Buscar

A1 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro, levando suas culturas, línguas, produções alimentares, práticas sociais ao longo de milhares de anos. No entanto, quando os colonos portugueses chegaram e conquistaram o país, muitas dessas práticas indígenas foram substituídas ou inviabilizadas, com o advento do modo de produção capitalista escravista. 
Esse modo de produção trouxe consigo a crescente escravização e transferência de africanos para o Brasil, que posteriormente viu o surgimento de enorme influência cultural africana em sua música, língua, literatura, dança, arquitetura, alimentação, religião, artesanato e outras práticas sociais.
 Assim, ao longo dos séculos, essas três principais culturas étnicas - indígena, africana e portuguesa - interagiram, contribuindo para a elaboração específica da cultura etnia brasileira, caracteristicamente diversa e pluralista. 
No entanto, essa miscigenação cultural não é feita sem conflitos. Devido à diversidade de culturas, há diferenças culturais marcadas entre cada grupo étnico e há violência racial e socialmente motivada contra grupos étnicos minoritários, bem como desigualdade social. 
Por outro lado, as convergências culturais também podem ser observadas à medida que os brasileiros desenvolvem novos costumes, dialetos e práticas sociais que mesclam e harmonizam as principais culturas, promovendo maior participação intercultural e comunhão. A inclusão de elementos africanos, indígenas e portugueses na cultura brasileira é extremamente relevante para a construção da identidade nacional.

Continue navegando