Buscar

1) Cite o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento (conforme a faixa etária) que pretende alcançar com a brincadeira (copie como está na BNCC). 2) Escreva o nome da brincadeira, o espaço no qual ela

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, a interação e a brincadeira são os eixos que estruturam as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, o que garante os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. O brincar deve estar presente em espaços e tempos diversos, em uma variedade de formas, na interação com crianças e adultos, para que as crianças aumentem suas “produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais” (BRASIL, 2018, p. 38).
A organização do currículo desta etapa da educação na BNCC é estruturada em cinco campos de experiências, a partir dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Um dos campos de experiência trazido pela organização curricular da Educação Infantil na BNCC é o “corpo, gestos e movimentos”, no qual, por meio da ludicidade e da interação, a criança deve ter a possibilidade de explorar e experienciar sons, gestos, movimentos e mímica com o corpo para se perceber no espaço.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 3 jan. 2024.
A partir disso, imagine que você trabalha como regente de uma turma em uma creche, com crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e elaborará uma brincadeira, buscando alcançar um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que compõem o campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”. Para desenvolver sua atividade, você considerará os seguintes aspectos:
1) Cite o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento (conforme a faixa etária) que pretende alcançar com a brincadeira (copie como está na BNCC).
2) Escreva o nome da brincadeira, o espaço no qual ela ocorrerá e a sua duração.
3) Escreva quais materiais serão utilizados para realizar a brincadeira.
4) Escreva como será o desenvolvimento da brincadeira.
5) Escreva qual será a intervenção pedagógica (orientar, conversar, levar a criar hipóteses etc.).
6) Escreva qual será a forma de registro da brincadeira (desenho, fotografia, colagem, relatório etc.).
7) Escreva um texto dissertativo (mínimo 15 e máximo 25 linhas) justificando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Utilize duas referências (livro da disciplina, artigos, dissertações, teses) para embasar seu texto (utilize uma citação direta e outra indireta).
OBSERVAÇÕES:
— Atenção ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto. O arquivo deve ser enviado UMA ÚNICA VEZ.
— Você não precisa aplicar a brincadeira com uma criança. Você apresentará apenas o planejamento.
— Utilize o formulário padrão disponível no Material da Disciplina.
— Utilize a letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
— Utilize as normas da ABNT para escrever seu texto dissertativo. Esteja atento às regras para as citações diretas e indiretas e para as referências (acesse a sala do café para assistir ao vídeo explicativo, de como realizar citações e referências, conforme as normas da ABNT).
34
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando