Buscar

PROVA BIOLOGIA E CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS 2

Prévia do material em texto

PROVA BIOLOGIA E CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS
1 Os herbicidas são moléculas químicas, portanto, seu nome deriva de sua estrutura. Quando falamos de nome comum, seria aquele mais conhecido popularmente e que encontramos inclusive em reportagens e artigos científicos sobre o assunto. Nomes comerciais são nomes fantasia para diferenciar produtos de diferentes fabricantes contendo o mesmo composto herbicida. Com base na nomenclatura dos herbicidas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os herbicidas são moléculas que foram sintetizadas e se encontram divididas em diferentes classes químicas, de acordo com a sua estrutura molecular. PORQUE II- Cada classe química possui compostos com estrutura similar, mas, nem por isso, seus modos de ação sobre as plantas são sempre iguais. Além da semelhança estrutural, as moléculas possuem outras propriedades importantes relacionadas ao seu comportamento dentro da planta e no ambiente. Assinale a alternativa CORRETA:
A
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C
As asserções I e II são proposições falsas.
D
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2
As espécies daninhas, de um ponto de vista agronômico, causam diminuição da produção e problemas diversos durante a colheita, aumentando os custos da produção.
Com relação aos danos que as plantas daninhas podem oferecer às plantas cultivadas, assinale a alternativa CORRETA:
A
Ocupar espaços e ofertar fonte de nutrientes indesejáveis ao solo.
B
Consomem toda água do solo.
C
Abrigo de pragas, competição por espaço e nutrientes.
D
Repelem as raízes.
3A introdução de herbicidas no controle de plantas daninhas alterou drasticamente a produtividade de várias espécies cultivadas. O método envolve a aplicação de produtos químicos para controlar a germinação ou o crescimento de plantas daninhas. Com base nas vantagens do método químico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Eliminação precoce da competição entre plantas cultivadas e plantas daninhas, método considerado econômico. ( ) Causa injúrias nas raízes das plantas cultivadas e aragem do solo tem que ser intensificada. ( ) Método garantido, com boa aplicação em solos problemáticos com erradicação de espécies daninhas in situ. ( ) Controle efetivo de plantas daninhas com morfologia similar à planta cultivada, plantas daninhas presentes dentro das linhas do cultivo e espécies daninhas problemáticas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - F - V.
D
V - F - V - V.
4Os herbicidas podem ser classificados quanto ao efeito que eles causam quando aplicado nas plantas. Alguns causam efeito de queima, outros causam clorose ou agem como um hormônio, causando crescimento anormal da planta, sendo que a clorose é a perda da clorofila nos tecidos vegetais fotossintetizantes, caracterizada pelo amarelecimento desses tecidos e perda de sua função fotossintética. Pode ser causada por doenças, aplicação de produtos químicos ou pelo envelhecimento natural do tecido. Com base na classificação quanto ao efeito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os mecanismos que causam essas alterações na planta podem ser fisiológicos ou metabólicos e os herbicidas podem ser classificados de acordo com esses mecanismos. PORQUE II- Nem sempre o herbicida se encaixa em apenas um mecanismo de ação, mas, em geral, ele possui um mecanismo de ação mais importante, que vai caracterizar seu modo de aplicação, quantidade de aplicação e tempo que demorará para agir. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C
As asserções I e II são proposições falsas.
D
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5As medidas de controle integradas não envolvem somente a área cultivada, deve ser planejada para toda a propriedade rural. Após realizar o planejamento adequado, realiza-se a implementação do manejo integrado, que deve ser constantemente monitorado e avaliado para garantir o sucesso do processo e para avaliar possíveis modificações do planejamento original de acordo com problemas encontrados durante a implementação. Com base no que deve ser incluído no manejo integrado de plantas daninhas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As prováveis espécies daninhas que são esperadas na área de cultivo e o conhecimento da biologia e ecologia dessas plantas daninhas. ( ) Os possíveis efeitos deletérios dos métodos de controle na planta cultivada, sem levar em consideração os métodos de controle disponíveis para essas espécies daninhas e os métodos de controle com o menor custo-benefício para o produtor. ( ) A possibilidade de integração desses métodos de controle, com garantia de qualidade nos resultados, menor custo para o produtor e menor dano ao meio ambiente. ( ) Qual o período crítico para controle de plantas daninhas da espécie cultivada e estratégias de prevenção, para evitar a entrada de plantas daninhas ou a infestação a logo prazo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
