Prévia do material em texto
17/04/2024 15:49:53 1/5 REVISÃO DE SIMULADO Nome: PATRICIA SAMPAIO DE ABREU Disciplina: Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você. Questão 001 Uma Escola Estadual desenvolveu, no âmbito de seu planejamento curricular, um projeto de preservação do meio ambiente junto à comunidade, em parceria com uma organização não-governamental (ONG). O projeto se referia a coleta seletiva e tratamento de lixo e teve efeitos tanto no aspecto geral da escola quanto no bairro. Para se concretizar na prática educativa, o planejamento no qual se inseriu o projeto deve ter sido construído com base X A) nos pressupostos que estruturam a criação da ONG. B) na análise das técnicas de ensino, haja vista a neutralidade que apresentam, quando devidamente utilizadas. C) no estudo do contexto cultural, político e econômico da comunidade escolar e do seu entorno. D) na relativização das teorias de ensino-aprendizagem cujo papel na formação acadêmica é distinto do exigido no contexto escolar. E) no estudo da Cultura, visando à manutenção do pensamento hegemônico e, por decorrência, da estrutura social. Questão 002 (IDHTEC – 2016) Na organização do trabalho pedagógico, o conjunto de atividades ligadas entre si e planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa, de forma gradual, de acordo com objetivos de aprendizagem é denominado A) sequência didática. X B) atividades interativas. C) projetos de intervenção. D) transposição didática. E) contrato pedagógico. 17/04/2024 15:49:53 2/5 Questão 003 O papel da teoria é oferecer aos professores perspectivas de análises para compreenderem os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, nos quais se dá sua atividade docente, para neles intervir, transformando-os. Por isso, é fundamental o permanente exercício da crítica das condições materiais em que o ensino ocorre. O desenvolvimento desse processo é possibilitado pela atividade de pesquisa, que se inicia com a análise e a problematização das ações e das práticas, confrontadas com as explicações teóricas sobre elas, com experiências de outros atores e olhares de outros campos de conhecimento, com os objetivos que se pretendem e com as finalidades da educação na formação da sociedade humana. FONTE: PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiesis. São Paulo, V. 3, n. 3 e 4, 2005/2006, p. 5-24 (adaptado). As autoras corroboram o estabelecido nas Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia ao afirmarem que, por meio de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, são propiciadas ao egresso, entre outras funções, as de planejamento, execução e avaliação de atividades educativas. Com base nessas indicações, infere-se que é necessário implementar, na escola, momentos coletivos dedicados a estudos, pesquisas e planejamento, com o objetivo de que professores e gestores possam melhor compreender as situações de ensino- aprendizagem. Com relação a esse contexto, avalie as afirmações a seguir: I. Os professores e a equipe pedagógica devem realizar um diagnóstico da comunidade com a qual trabalham, estabelecer ações pedagógicas coletivas por meio de estudos teóricos e práticos e assumir, coletivamente, sua função social frente aos educandos. II. Os professores devem elaborar planejamentos flexíveis, instrumentos avaliativos que contribuam para a formação humana e romper com práticas avaliativas direcionadas à simples classificação meritocrática dos educandos. III. Os professores devem elaborar planejamentos individualizados, considerando o que é específico de cada turma, e aplicar provas ao final de cada bimestre, reestruturando continuamente sua prática pedagógica. IV. Os professores e a equipe pedagógica devem elaborar plano de ação coletivo, centrado no processo de ensino-aprendizagem e realizar avaliações no que tange não somente à aprendizagem, mas também ao ensino. V. Os professores devem decidir individualmente o melhor caminho a seguir no processo de ensino-aprendizagem, para tomar decisões, mesmo sem conhecer as necessidades de sua turma. É correto apenas o que se afirma em: A) I, IV e V. X B) I, II e IV. C) II, III, V. D) II, III e IV. E) I, III e V. 17/04/2024 15:49:53 3/5 Questão 004 Considere a situação em que uma professora da Educação Infantil, há