Buscar

Como abrir um MEI

Prévia do material em texto

Tendências do mercado de tecnologia
Data Science
Data Science é o estudo disciplinado dos dados e informações inerentes ao negócio e todas as visões que podem cercar um determinado assunto. É uma ciência que estuda as informações, seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados. A ciência de dados envolve diversas disciplinas:
Analisar os dados referentes ao negócio
Como capturar informações, analisar dados, pra isso precisa de conhecimento de negócios
· Computação;
· Estatística;
· Matemática;
· Conhecimento do Negócio.
O cientista de dados é um profissional multidisciplinar, responsável por realizar o processo citado no tópico Data Science acima. Ou seja, é responsável por transformar dados em informações ou produtos de informações dentro de uma corporação.
Além disso, ele também deve ser responsável pela formulação dos problemas, escolha de modelos de simulação e estatística e entrega dos produtos de dados.
Como abrir um MEI
Para abrir um MEI, o processo envolve 6 passos: criação de uma conta Gov.br, realizar o cadastro no Portal do Empreendedor, definir nome fantasia e atividades, definir o endereço e emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).
Vantagens: 
Ter um CNPJ.
Isenção de taxas para registro do MEI.
Pagamento tributos com valores fixos mensais (INSS, ICMS e/ou ISS).
Inicio imediato das atividades, sem prévio alvará ou licença.
Emissão de notas fiscais.
Maior poder de negociação com fornecedores, podendo obter descontos para pessoa jurídica.
Acesso mais fácil a serviços financeiros, como conta bancária jurídica, máquina de cartão, acesso ao crédito, entre outros.
Vender e prestar serviços para outras empresas e para o governo.
1º passo: Atender às condições para se tornar um MEI:
Não ter participação em outra empresa como sócio ou titular
Faturar até R$ 81.000 por ano; e
Exercer as atividades permitidas. É possível registrar uma ocupação principal e até 15 secundárias.
2º passo: Criar sua conta Gov.br:
No Portal do Empreendedor, no serviço de formalização de MEI, clique em “Quero ser”. Em seguida, selecione “Formalize-se” ou “Gov.br”
 
O cadastro no Gov.br permite acessar diversos serviços públicos digitais sem precisar se deslocar, permanecer em filas, imprimir ou autenticar documentos. Vale lembrar que há diversos sites que prometem te ajudar a abrir a sua MEI, mas lembramos que o processo pode ser feito de forma fácil no Portal do Empreendedor, o site oficial do Governo Federal.
3º passo: Completar seu cadastro no Portal do Empreendedor:
É hora de preencher o cadastro no Portal do Empreendedor para seguir o processo de como abrir CNPJ MEI. Clique no botão “Formalize-se”, informe os dados da sua conta Gov.br e autorize o acesso aos seus dados pelo Portal do Empreendedor – Área do Usuário da Redesim.
 
Preencha o número do recibo da sua declaração de imposto de renda ou do título de eleitor e o número do seu telefone celular. Você receberá um código via SMS.
4º Passo: Definir nome fantasia e atividades do MEI:
Informe o nome fantasia de sua empresa, ou seja, a forma como comercialmente a empresa será conhecida e selecione as atividades que irá realizar.
 
Também deverá ser informado onde irá atuar: em casa, em endereço comercial, como ambulante, porta a porta ou via internet, por exemplo. Esse passo para fazer um MEI é simples, mas lembre-se de colocar a informação mais fiel possível da sua atuação, evitando problemas futuros. 
5º Passo: Definir endereço:
Para fazer MEI, é preciso informar o CEP do endereço residencial e o CEP do local onde irá funcionar a empresa. Aqui, vale a pena ressaltar uma dúvida bem recorrente: “o endereço do MEI pode ser residencial?”. A resposta é sim, o MEI pode cadastrar seu endereço residencial como comercial. Isso está regulamentado pelo artigo 7, parágrafo único da Lei Complementar Nº 147, de 7 de agosto de 2014. 
6º passo : Emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI):
O último passo para abrir MEI é a emissão do certificado. Após ler atentamente, o empreendedor deverá selecionar todas as declarações obrigatórias para o MEI. Será emitido o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) que comprova a inscrição como MEI, com o CNPJ e número do registro na Junta Comercial.
Quem pode abrir um MEI?
Existem alguns pré-requisitos para se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual).
Ser maior de 18 anos (ou ter entre 16 - 18 anos e/ou ser emancipado)
Atuar com uma das atividades permitidas pelo MEI
Faturamento limitado a R$ 81.000,00 por ano (receita bruta)
Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa
Não ter empregado ou ter no máximo um

Continue navegando