Buscar

Tarefa 2 2

Prévia do material em texto

LEUCEMIA E LINFOMA – Semana 02 
Dentre as neoplasias malignas, as doenças linfoproliferativas constituem um grupo heterogêneo de doenças que acometem o tecido linfoide, decorrentes da proliferação e acúmulo de linfócitos anormais em diversos estágios de diferenciação. Compreendem principalmente as leucemias e os linfomas, resultantes de alterações no sistema imunológico, em geral por combinação de fatores determinantes da própria doença e/ou do tratamento antineoplásico.
As leucemias linfoides podem ser classificadas em crônicas e agudas. Na leucemia linfoide aguda (LLA) observa-se a existência de grande número de linfoblastos no sangue periférico e na medula óssea, enquanto na leucemia linfoide crônica (LLC) verifica-se a multiplicação e acúmulo de linfócitos atípicos maduros; geralmente apresenta evolução clínica prolongada. Já os linfomas são classificados em Hodgkin (LH) e não Hodgkin (LNC), os quais são diferentes quanto à etiopatogenia, característica clínica e progressão da doença. Além disso, a presença de células de Reed-Sternberg na biópsia auxilia o diagnóstico de LH.
Portanto, com o intuito de diferenciar essas patologias, a leucemia caracteriza-se pelo acúmulo de células indiferenciadas (blastos), e ausência de células maduras (leucócitos, hemácias e plaquetas), enquanto os linfomas também são a hiperprodução de células, no entanto são células maduras (linfócitos). 
REFERÊNCIAS 
BARBOSA, Sheyla Fernanda da Costa et al. Aspectos epidemiológicos dos casos de leucemia e linfomas em jovens e adultos atendidos em hospital de referência para câncer em Belém, Estado do Pará, Amazônia, Brasil. Revista pan-amazônica de saúde, v. 6, n. 3, p. 43-50, 2015.
UNICAMP. Leucemias e Linfomas. Disponível em: https://www.hemocentro.unicamp.br/doencas-de-sangue/leucemias-e-linfomas/. Acesso em: 12 de março de 2023. 
	
image1.jpeg

Continue navegando