Buscar

5- Desenvolvimento do Sistema Nervoso 1B

Prévia do material em texto

Desenvolvimento do Sistema Nervoso – Medula Espinhal Letícia Testa – 2° Termo
· O Tubo Neural é o resultado na invaginação da ectoderme que segue à gastrulação. Ele vai dar origem a toda formação do sistema nervoso central, que é a Medula Espinhal e o Encéfalo.
· Já o SNP (Sistema Nervoso Periférico) e SNA (Sistema Nervoso Autônomo) têm origem na Crista Neural, que também deriva da ectoderme. 
· Formação Crista Neural: Durante a formação do tubo neural, em embriões de cerca de três semanas e meia, na região de fusão das pregas neurais, células se desprendem da superfície e migram para as laterais do tubo neural, essas células constituem a 
crista neural. 
 
· Inicialmente, o epitélio do Tubo Neural é o Epitélio Pseudo-Estratificado, milhares de células que se juntam e formam camadas, não é possível saber quantas, mas da para perceber que não é apenas uma camada, é o que chamamos de falsa estratificação. 
· Essas células neuroepiteliais, apresentam intensa divisão mitótica de forma muito rápida e sucessiva (quando olha na lâmina é possível ver células em anáfase, outras em telófase.... ao mesmo tempo) e epitélio em desenvolvimento. Depois essas células indiferenciadas de origem ectodérmicas, começam um processo de diferenciação e se dividem em duas linhagens precursoras: 
- Neuroblastos: vão dar origem as células nervosas (neurônios e células de sustentação)
 
 
· Linhagem neural (neurônios) e das células da glia (sustentação, proteção e nutrição do neurônio, produzem a bainha de mielina) 
· Na imagem a cima, ao redor do tubo neural, tem um alo esverdeado, que são as células mesenquimais, do mesoderma. Ao redor dos neurônios e células de sustentação no sistema nervoso temos as meninges, que são provenientes desse tecido mesodérmico, próximo ao tubo neural. 
· As outras células são provenientes das próprias células que estão no tubo, elas vão amadurecendo, se diferenciando e formando os tecidos.
· Tem o tubo neural, que em primeiro momento é apenas um tubo com a luz e células e vai sofrer uma divisão. Na luz vai passar líquor, e conforme esse sistema vai amadurecendo, a luz vai ficando cada vez menor. As células vão sofrer uma divisão e apresentar 3 camadas: 
- Camada Ependimária: reveste a luz do tubo, é só um epitélio ao redor do orifício que vai passar o líquor.
- Zona do Manto: camada mais extensa, fica no meio. Apresenta a substância cinzenta da medula espinhal (o corpo celular do neurônio se localiza aqui)
- Camada Marginal: camada mais externa, apresenta substância branca da medula espinhal (axônio, mielina e dendritos). É chamada de substância branca porque mielina é gordura no corte histológico ela solta, deixando o espaço em branco, onde a luz no microscópio atravessa.
 
· Na medula, a substância cinzenta é interna e a branca é externa. No cérebro e cerebelo é ao contrário, a substância cinzenta é externa e a branca é 
Interna. 
· Região mais escura tem corpo celular e branca tem o axônio.
 
 
· A medula vai da região caudal até o 4° par de somitos. E do 4° par de somitos até a região cranial é o encéfalo.
· O tubo neural precisa passar por algumas alterações, para desenvolver. Assim, vai ter o crescimento dele de forma desigual. A zona do manto cresce mais do que a ependimária e a marginal, tem o espessamento das paredes laterais e estreitamento do canal neural (em que passa o líquor), teto e assoalho.
· A região que era Zona do Manto, forma duas regiões: 
- Região dorsal que chamamos de Placa Alar, tem inervação sensitiva (aferente) 
- Região Ventral que chamamos de Placa Basal, com neurônios eferentes (parte motora)
· Os somitos (parte laranja) ficam na região de mesoderma 
· O orifício vai ficando cada vez menor
· Isso era apenas um tubo neural, algumas regiões ficaram maiores, outras foram se delimitando
 
· Essa parte de baixo, com várias células distribuídas, é onde tem células do tecido ósseo, que vai começar a formar a vértebra, para proteger o canal medular.
· Os gânglios espinhais vêm das células das cristas neurais
 
 
· Essa parte da estrutura da medula espinhal não é a vertebra, é a medula. 
 
· Terminando o desenvolvimento da medula, tem as meninges para proteger antes das vértebras 
· As meninges não têm origem ectodérmico
· Na 5° semana gestacional já tem formação de líquor 
 
· Existe diferença de pulsão de medula espinhal de crianças e adultos. Nunca pode pulsionar o cone medular, sempre tem que pular uma vértebra, se o cone está em L3, pula uma e pulsiona entre L4 e L5 na criança. No adulto o cone medular para em L1, então pulsiona entre L2 e L3. Se pulsionar no lugar errado e comprometer o cone medular, vai ter interrupção da função neurológica, normalmente tendo paralisia de membros inferiores.
· Coloca o paciente em posição de decúbito ventral. 
· Para exame de meningite, a pulsão é a mesma, punção de líquor
 
 
· O sistema nervoso amadurece após o nascimento
· Os oligodendrócitos fazem a mielinização. A mielinização é responsável pelas mudanças de atitudes passivas (decúbito dorsal) para a posição ortostática 
· Desenvolvimento de funções estimula mielinização mais rápida. Funções reflexas estimulam as atitudes, casas que têm cachorro, gato, irmãos mais velhos, as crianças aprendem a andar mais rápido, pelos estímulos reflexos. 
 
· No primeiro trimestre gestacional as mulheres tomam ácido fólico, pois ajuda no fechamento neural
 
 
image6.png
image7.jpeg
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image24.png
image25.png
image26.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png

Continue navegando