Buscar

Tarefa 5 4

Prévia do material em texto

DEMÊNCIA ASSOCIADA AO HIV – Semana 05 
A doença do HIV é causada por infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV1), adquirido por meio de exposição a fluidos corporais de uma pessoa infectada, por meio de uso de droga injetada, contato sexual sem proteção ou exposição acidental ou iatrogênica. O HIV infecta vários tipos de células, mais especificamente, células imunológicas. Com o tempo, a infecção pode causar depleção grave de linfócitos de T-helper (CD4), resultando em imunossupressão grave, frequentemente levando a infecções oportunistas e neoplasias. Essa forma avançada de HIV é denominada síndrome da imunodeficiência adquirida (aids). 
Alguns indivíduos com infecção pelo HIV desenvolvem um TNC que costuma evidenciar um “padrão subcortical” com função executiva destacadamente prejudicada, desaceleração da velocidade de processamento, tarefas de atenção mais exigentes e dificuldade de aprender novas informações, mas com menos problemas para recordar informações aprendidas. No TNC maior, a desaceleração pode ser proeminente. Dificuldades linguísticas, como a afasia, são incomuns, embora reduções na fluência possam ser observadas. Processos patogênicos do HIV podem afetar qualquer parte do cérebro; assim, outros padrões são possíveis. 
O tratamento do transtorno neurocognitivo associado ao HIV (HAND) consiste no tratamento da infecção pelo HIV através da Terapia Antirretroviral que, apesar de não conferir proteção ou reversão do quadro, pode trazer melhora parcial à avaliação neuropsicológica e diminuir a progressão da doença. A Terapia Antirretroviral melhora a cognição dos pacientes doentes, porém não reverte os déficits totalmente. 
REFERÊNCIAS 
(APA), American Psychiatric A. DSM-5. Grupo A, 2016. E-book. ISBN 9788582711835. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582711835/. Acesso em: 20 mar. 2023. 
LINS, Rodrigo Schrage et al. Prevalência de transtornos neurocognitivos em pacientes recentemente infectados pelo HIV. 2015. Tese de Doutorado.
	
image1.jpeg

Continue navegando