cinco anos, prevê no planejamento de suas aulas, a utilização de muitas brincadeiras em sala, que está organizada para atender as crianças em seus aspectos físicos, cognitivos, afetivos e motores. Considere, ainda, que, em determinada aula, seus alunos arrumaram a sala para simular atendimento a animais machucados e doentes. Enfileiraram bichos de pelúcia e começaram a tratá-los e a medicá-los. Colocaram na porta uma placa que indicava que a sala era um consultório veterinário. Alguns alunos vestiram aventais e outros atenderam como atendentes e donos dos animais. Com base na situação descrita, infere-se que, entre os objetivos da atividade realizada pela professora, inclui-se o de I. ensinar comportamentos sociais, por meio de processos de interação que se iniciam aos três anos de idade, e, portanto, correspondem a um nível cognitivo mais elementar da criança. II. desenvolver a sociabilidade e o senso de cooperação na criança. III. demonstrar às crianças a capacidade delas para agir como adultos, constituindo um ritual de passagem da infância para a adolescência. IV. auxiliar no desenvolvimento da imaginação e da capacidade de utilização de símbolos representativos de pessoas e coisas do mundo real. É correto o que se afirma em: A) I, apenas. X B) I, II, III, IV. C) II e IV, apenas. D) II e III, apenas. E) I, III e IV, apenas. Questão 005 (PUC-PR - 2015) A avaliação é o processo pelo qual se torna possível aproximar as esferas relacionadas ao planejar, ensinar, aprender e desenvolver metodologias e estratégias no trabalho educativo. Desta forma, a avaliação pode adquirir um aspecto de acompanhamento, formação responsável, informações descritivas e interpretativas da realidade e da aprendizagem dos estudantes. Observado desta maneira, é possível verificar alguns pressupostos da avaliação, no que tange ao ensino-aprendizagem, que adquirem algumas perspectivas: A) A significação das aprendizagens é muito interessante quando não se dá no momento da avaliação. Nesse caso, é preciso focar no que é importante e retirar as visões supérfluas da frente para fixar-se no assunto real. B) Os alunos são os responsáveis pela sua aprendizagem e, para tanto, precisam demonstrar autonomia nas relações com os conteúdos e assuntos desenvolvidos. C) Não se leva em consideração outros aspectos dos indivíduos além do cognitivo. O que importa na hora de aprender é o conhecimento e as demais dimensões (afetiva, cultural, social) não se envolvem na aprendizagem. D) Avaliação com foco no processo e não somente no resultado final; em informações globais sobre o todo apreendido; nos significados das aprendizagens realizadas. X E) Os conteúdos desenvolvidos não precisam ter ligações ou interações para que se chegue à aprendizagem, afinal, cada assunto trabalhado e conteúdo são únicos. Essa forma de fragmentar as áreas de conhecimento faz com que os estudantes possam perceber sua motivação e já se encaminhar, em sentido profissional, para a área do conhecimento. 17/04/2024 15:49:53 4/5 Questão 006 As práticas de avaliação na Educação Básica revelam concepções diversas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Quando se sustenta na reflexão sobre os sujeitos avaliados e as ações dos avaliadores, a avaliação transforma-se em estratégia pedagógica fundamental, uma vez que possibilita comparar avanços, analisar competências e dificuldades e, como consequência, orientar o planejamento de intervenções que impulsionem o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. De acordo com essas ideias, qual deve ser a função da avaliação da aprendizagem nas instituições deEducação Básica? A) Pressupor uma ação comparativa dos desempenhos dos alunos em relação ao que se espera que todos alcancem. B) Permitir uma prática investigativa que envolva o conhecimento sobre os sujeitos avaliados e revele o comprometimento dos educadores com conquistas e avanços desses sujeitos. C) Favorecer a utilização de instrumentos de avaliação variados como principal estratégia dos professores para medir a aprendizagem dos alunos. X D) Constituir-se como prática que, na dinâmica das instituições escolares, tem a função de quantificar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos. E) Desempenhar o papel de prática educativa coletiva, com