Buscar

aps analise clinica 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aps ánalises clínicas 
ATIVIDADE 1
Leia o trecho abaixo
“Seis a cada 10 jovens comem mal, ingerem muitos industrializados, embutidos e doces. Umas médias de 60% dos adolescentes
consomem industrializados regularmente, como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote ou biscoito salgado, 46%
consomem hambúrguer e/ou embutidos e 43% comem biscoitos recheados, doces ou guloseimas. ”
De acordo com seus conhecimentos e com o trecho acima, faça um texto breve apontando qual a relação que existe entre a
alimentação atual dos jovens e anemias carenciais.
A relação entre a alimentação atual dos jovens e as anemias carenciais é bastante significativa. Com o aumento do consumo de alimentos industrializados, fast food e bebidas açucaradas, muitos jovens estão adotando uma dieta pobre em nutrientes essenciais, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico, que são fundamentais para a produção de glóbulos vermelhos saudáveis. 
Essa falta de nutrientes na dieta pode levar ao desenvolvimento de anemias carenciais, que são condições caracterizadas pela redução na quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, resultando em sintomas como fadiga, fraqueza, palidez e dificuldade de concentração. 
Além disso, a falta de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes também pode contribuir para o aumento do risco de desenvolvimento de outras doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, que estão cada vez mais comuns entre os jovens.
Portanto, é fundamental que os jovens adotem hábitos alimentares saudáveis, incluindo uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, proteínas magras e grãos integrais, para garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes necessários para manter a saúde e prevenir as anemias carenciais e outras complicações de saúde.
ATIVIDADE 2
O auno deverá assistir ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wpOx62iS06M
E após responder:
1. O que é hemostasia?
Hemostasia é o processo fisiológico que controla e regula a coagulação do sangue, evitando hemorragias excessivas e mantendo o equilíbrio entre a coagulação e a anticoagulação.
2. Qual importância da hemostasia?
A hemostasia é de extrema importância para o organismo, pois garante a manutenção da integridade vascular e evita perdas sanguíneas excessivas em caso de lesões ou ferimentos. Sem um adequado funcionamento da hemostasia, o corpo estaria mais propenso a hemorragias graves e complicações de saúde.
3. Qual são os eventos que ocorrem para ter coagulação sanguínea?
Os eventos que ocorrem para a coagulação sanguínea incluem vasoconstrição, formação de plaquetas, ativação de fatores de coagulação, formação de fibrina e consolidação do coágulo. Esses processos garantem a formação de um coágulo eficaz que interrompe o sangramento e permite a cicatrização do tecido lesionado.
4. A hemofilia é uma doença de plaquetas?
A hemofilia não é uma doença de plaquetas, mas sim uma doença genética hereditária que afeta a capacidade do organismo de produzir certos fatores de coagulação sanguínea, resultando em dificuldade de coagulação e maior propensão a hemorragias.
5. Quais cuidados um paciente com hemofilia deve ter?
Pacientes com hemofilia devem ter cuidados especiais, como evitar atividades de alto risco de lesões, realizar um acompanhamento médico regular com um hematologista, seguir o tratamento prescrito (que pode incluir a reposição de fatores de coagulação) e manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos adequados.É importante também estar atento a qualquer sinal de sangramento anormal e buscar assistência médica imediatamente em caso de hemorragias.

Continue navegando