Buscar

161

Prévia do material em texto

Claro! Aqui estão alguns exercícios de literatura para o nível superior:
1. **Análise de Narrativa**: Escolha um conto de Clarice Lispector e analise como a autora utiliza técnicas narrativas como fluxo de consciência e focalização para explorar temas como identidade e alienação.
2. **Estudo de Gênero Literário**: Compare as características do romance de formação em "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis com um romance contemporâneo do mesmo gênero. Discuta como o contexto histórico influencia a abordagem do tema.
3. **Teoria Literária**: Utilizando a teoria do "cânone literário", discuta a inclusão ou exclusão de obras de escritores marginalizados. Examine como as decisões editoriais e acadêmicas moldam a percepção da literatura.
4. **Interpretação de Poesia Moderna**: Analise um poema de Carlos Drummond de Andrade à luz dos princípios do Modernismo brasileiro. Explore como o poeta desconstrói convenções poéticas tradicionais e introduz novas formas de expressão.
5. **Estudo Comparativo de Movimentos Literários**: Compare o Modernismo brasileiro com o Realismo mágico latino-americano. Discuta como esses movimentos refletem e respondem a diferentes contextos históricos e sociais.
6. **Crítica Literária**: Escreva um ensaio crítico sobre a representação da mulher na literatura brasileira contemporânea. Analise obras de autoras como Conceição Evaristo, Lygia Fagundes Telles e Adriana Lisboa, destacando seus pontos de convergência e divergência.
7. **Tradução Literária**: Traduza um trecho significativo de uma obra literária estrangeira para o português, discutindo os desafios e decisões tomadas no processo de tradução, especialmente em relação a nuances culturais e linguísticas.
Estes exercícios visam aprofundar a compreensão e análise da literatura, bem como promover a reflexão crítica sobre diversos aspectos da produção literária, adequados ao nível superior de estudos.

Continue navegando