Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA- A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A cultura brasileira é bem ampla e diversificada, resultado da miscigenação entre várias etnias ao longo da história. Os principais elementos da cultura brasileira e suas origens étnicas são:
A alimentação: A culinária brasileira é uma mistura de influências indígenas, africanas e europeias. Pratos como a feijoada têm raízes africanas, enquanto o uso de mandioca e milho é de origem indígena; da culinária portuguesa, vieram os de peixes, azeite de oliva e diversos doces.
Religião: A religião que predomina no Brasil é o Cristianismo, trazido pelos portugueses, que se mesclou com as crenças indígenas e africanas formando o Candomblé, a Umbanda entre outras religiões afro-brasileiras.
Dança: O samba, o frevo e o forró são gêneros musicais que vieram da mistura das influências africanas e europeias; já a capoeira, uma forma de dança e luta vem dos afro-brasileiros.
Música: O samba, o maracatu e o axé são de origens africanas. O choro e a bossa nova têm influência europeia, enquanto a música indígena também desempenhou um papel importante na formação da música brasileira.
Hábitos comportamentais e valores: Herdamos valores dos povos indígenas, como a valorização da natureza, da hospitalidade e da comunidade; europeus, como a religiosidade e a ética do trabalho; solidariedade, rituais de passagem e a importância da música e dança são valores africanos.
O Brasil é conhecido por sua capacidade de integrar diferentes influências culturais e étnicas. Por exemplo, o samba é uma forma de expressão que te, elementos indígenas, africanos e europeus, e é uma parte fundamental da cultura brasileira. A mistura dessas influências desempenha um papel fundamental na diversidade cultural do Brasil.
Referências Bibliográficas:
Ribeiro, D. (1995). "O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil." Companhia das Letras. Disponível em: https://comunicacaoeesporte.files.wordpress.com/2010/10/28211389-roberto-damatta-carnavais-malandros-e-herois.pdf

Continue navegando