Buscar

APOSTILA SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Prévia do material em texto

APOSTILA SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Prof.ª Marli Garcia
Conteúdo programático da disciplina -Saúde e Segurança no Trabalho
1. Normas de Segurança. 
2. Noções gerais de segurança do trabalho. 
3. Evolução histórica da segurança do trabalho. 
4. O ambiente de trabalho e os riscos à saúde. 
5. Prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 
6. Primeiros-socorros. 
7. Responsabilidade ambiental.
1. Normas de Segurança. 
As normas de segurança são normativas do Governo Federal que indicam medidas de prevenção e controle de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
O que são normas de segurança? São diretrizes estabelecidas para assegurar a proteção de pessoas, equipamentos e ambientes de possíveis danos, normalmente causados por acidentes ou doenças ocupacionais.
1.1 Normas de Segurança regulamentadora
Essas normas são elaboradas com o objetivo de prevenir riscos e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, além de assegurar a conformidade com as regulamentações legais específicas de cada setor.
As Normas Regulamentadoras definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais NRs aprovadas pela Portaria MTb n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais ou nas normas internacionais aplicáveis e, na ausência ou omissão destas, opcionalmente, nas normas Europeias tipo “C” harmonizadas.
As normas regulamentadoras podem abranger uma variedade de áreas e incluir regras de procedimentos, práticas recomendadas, medidas preventivas, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), treinamento de funcionários e procedimentos de emergência, entre outros aspectos.
As normas regulamentadoras fazem parte da rotina de diversas empresas, já que regulamentam atividades e impõem direitos e deveres relacionados à saúde e segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho.
As normas de segurança são essenciais para minimizar acidentes, proteger a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e garantir a integridade de instalações e equipamentos.
No Brasil, as normas de segurança são definidas pelo Governo Federal por meio das NRs, embora algumas organizações internacionais também determinem regras a serem seguidas para garantir a integridade dos trabalhadores.
As primeiras normas regulamentadoras foram publicadas pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978. As demais normas foram criadas ao longo do tempo, visando assegurar a prevenção da segurança e saúde de trabalhadores em serviços laborais e segmentos econômicos específicos.
1.2 - Procedimentos de trabalho e segurança.
Devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurança para máquinas e equipamentos, específicos e padronizados, a partir da apreciação de riscos.
Os procedimentos de trabalho e segurança não podem ser as únicas medidas de proteção adotadas para se prevenir acidentes, sendo considerados complementos e não substitutos das medidas de proteção coletivas necessárias para a garantia da segurança e saúde dos trabalhadores.
Ao início de cada turno de trabalho ou após nova preparação da máquina ou equipamento, o operador deve efetuar inspeção rotineira das condições de operacionalidade e segurança e, se constatadas anormalidades que afetem a segurança, as atividades devem ser interrompidas, com a comunicação ao superior hierárquico.
Os serviços que envolvam risco de acidentes de trabalho em máquinas e equipamentos, exceto operação, devem ser planejados e realizados em conformidade com os procedimentos de trabalho e segurança, sob supervisão e anuência expressa de profissional habilitado ou qualificado, desde que autorizados.
1.3 Capacitação 
A operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem ser realizadas por trabalhadores habilitados ou qualificados ou capacitados, e autorizados para este fim.
Os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, nos termos desta NR, para a prevenção de acidentes e doenças.
A capacitação deve:
a) ocorrer antes que o trabalhador assuma a sua função;
b) ser realizada sem ônus para o trabalhador;
c) ter carga horária mínima, definida pelo empregador, que garanta aos trabalhadores executarem suas atividades com segurança, sendo realizada durante a jornada de trabalho;
d) ter conteúdo programático conforme o estabelecido no Anexo II desta NR; 
e) ser ministrada por trabalhadores ou profissionais ou qualificados para este fim, com supervisão de profissional legalmente habilitado que se responsabilizará pela adequação do conteúdo, forma, carga horária, qualificação dos instrutores e avaliação dos capacitados.
2 - Noções gerais de segurança do trabalho.
A empresa deve nortear, de forma clara, os limites da responsabilidade de cada um diante da segurança do trabalho, que deve ser assumida por todos.
Para que a prevenção de acidentes tenha êxito é imprescindível a aceitação de responsabilidades pelos trabalhadores.
Técnicas de segurança
As técnicas de segurança podem ser classificadas em analíticas e operativas. As analíticas são aplicadas anterior ou posteriormente ao acidente, dependendo de sua finalidade. Já as operativas são permanentes, sendo aplicadas sobre o fator técnico de concepção, sobre o fator humano ou para correção. 
ANALÍTICAS
Anteriores ao acidente 
· Inspeções;
· Análise do trabalho;
· Análise estatística;
· Análise das pressões no trabalho.
Posteriores ao acidente
· Comunicação e registro;
· Investigação.
· 
OPERATIVAS
Sobre o fator técnico de concepção 
· Projeto;
· Equipamentos;
· Métodos de trabalho.
Sobre o fator humano
· Seleção de pessoal (teste de seleção);
· Exame médico;
· Mudanças de comportamento (treinamento, disciplina e incentivos).
