Buscar

Tarefa 17 2

Prévia do material em texto

SUSPEITA CLÍNICA – Semana 17
A Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) do Recém-Nascido continua sendo um problema frequente em bebês prematuros. O surfactante é uma substância produzida por pneumócitos tipo II. Essas células surgem a partir da 24a semana de gestação, na fase canalicular do desenvolvimento pulmonar. A função do surfactante pulmonar é estabilizar os alvéolos e os bronquíolos respiratórios durante a fase expiratória, evitando o colapso de vias aéreas distais e a perda do volume pulmonar. Além da deficiência de surfactante, o aumento da quantidade de líquido pulmonar devido à maior permeabilidade da membrana alvéolo-capilar observada no RN pré-termo contribui significativamente para a gravidade da SDR.
O diagnóstico clínico de SDR deve ser dado a recém-nascidos prematuros em franco desconforto respiratório precoce, que evolui de forma progressiva nas primeiras horas após o parto, e que se manifesta por um aumento no esforço respiratório e pela necessidade de frações de oxigênio cada vez maiores para manter uma PaO2 entre 50 e 70mmHg. O diagnóstico radiológico de SDR se dá através de uma radiografia, que demonstra geralmente um tórax pouco expandido, com infiltrado reticulogranular difuso (com aspecto de “vidro moído”), associado à presença de broncogramas aéreos.
REFERÊNCIAS
HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL. Protocolo - síndrome do desconforto respiratório em neonatologia. Disponível em: https://isgh.org.br/intranet/images/Dctos/PDF/HRSC/PROTOCOLOS/HRSC_PRO_SINDROME_ DESCONFORTO_RESPIRATORIO_NEO_031120_.pdf. Acesso em: 05 de junho de 23.
	
image1.jpeg

Continue navegando