Buscar

ANÁLISES DE BALANÇOS PT

Prévia do material em texto

ANÁLISES DE BALANÇOS PT -01
Podemos entender a Análise de Balanços como um elemento macro que abrange a análise das operações contábeis e financeiras da empresa.
Embora a contabilidade nunca nos forneça respostas exatas, ela é uma das melhores ferramentas para a tomada de decisão.
Conhecer a natureza jurídica da empresa é saber o que pode ou não ser feito de acordo com a lei, como, por exemplo, concessão de crédito e investimento.
A natureza jurídica não tem relação direta com o porte da empresa, mas sim com a forma como é gerida, seja por uma, duas ou mais pessoas, e quais são as responsabilidades dessas pessoas na gestão.
· ANÁLISE DAS OPERAÇÕES CONTÁBEIS E FINANCEIRAS
O objetivo geral da análise é perceber o desempenho da empresa durante um período e extrair informações que ajudem a projetar o futuro.
Vamos entender o Balanço e a DRE?
No Balanço Patrimonial, as contas estão estruturadas nos seguintes grupos:
ESTRUTURA COMPLETA DO ATIVO
ESTRUTURA COMPLETA DO PASSIVO
· BALANÇO E DRE
Na análise das Demonstrações Contábeis, costumamos olhar o Ativo para enxergar as estratégias de investimentos (uso dos recursos) e o Passivo e PL para enxergar as estratégias de financiamento (origens de recursos) de uma entidade. 
· MARGENS
As margens Bruta, Operacional e Líquida medem a rentabilidade, a eficiência operacional e a lucratividade, respectivamente. Juntas, elas definem a viabilidade do negócio.
image6.png
image7.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png

Continue navegando