V - V - V - F.
C
F - V - F - V.
D
V - F - F - V.
6
Após a absorção, um composto químico herbicida pode atuar de duas maneiras: causar o efeito no local da absorção ou ser translocado da área de absorção até a região onde irá causar o efeito desejado. Assim, temos os herbicidas que só agem na parte atingida pelo produto, normalmente com efeito rápido; e os herbicidas que são translocados pelos tecidos vasculares da planta e causam um efeito mais demorado do que os herbicidas de contato.
Analise a alternativa CORRETA que apresenta os tipos de herbicidas descritos no enunciado:
A
Sistêmicos e não seletivos.
B
Sistêmicos e seletivos.
C
De contato e sistêmicos.               
D
De contato e seletivos.
7O método de controle físico é o mais antigo método de controle utilizado pelo ser humano para combater as espécies daninhas. Apesar disso, é pouco estudado, mas de grande importância, principalmente nas pequenas propriedades e no cultivo orgânico, onde o controle químico não é aplicado. Com base nos métodos de controle físico, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Arranque manual. II- Roçada. III- Inundação. IV- Queima. ( ) Neste método é necessário ter controle da profundidade da água, visto que algumas espécies apresentam rápido alongamento caulinar e, ainda em relação ao período de tempo em que o método é realizado, sendo recomentado realizar antes do cultivo. ( ) Método que consiste na retirada das plantas de um local, que demanda tempo e trabalho braçal, mas é uma maneira prática de eliminar plantas indesejadas de pequenas áreas ou até mesmo de vasos de plantas. ( ) Método utilizado para controlar a altura de plantas daninhas em vinhedos e pomares e também para prevenir a produção de sementes da espécie, que deve ser feita com frequência para algumas plantas daninhas, até que as reservas energéticas de suas raízes e caules acabe e elas não sejam capazes de rebrotar. ( ) Método que deve ser realizado antes das espécies daninhas espalharem suas sementes no chão, o que pode comprometer e técnica. Para se obter sucesso, todas as formas reprodutivas das espécies daninhas precisam ser eliminadas. Portanto precisa ser feita algumas vezes, para eliminar completamente o banco de sementes da espécie daninha, ou ser complementada com outra técnica de controle. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II - VI.
B
II - III - IV - I.
C
II - IV - I - III.
D
I - III - IV - II.
8Os herbicidas são ferramentas importantes para o controle de plantas daninhas. Você precisará compreender seus efeitos e limitações no uso para o controle de espécies daninhas. Eles são categorizados como herbicidas seletivos e nãoseletivos, entre outras categorias. Com base na seletividade dos herbicidas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Herbicida seletivo. II- Herbicida não seletivo. ( ) Exemplo glifosato. ( ) São químicos que matam somente tipos específicos de plantas. ( ) São químicos que matam qualquer tipo de planta. ( ) Exemplo 2,4-D. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - I - II - II.
B
II - I - I - II.
C
II - II - I - I.
D
II - I - II - I.
9O método de manejo que controlar plantas daninhas com o uso de máquinas e equipamentos específicos ou não. A maquinaria pode causar mortalidade das plantas daninhas de diferentes formas: através do sufocamento, pelo enterro parcial ou completo ou desenterrando a planta e expondo suas raízes à superfície do solo. Esse controle é mais efetivo em solos secos, o que evita que a espécie daninha enraíze ou brote novamente no local. Existem diversos tipos de máquinas, as que operam entre as linhas do cultivo, próximas a linha do cultivo e através das linhas. Com base nesse método, assinale a alternativa CORRETA:
A
Cultural.
B
Químico.
C
Mecânico.
D
Preventivo.
10Uma substância química ou organismo cultivado usado para matar ou suprimir o crescimento de plantas. Seu desenvolvimento ocorreu em conjunto à mecanização da agricultura e outras inovações tecnológicas que levaram a profundas mudanças na produtividade e na qualidade dos cultivos. Com base nos princípios básicos da aplicação de herbicidas, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Técnica de aplicação que seja eficaz.
B
Fertilidade do solo.
C
Escolha do herbicida apropriado para a espécie daninha-alvo.
D
Tempo de aplicação apropriado.

Continue navegando

Outros materiais