Buscar

tcc parcial 1

Prévia do material em texto

5
GRUPO SER EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU
GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
EMANUELLY CRISTINA MIRANDA SILVA 
PROJETO DE PESQUISA
IMPACTO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO 
CASTANHAL/PA
2024
EMANUELLY CRISTINA MIRANDA SILVA 
IMPACTO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO 
Projeto de Pesquisa apresentado como critério avaliativo para aprovação na disciplina TCC 1 – Trabalho de Conclusão de Curso 1, na graduação em Farmácia.
CASTANHAL/PA
2024
SUMÁRIO 
	1 INTRODUÇÃO..................................................................................................
1.1 Problematização.............................................................................................
2 JUSTIFICATIVA................................................................................................
3 OBJETIVOS......................................................................................................
3.1 Objetivo geral.................................................................................................
3.2 Objetivos específicos.....................................................................................
REFERÊNCIAS....................................................................................................
	03
04
05
06
06
06
07
INTRODUÇÃO
A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), teve início em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, e rapidamente se espalhou por todo o mundo. Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre casos de pneumonia na China, causados por um coronavírus que até então não havia sido identificado em humanos. Em 7 de janeiro de 2020, o novo vírus foi oficialmente identificado pelas autoridades chinesas (SOUTO, 2020).
A COVID-19 foi declarada uma pandemia pela OMS em 11 de março de 2020, reconhecendo a existência de surtos do vírus em vários países e regiões do mundo. Em janeiro de 2020, o vírus começou a se espalhar para outros países, com casos confirmados na Tailândia e no Japão, seguindo-se por outros continentes (SOUTO, 2020).
No Brasil o primeiro caso da doença em 26 de fevereiro de 2020, desde então país enfrentou várias ondas da doença, com o sistema de saúde sendo levado ao limite em várias ocasiões (OPAS, 2020). Apesar do avanço da vacinação, novos casos continuaram a surgir, destacando a importância das medidas de prevenção e da imunização da população (Domingues, 2021).
O isolamento social, adotado como medida para mitigar a disseminação da COVID-19, teve impactos na saúde mental e nos hábitos das pessoas. Devido a necessidade de distanciamento social a reclusão da vivencia das pessoas em sociedade, cobranças, falta de emprego, home-office entre outros fatores despertou sentimentos de ansiedade, depressão e estresse, afetando a saúde mental da população, provocando alterações nos padrões de comportamento (Schuchmann et al., 2020).
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) com base em dados da Consultoria IQVIA apresentou que a venda de antidepressivos e estabilizadores de humor no Brasil aumentaram 36% de 2019 a 2022 (período durante e após a covid), enquanto as vendas de anticonvulsivantes e antiepiléticos, que também são usados em tratamentos de depressão, aumentaram 21% (CFF, 2023). Esse aumento é um reflexo dos impactos da pandemia na saúde mental da população. Medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos são comumente utilizados para tratar transtornos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, agorafobia, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros (Moreno; Costa; Chaves, 2019). 
1.1 Problematização
Quais contribuições da pandemia causada pelo Covid-19 no que diz respeito ao aumento de transtornos mentais e como eles foram tratadas do ponto de vista farmacológico?
2. JUSTIFICATIVA
A justificativa deste trabalho se ancora na emergência social e de saúde pública gerada pela pandemia de Covid-19, que, além dos impactos físicos evidentes, desencadeou uma onda de transtornos mentais decorrentes do isolamento social, ansiedade e incertezas acerca do futuro. 
Do ponto de vista pessoal, aprofundar-se neste tema permite compreender melhor as próprias emoções e estratégias de enfrentamento. Profissionalmente, especialmente entender os meios farmacológicos para o tratamento dos transtornos mentais é importante para oferecer um cuidado integral aos pacientes que necessitaram desse tipo de intervenção.
Socialmente, evidencia-se a necessidade de ações que contemplem a saúde mental visando por meio de conhecimento e embate teórico a formulação de soluções para melhoria da qualidade de vida e, portanto, demandando estratégias efetivas de prevenção e intervenção do acesso a medicamentos até o suporte psicossocial aos pacientes.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
Discutir os principais os meios farmacológicos utilizados para tratar a população com transtornos mentais durante após a pandemia da Covid-19.
3.2 Objetivos específicos
· Evidenciar os impactos que a pandemia causou a saúde mental das pessoas no processo de isolamento social; 
· Apresentar os transtornos mentais associados ao período de isolamento causado pela pandemia; 
· Identificar os tratamentos e cuidados farmacológicos durante e pós isolamento social.
REFERÊNCIAS
CFF - CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Vendas de medicamentos psiquiátricos disparam na pandemia. (Site eletrônico) Notícias do CFF. 2023. Disponível em: https://site.cff.org.br/noticia/noticias-do-cff/16/03/2023/vendas-de-medicamentos-psiquiatricos-disparam-na-pandemia. Acesso em: 8 abr. 2024.
DOMINGUES, Carla Magda Allan Santos. Desafios para a realização da campanha de vacinação contra a COVID-19 no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, p. e00344620, 2021.
MORENO, Ricardo Alberto; COSTA, Luis Felipe; CHAVES, Aline Valente. A interface entre personalidade, transtornos da personalidade e transtornos do humor. Transtornos da Personalidade-2, 2019.
OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19. (Site eletrônico) OPAS, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: [data de acesso].
SCHUCHMANN, Alexandra Zanella et al. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 3556-3576, 2020.
SOUTO, Xênia Macedo. COVID-19: aspectos gerais e implicações globais. Recital-Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 2, n. 1, p. 12-36, 2020.

Continue navegando