Buscar

A relação entre PLC's e Sistema de Supervisão

Prévia do material em texto

A relação entre PLC’s e Sistemas de Supervisão
Os PLCs (Controladores Lógicos Programáveis) e os Sistemas de Supervisão são dois elementos essenciais em sistemas de automação industrial. Eles desempenham papéis distintos, mas estão interligados para garantir o funcionamento eficiente e seguro de processos automatizados.
Os PLCs são dispositivos eletrônicos programáveis que controlam máquinas e processos industriais. Eles recebem informações de sensores e atuadores, processam esses dados de acordo com a lógica programada e emitem sinais de controle para realizar as ações necessárias. Os PLCs são responsáveis pela execução das tarefas no nível mais baixo da automação, como o controle de motores, válvulas e dispositivos de entrada/saída.
Por outro lado, os Sistemas de Supervisão são softwares que fornecem uma interface gráfica para monitorar e controlar o processo industrial como um todo. Eles recebem informações dos PLCs e de outros dispositivos de campo, exibem esses dados em tempo real, permitem a configuração de parâmetros e permitem que os operadores interajam com o sistema. Os Sistemas de Supervisão fornecem uma visão geral do processo, alertam sobre eventos anormais, registram dados históricos e permitem a geração de relatórios.
A relação entre os PLCs e os Sistemas de Supervisão é simbiótica. Os PLCs coletam dados do processo e executam as ações de controle, enquanto os Sistemas de Supervisão fornecem uma visão abrangente e facilitam o monitoramento e controle centralizado. Os Sistemas de Supervisão dependem dos dados e sinais fornecidos pelos PLCs para obter informações atualizadas e tomar decisões adequadas. Por sua vez, os PLCs recebem comandos e parâmetros do sistema de supervisão para ajustar seu comportamento e garantir que o processo seja executado de acordo com as necessidades.
Essa relação entre PLCs e Sistemas de Supervisão permite uma automação eficiente e flexível de processos industriais, aumentando a produtividade, melhorando a qualidade e a segurança. Através da integração desses dois elementos, é possível obter um controle mais preciso, diagnóstico avançado de falhas, detecção de anomalias e análise de desempenho. Além disso, a comunicação bidirecional entre PLCs e Sistemas de Supervisão permite a implementação de estratégias de controle avançadas e a otimização contínua do processo.
Marcos Bezerra Da Silva Junior

Continue navegando