Buscar

CONTEXTUALIZAÇÃO Entre os milhares de espécies de serpentes que existem no mundo, cerca de 20 são consideradas peçonhentas. Os acidentes por animais peçonhentos, especialmente os acidentes ofídicos, s

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
CONTEXTUALIZAÇÃO Entre os milhares de espécies de serpentes que existem no mundo, cerca de 20% são consideradas peçonhentas. Os acidentes por animais peçonhentos, especialmente os acidentes ofídicos, são considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doenças tropicais negligenciadas. Estes acidentes acometem, na maioria das vezes, populações pobres que vivem em áreas rurais e estão incluídos na Lista de Notificação Compulsória do Brasil, ou seja, todos os casos devem ser notificados ao Governo Federal imediatamente após a confirmação. Esta medida ajuda a traçar estratégias e ações para prevenir esse tipo de acidente. No ano de 2022, data do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, foram notificados 29.543​​ casos de acidentes envolvendo serpentes, sendo que deste total, 94 evoluíram para o óbito (Klaassen, 2012; Brasil, 2024; Brasil, 2023).
 
Fontes: ​KLAASSEN, C. D. Fundamentos em Toxicologia de Casarett e Doull (Lange). Porto Alegre: Grupo A, 2012. E-book. ISBN 9788580551327.
​BRASIL. Secretaria da Saúde-Governo do Estado Do Paraná. Acidentes por animais peçonhentos. c2024. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Acidentes-por-animais-peconhentos. Acesso em: 17 jan. 2024. 
BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Epidemiologia dos acidentes ofídicos no Brasil em 2020. Boletim Epidemiológico, Brasília, v. 54, n.18, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2023/boletim-epidemiologico-volume-54-no-18/view. Acesso em: 17 jan. 2024.
Como profissional de saúde que pode se deparar com um caso de acidente envolvendo animal peçonhento, é preciso que você reflita sobre a seguinte questão: é possível tratar todos os casos por acidentes com serpentes utilizando o mesmo protocolo? Para te ajudar nesta reflexão, você pode consultar o material "Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia: Animais peçonhentos" da Fundação de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária e Zootecnia, FEP MVZ Editora, 2014.
Você pode encontrar o material na sala do café da disciplina, ou acessar por este link: https://vet.ufmg.br/ARQUIVOS/FCK/file/editora/caderno%20tecnico%2075%20animais%20peconhentos.pdf (caso não consiga clicar, copie o link e cole no seu navegador).
Outro material interessante para a sua reflexão é o ​Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos" da Fundação Oswaldo Cruz, que também está disponível na sala do café ou em: https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Manual-de-Diagnostico-e-Tratamento-de-Acidentes-por-Animais-Pe--onhentos.pdf  (caso não consiga clicar, copie o link e cole no seu navegador).
Após a sua pesquisa, vai ficar bem claro para você que o acidente com serpentes é uma emergência médica que pode levar a consequências graves ou fatais. Sendo assim, no próximo tópico será apresentado um caso clínico típico por acidente com serpentes, e cabe a você estabelecer o animal envolvido, bem como os exames clínicos necessários e protocolo de atendimento.
 
CASO CLÍNICO
Este caso se passa na região do cerrado do Mato Grosso do Sul com um paciente do sexo masculino, 32 anos de idade, que reside e trabalha na zona rural. O paciente foi trazido para sala de emergência após ter sido picado por uma serpente venenosa enquanto trabalhava em sua propriedade. O homem apresentava pouca dor e inchaço leve com parestesia no local da mordida, dificuldade para caminhar, mialgia, náusea e vômito, sudorese excessiva e face miastênica. A equipe do atendimento de emergência questionou o acompanhante sobre qual o possível animal que teria causado o acidente, o mesmo respondeu que não conseguiu ver o animal, mas encontrou o amigo muito nervoso, pedindo ajuda, e dizendo que escutou um barulho parecido com um chocalho próximo ao local onde ocorreu o acidente. ​
DESENVOLVENDO O TRABALHO
Mediante ao caso clínico apresentado, responda ao que é solicitado:
​
1) APONTE o nome científico (gênero e espécie) e popular do possível animal peçonhento envolvido no caso clínico. JUSTIFIQUE a importância de se realizar essa identificação.
2) APRESENTE os cuidados iniciais para o atendimento de casos com acidentes ofídicos, quais medidas devem ser tomadas ainda no local do acidente, antes mesmo de se ter o atendimento médico? ​
3) DESCREVA o mecanismo de ação do veneno do animal envolvido com o caso clínico apresentado e APRESENTE a principal complicação que pode acontecer com este paciente.
4) JUSTIFIQUE os sinais e sintomas do paciente baseado no mecanismo de ação da peçonha do animal.
​​5) Existe um tratamento específico para este caso clínico? DESCREVA qual é este tratamento, quais são as doses recomendadas e como a equipe de atendimento realizaria o cálculo da dose. 
​REFERÊNCIAS
Neste tópico, insira as referências, nas normas da ABNT, que foram utilizadas para elaborar o seu MAPA.
BOM TRABALHO!
ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado
→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato PDF será aceito.
→ SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
→ A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, faça tudo com cuidado, responda a demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .PDF para evitar incompatibilidades.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex.: MAPA_Toxicologia_JoseLemos.pdf.
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.02
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando