Buscar

MAPA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇAO

Prévia do material em texto

MAPA - Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	Acadêmico: 
	R.A.
	Curso: 
	Disciplina: Comunicação Empresarial e Negociação
Instruções para Realização da Atividade
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos.
1. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA.
2. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota.
3. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo. Antes de selecionar a opção de 'Finalizar' a atividade no sistema, verifique o arquivo anexado, pois arquivos em branco ou incorretos não poderão ser substituídos após a finalização.
4. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
5. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT.
6. Critérios de avaliação: Utilização do template (Formulário Padrão); Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
7. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!
QUESTÃO 1
Olá estudante. Tudo bem? Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e analise cuidadosamente as informações a seguir.
Em um cenário tão dinâmico, como nos dias atuais, onde a boa imagem e reputação são fundamentais para o sucesso e manutenção de um negócio, a comunicação integrada assume um papel estratégico como ferramenta indispensável para o estabelecimento de uma presença consistente e impactante no mercado.
Neste sentido, o domínio e o uso da comunicação de maneira integrada possibilita que informações essenciais sejam transmitidas de maneira coerente, alinhada e consistente, tanto interna quanto externamente, promovendo bons relacionamentos entre as equipes, com os clientes, parceiros e demais públicos de interesse da organização.
Diante disso, acompanhe a narrativa fictícia, a seguir:
A ADM SuperCred (empresa fictícia), é uma administradora de cartões de crédito que atua em todo o território nacional. Nos últimos meses a empresa tem enfrentado problemas de produtividade e motivação entre os seus colaboradores. Recentemente, em uma análise inicial, foi identificado que há falhas na comunicação interna, levando a informações desencontradas, mal-entendidos e falta de alinhamento entre o pessoal de nível tático (supervisão e gerência) e operacional (equipes em geral).
Em decorrência dessas falhas na comunicação, na última semana foi disparado um pacote de e-mails marketing, para toda a sua carteira de clientes, ofertando um novo programa de benefícios para os usuários de seus cartões, porém, esse programa de benefícios é decorrência de uma parceria disponível apenas para os clientes/usuários de alguns estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil, especificamente, dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O problema foi exposto quando as equipes de atendimento ao público começaram a receber contatos de clientes dos outros estados do país, reclamando sobre a indisponibilidade do pacote de benefícios mencionado no e-mail marketing! Além dos contatos diretos com a empresa, os usuários também abriram reclamações nas Redes Sociais e em Plataformas de Reclamações e Serviços ao Cliente, gerando assim, um impacto negativo em grande escala para a imagem da ADM SuperCred.
 
Fonte: Elaborado pelo Professor, 2024.
Diante dos problemas identificados e de tanta exposição negativa relatada na situação hipotética anterior, para fins desta Atividade MAPA, considere-se como o Gestor(a) de Comunicações da ADM SuperCred, sobre o qual você terá como missão, montar uma estratégia de Comunicação Integrada com a finalidade de reverter ou, pelo menos, diminuir os impactos negativos para a imagem da empresa. Para isso, você deverá atender às solicitações das etapas a seguir:
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:
ETAPA 1- Em relação à comunicação empresarial integrada, explique brevemente, de acordo com os estudos da disciplina, qual é o foco principal da Comunicação de Marketing, da Comunicação Institucional e da Comunicação Interna. Explique separadamente cada uma dessas três áreas de comunicação.
ETAPA 2- Elabore uma estratégia de Comunicação Interna para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e, também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações: a) Quais serão os instrumentos de comunicação interna que serão utilizados para transmitir a mensagem; b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você deverá fazer isso de maneira escrita, apresentando as informações solicitadas nos itens a) e b).
ETAPA 3- Elabore uma estratégia de Comunicação de Marketing para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações: a) Quais serão as ferramentas de comunicação de marketing que serão utilizados para transmitir a mensagem; b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você deverá fazer isso de maneira escrita, apresentando informações solicitadas nos itens a) e b).
ETAPA 4- Elabore uma estratégia de Comunicação Institucional para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações: a) Quais serão as mídias institucionais (internas ou externas) que serão utilizados para transmitir a mensagem; b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você deverá fazer isso de maneira escrita, apresentando informações solicitadas nos itens a) e b).
OBS: Todas as estratégias indicadas nas Etapas 2, 3 e 4 deverão estar em sintonia, no que diz respeito à mensagem transmitida, uma vez que a ideia é que a comunicação aconteça de maneira integrada. E, lembre-se: o foco central desta atividade é a falha de comunicação cometida junto aos clientes das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil, ok.
AGORA, É COM VOCÊ!
*Insira as respostas em cada quadro a seguir. 
	1. Em relação à comunicação empresarial integrada, explique brevemente, de acordo com os estudos da disciplina, qual é o foco principal da Comunicação de Marketing, da Comunicação Institucional e da Comunicação Interna. Explique separadamente cada uma dessas três áreas de comunicação
	
Comunicação de Marketing: 
	
Comunicação Institucional: 
	
Comunicação Interna: 
  
	2. Elabore uma estratégia de Comunicação Interna para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e, também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações; 
	
a) Quais serão os instrumentos de comunicação interna que serão utilizados para transmitir a mensagem;
b) Qual será a mensagem transmitida a esse público;
	3. Elabore uma estratégia de Comunicação de Marketingpara informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações;
	
a) Quais serão as ferramentas de comunicação de marketing que serão utilizados para transmitir a mensagem;
b) Qual será a mensagem transmitida a esse público.
	4. Elabore uma estratégia de Comunicação Institucional para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações:
	
a) Quais serão as mídias institucionais (internas ou externas) que serão utilizados para transmitir a mensagem;
b) Qual será a mensagem transmitida a esse público.
 
image1.jpeg
image2.png

Continue navegando

Outros materiais