base em métodos de verificação da aprendizagem dos alunos. Questão 007 (PUC-PR – 2015) Nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica: Diversidade e Inclusão (2013), a avaliação é fundamentada pela concepção de educação e compreendida em três dimensões, que devem ser contempladas no projeto-político- pedagógico da instituição escolar, norteadoras das relações entre gestão escolar, professor, estudante, conhecimento e sociedade. Sobre as três dimensões avaliativas, é CORRETO afirmar: X A) A Avaliação da Aprendizagem considera a regulamentação vigente para revisão de objetivos e metas, mediante ação dos segmentos da comunidade escolar, pressupõe indicadores institucionais e clareza quanto à qualidade social das aprendizagens e da escola; A Avaliação Institucional Interna refere-se às habilidades, conhecimentos, princípios e valores dos sujeitos do processo educativo, articulados aos princípios da educação básica; A Avaliação Institucional Externa é promovida por órgãos superiores dos sistemas educacionais, inclui pesquisas, provas, dados estatísticos e decorrentes de supervisão in loco, ou dados que a substituam. B) Não há diretrizes específicas que tratem de três dimensões avaliativas nas instituições, em função de haver autonomia escolar sobre como orientarem seus propósitos avaliativos. C) A Avaliação da Aprendizagem refere-se às habilidades, conhecimentos, princípios e valores dos sujeitos do processo educativo, articulados aos princípios da educação básica; A Avaliação Institucional Interna considera a regulamentação vigente para revisão de objetivos e metas, mediante ação dos segmentos da comunidade escolar, pressupõe indicadores institucionais e clareza quanto à qualidade social das aprendizagens e da escola; A Avaliação Institucional Externa é promovida por órgãos superiores dos sistemas educacionais, inclui pesquisas, provas, dados estatísticos e decorrentes de supervisão in loco, ou dados que a substituam. 17/04/2024 15:49:53 5/5 D) A Avaliação da Aprendizagem é promovida por órgãos superiores dos sistemas educacionais, inclui pesquisas, provas, dados estatísticos e decorrentes de supervisão in loco, ou dados que a substituam; A Avaliação Institucional Interna considera a regulamentação vigente para revisão de objetivos e metas, mediante ação dos segmentos da comunidade escolar, pressupõe indicadores institucionais e clareza quanto à qualidade social das aprendizagens e da escola; A Avaliação Institucional Externa é promovida por órgãos superiores dos sistemas educacionais, exclui pesquisas, provas, dados estatísticos e são unicamente decorrentes de supervisão in loco. E) A Avaliação da Aprendizagem refere-se às habilidades, conhecimentos, princípios e valores dos sujeitos do processo educativo, articulados aos princípios da educação básica; A Avaliação Institucional Interna é promovida por órgãos superiores dos sistemas educacionais, inclui pesquisas, provas, dados estatísticos e decorrentes de supervisão in loco, ou dados que a substituam; A Avaliação Institucional Externa considera a regulamentação vigente para revisão de objetivos e metas, mediante ação dos segmentos da comunidade escolar, pressupõe indicadores institucionais e clareza quanto à qualidade social das aprendizagens e da escola. Questão 008 Durante todo o curso de Pedagogia, Júlia teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções ou teorias educacionais que dão suporte à organização do trabalho da escola e à prática educativa. Com isso, percebeu a necessidade de se contrapor à fragmentação, à rotina, ao autoritarismo e à centralização do poder. Um dos caminhos a serem trilhados é a construção do projeto político-pedagógico como um instrumento de luta em busca da qualidade e da almejada cidadania. Qual é a ação fundamental para que uma escola tenha o projeto-político-pedagógico pretendido? A) Utilização de técnica e de metodologias específicas para a elaboração de projetos. B) Divulgação de dados de desempenho para uma classificação das turmas. X C) Elaboração do projeto por uma coordenação administrativo-pedagógica especializada. D) Planejamento de metas pela equipe gestora para os segmentos e áreas do conhecimento. E) Diagnóstico permanente da realidade escolar com registro dos dados e das discussões.