De correção
· Sistemas de segurança;
· Proteções;
· Equipamento de proteção individual (EPI);
· Normas, sinalizações, manutenção preventiva.
Inspeções de segurança
As inspeções têm por objetivo localizar e identificar os riscos e, a partir disso, estudar e propor medidas corretivas. O esquema a seguir situa a inspeção no contexto:
Tipos de inspeção
Os tipos de inspeção variam quanto à origem, objetivos, métodos e agentes. Também dentro dessas variações são considerados aspectos específicos.
Noções de prevenção e controle de perdas em segurança do trabalho
Na vida buscamos o nosso aprimoramento pessoal e profissional de várias maneiras e é através da educação que nossos conhecimentos são expandidos e entramos em contato com outras realidades, sendo valiosa a experiência adquirida por nós, isso nos ajuda a viver e conviver em sociedade.
Nesse contexto, o universo do trabalho surge em nossos caminhos, o qual fornece subsídio para nossa sustentação e contribui para a realização pessoal e profissional.
Você já deve conhecer um pouco sobre o mundo do trabalho, seja porque já tiveram essa experiência ou por conhecimentos relatados pelos pais, parentes e amigos, é nessa visão que estamos começando a nossa aula.
Com relação ao ambiente de trabalho, já deve ter ouvido falar que existem regras que são exigidas no ambiente de trabalho, tornando-o mais adequado e seguro a cada realidade. Quando esses cuidados não são seguidos, podemos ter várias consequências, entre elas, os acidentes de trabalho. Você alguma vez já conversou com seus pais, parentes ou amigos sobre a situação de segurança no ambiente de trabalho deles? Seria interessante saber como as pessoas próximas a nós veem seu ambiente de trabalho!
Para a próxima aula, converse comsua família, parentes e amigos e pergunte como é o ambiente de trabalho deles. 
Seu foco deverá ser nas medidas de segurança que seus parentes e amigos conhecem do trabalho que realizam.
 Depois reflita sobre as informações que você coletou e compare-as com o seu próprio conhecimento da situação. 
A segurança do trabalho pode ser entendida como “os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador”
É importante compreendermos como utilizar essas medidas de segurança no ambiente de trabalho, pois, desta forma, estaremos contribuindo para um ambiente seguro, o que traz um impacto direto em nossa qualidade de vida.
Os acidentes, quando acontecem, deixam a imagem negativa não só para a empresa, como também para o individuo e para a sociedade, devido ao afastamento do trabalhador que acaba elevando custos, com prejuízos humanos, sociais e econômicos. O afastamento do trabalhador nem sempre é compreendido com tranquilidade, mesmo se tratando de uma parada para cuidar da saúde, este vê risco em estar longe de seu emprego, chega a pensar que poderá ser demitido quando retornar ao trabalho. O aumento dos custos para a empresa não esta só relacionada à manutenção do trabalhador acidentado, mas também em uma provável contratação de pessoal durante a sua ausência.
A promoção da saúde e a segurança no ambiente de trabalho são amplamente discutidas entre as lideranças do país, alguns aspectos devem ser analisados voltados à prevenção de acidentes e de doenças. 
3 - Evolução histórica da segurança do trabalho.
4 - O ambiente de trabalho e os riscos à saúde.
Gerenciamento de Riscos Ocupacionais
O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO é o conjunto de ações coordenadas de prevenção que têm por objetivo garantir aos trabalhadores condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis. O GRO deve constituir um Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, que se tornou exigível em 3 de janeiro de 2022, quando entrou em vigência a nova Norma Regulamentadora n° 01 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.
O PGR deve ser composto, no mínimo, por dois documentos:
a) Inventário de Riscos Ocupacionais, que compreende as etapas de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos, de modo a estabelecer a necessidade de medidas de prevenção;
b) Plano de Ação, onde se estabelecem as medidas de prevenção a serem introduzidas, aprimoradas ou mantidas, de modo a eliminar, reduzir ou controlar os riscos ocupacionais.
Muitas empresas possuem perigos que colocam em risco a saúde e integridade física dos seus trabalhadores.
Inventário de perigos e riscos de uma oficina mecânica.
Inventário de perigos e riscos de uma padaria.
A implantação da saúde do trabalhador 
A busca por um trabalho que além de satisfazer as necessidades pessoais e econômicas proporcione alegria e prazer não é situação recente, desde que as pessoas se inseriram no mundo do trabalho, esta é uma procura constante.
Porém as doenças podem surgir em determinadas ocasiões e sabemos que nem sempre temos um ambiente de trabalho onde existe a preocupação com a saúde, por isso há grande importância nas ações voltadas para ela, algo que reflete, inclusive, na motivação do trabalhador.
A Legislação Trabalhista Brasileira é representada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é a principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do Trabalho e ao Direito processual. Ela foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas.
O foco da CLT está voltado para a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho. Procura resgatar o humanismo jurídico servindo também como instrumento de renovação social, estabelece os pilares dos direitos básicos do trabalhador.
