treinar aquilo que quer melhorar. O princípio da continuidade diz que, a partir do momento em que você deixa de fazer certa atividade, o seu desempenho não será igual naquela atividade.

Continue navegando

Outros materiais