Buscar

24

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A alfabetização e o letramento desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento das crianças, contribuindo para a formação de habilidades essenciais que impactarão não apenas o desempenho acadêmico, mas também a participação efetiva na sociedade. A combinação da alfabetização e do letramento cria uma base robusta para habilidades que não apenas capacitam a participação efetiva na sociedade letrada, mas também estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a expressão individual. Alfabetização e o letramento são conceitos relacionados, mas que abordam diferentes aspectos do processo de desenvolvimento da linguagem escrita. Sobre o exposto e considerando o letramento, pode-se afirmar que é uma habilidade adquirida pela criança quando ocorre:
A 
A formação de palavras: compreender como combinar letras para formar sílabas e palavras.
B 
O reconhecimento de letras e sons: aprender a identificar e associar as letras do alfabeto aos seus sons correspondentes.
C 
A decodificação: desenvolver a capacidade de decifrar palavras, ou seja, transformar símbolos gráficos (letras) em sons reconhecíveis.
D 
A compreensão do contexto: entender o propósito e o contexto da leitura e da escrita em diferentes situações, como em casa, na escola, no trabalho e na sociedade em geral.

Continue navegando