No Brasil, a carteira de trabalho é o documento oficial do trabalhador para regularizar a sua situação trabalhista. Em qualquer situação de comprovação de trabalho será solicitada a sua carteira assinada pela empresa empregadora.
Este documento regulariza situações de contratos de trabalho, bem como aumento salarial, férias, fundo de garantia por tempo de serviço e qualquer situações de afastamento do serviço por doenças, licenças maternidade ou acidentes de trabalho.
Observa-se a abrangência da CLT com relação a todas as profissões, mas deve-se levar em consideração que algumas possuem características próprias, particularidades não encontradas em outras, portanto deverá ser consultada a legislação especifica para determinados trabalhos. Quando nos referimos a determinados trabalhos nos baseamos no artigo 193 da CLT, que define algumas atividades perigosas. 
Na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que implicam um contato permanente com produtos inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado têm como exemplo os profissionais eletricitários, os cabistas, instaladores e reparadores de linhas e aparelhos de telefonia que estejam em contato com a rede elétrica de potência (alta voltagem), os funcionários que tenham contato com substâncias radioativas, em razão da produção, utilização, processamento, transporte, guarda, estocagem, e manuseio de materiais radioativos, selados e não selados, um exemplo é o técnico em radiologia.
SEGUNDO SEMESTRE 
5. Prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
As doenças ocupacionais são qualquer complicação de saúde (física ou psicológica) que tenha sido motivada pelo exercício do trabalho de um profissional.
Ler/Dort: 
· As siglas Ler e Dort são usadas para definir as “Lesões por esforços repetitivo” e os “Distúrbios osteomusculares” relacionados ao trabalho — como tendinites e lesões de ombro, entre outros locais do corpo, essas doenças ocupacionais tendem a ocorrer por meio dos movimentos repetitivos e também a partir da postura inadequada durante o trabalho.
· Para tratar o problema de maneira preventiva é importante cuidar do mobiliário da empresa, afinal de contas, doenças ocupacionais e ergonomia têm tudo a ver.
· Além disso, incentivo à prática de atividades físicas pode ajudar a fortalecer a musculatura dos seus colaboradores, garantindo mais força e resistência aos membros.
Dorsalgias: 
1. As dorsalgias são as condições que podem causar hérnias de disco e problemas de coluna no geral. Costumam ocorrer também por conta de movimentos repetitivos na rotina ou, ainda, pelo uso excessivo de força no tronco e durante o levantamento de produtos pesados.
1. A postura inadequada é outro fator debilitante para as dorsalgias. Por isso, as medidas de prevenção são similares às vistas no tópico acima. 
1. Além disso, vale reforçar a importância de pausas, no horário de trabalho, para descansar o corpo e alongá-lo. Especialmente, em rotinas que exigem muito esforço físico.
Transtornos mentais:
Os transtornos mentais são aqueles problemas que podem causar severos distúrbios psicológicos, como:
· Estresse;
· Depressão;
· Ansiedade;
· Estresse pós-traumático.
As causas para umas das principais doenças ocupacionais ocorrem por conta da pressão exagerada de gestores, metas inalcançáveis, conflitos no ambiente de trabalho — como bullying e outros casos de assédio — ou mesmo fatores estressantes que impactam o bem-estar psicológico do profissional.
Boas metas, uma política clara contra assédios, planos de carreira e um clima organizacional positivo são algumas das medidas eficientes para prevenir a ocorrência dessas doenças ocupacionais.
Transtornos das articulações: 
A partir de uma rotina pautada pela postura inadequada, movimentos repetitivos, obesidade e sedentarismo, muitos profissionais podem selesionar no exercício da profissão, e a isso pode ser dado o nome de transtorno das articulações. 
Para evitar esse tipo de problema na empresa, faça uma adequação do mobiliário, reduza ao máximo o esforço físico dos seus funcionários e crie um plano baseado em pausas periódicas para eles descansarem.
Um programa de incentivo à prática de atividades físicas é também uma boa solução, lembre-se disso.
Varizes nos membros inferiores: 
Normalmente, as varizes nos membros inferiores acometem pessoas que trabalham muito tempo em pé ou sentadas, mas com pouca movimentação. Sedentarismo é também uma causa comum para isso.
Vale a pena, mais uma vez, considerar que as doenças ocupacionais e a ergonomia são complementares: ao ter um bom planejamento ergonômico, fica mais fácil evitar as doenças do ambiente de trabalho.
Transtornos auditivos. 
Os transtornos auditivos são muito comuns de se evoluírem para a perda auditiva. E isso tende a ocorrer por conta dos seguintes fatores:
· Exposição a ruídos contínuos e/ou elevados;
A prevenção é importante, por isso, ofereça aos trabalhadores EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de isolamento de ruídos, como protetores auriculares. 
Ofereça aos trabalhadores EPIs para a exposição a produtos químicos — solventes, em particular, como tinner e tolueno, entre outros.
Um bom sistema de ventilação, para ambientes fechados, também auxilia no combate à exposição de produtos nocivos, assim como máscaras faciais.
6. Primeiros-socorros. 
7. Responsabilidade ambiental.
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png

Continue navegando