Buscar

Etapa 1 realizar a leitura da técnica do procedimento da via subcutânea de administração de medicamentos, indicada nos livros do Plano de ensino da disciplina (constantes na Minha biblioteca Studeo -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA - ENF - FUNDAMENTOS BÁSICOS DA PRÁTICA ASSISTENCIAL - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
Método de Avaliação Prática de Aprendizagem (M.A.P.A.) Para proporcionar um cuidado de alta qualidade, o enfermeiro deve possuir habilidades e conhecimentos sobre procedimentos básicos usualmente realizados nos serviços hospitalares e domiciliares. Para além do desenvolvimento simulado da habilidade, o profissional deve dominar a comunicação necessária para educar as pessoas e a sua equipe de saúde composta de técnicos e auxiliares de enfermagem.  Além disso, a administração de medicamentos pelo enfermeiro visa à redução de danos às pessoas, visando à segurança e eficácia no tratamento farmacológico.
Fonte: HAUBERT, M. Fundamentos básicos da prática assistencial. Florianópolis: Arqué, 2023.
Nessa atividade, você simulará a realização da administração de medicamento por via subcutânea (SC). Para isso, siga as etapas a seguir:
Etapa 1: realizar a leitura da técnica do procedimento da via subcutânea de administração de medicamentos, indicada nos livros do Plano de ensino da disciplina (constantes na Minha biblioteca: Studeo - biblioteca - minha biblioteca).
a) CARMAGNANI, M. I. S. et al. Procedimentos de Enfermagem: guia prático.  2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. E-book.
​b) POTTER, P. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. E-book.
​c) PERRY, A. G.; POTTER, P. A. Guia completo de procedimentos e competências de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021. E-book.
Etapa 2: você deverá utilizar um boneco de plástico que contenha os membros do corpo humano (exemplo: bárbie, ken, Suzi). Indicar no corpo do boneco as regiões (locais) na face anterior e posterior, destinadas à aplicação da via subcutânea. Você pode utilizar diversos materiais, como fita adesiva, pintura com canetinha, tinta, o material que tiver disponível).
Etapa 3: organize o roteiro da atividade, inserindo a descrição:
a)    Objetivo do procedimento.
b)    Materiais.
c)    Indicar os nomes das regiões (locais) nas faces anterior e posterior do boneco.
d)   Cuidados de enfermagem na realização do procedimento.
Etapa 4: para o envio da atividade, utilize o formulário padrão do M.A.P.A., disponível na pasta material da disciplina dentro do Studeo.
Inserir no formulário três fotos seguindo a ordem das Etapas 2 e 3, sendo a última foto no formato de selfie, segurando o boneco. 4
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando