Buscar

projeto de extensao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bullying nas escolas e suas formas de combate
No Brasil, uma tragédia que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro em 2011, quando um ex-aluno invadiu a escola e tirou a vida de 12 alunos e logo após se suicidou, deu ao dia 07 de abril o dia de combater o bullying e a violência na escola.
Em 2016, a presidente em exercício na época Dilma Rouseff sancionou a Lei 13.185 de Programa de Combate à Intimidação Sistemática. Essa lei enfatiza e luta contra o bullying nas escolas e visa aplicar ações para que se diminua cada vez mais essa prática. Em seu artigo 2º estão os tipos de bullying, vejamos:
Art. 2º Caracteriza-se a intimidação sistemática (bullying) quando há violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação e, ainda:
I - ataques físicos;
II - insultos pessoais;
III - comentários sistemáticos e apelidos pejorativos;
IV - ameaças por quaisquer meios;
V - grafites depreciativos;
VI - expressões preconceituosas;
VII - isolamento social consciente e premeditado;
VIII - pilhérias.
O bairro Vale do Ipê fica localizado na cidade de Belford Roxo no estado do Rio de Janeiro, a comunidade é um local que residem muitas famílias, possui escolas, mercados, posto de saúde e outros estabelecimentos.
Pensando nas crianças que freqüentam o ambiente escolar, está sendo elaborado um projeto de extensão que visa organizar palestras nas escolas a fim de ensinar sobre a importância de combater o bullying, que é um tipo de violência podendo ser física ou psicológica.
Os objetivos específicos desse projeto são debater temáticas entre todos os envolvidos, analisar os casos que possam estar ocorrendo na escola, desenvolver a comunicação aberta entre pais, alunos e profissionais pedagógicos e formar uma consciência crítica a respeito do bullying no ambiente escolar.
Esse projeto visa reunir alunos, educadores, pais e comunidade para que assistam a palestras e entendam a importância de saber lidar com situações que envolvam bullying, enxergar quando o aluno esteja passando por uma situação do tipo, seja na escola ou em outro ambiente, e criem uma linha de comunicação que permita que a vítima se abra e peça ajuda.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei n. 13.185, de 06 de novembro de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm."

Continue navegando