Buscar

Ginástica Geral: Brincadeiras e Jogos

Prévia do material em texto

Componente – Educação Física
	3º Bimestre
	Unidade Temática – Ginástica / Objeto do Conhecimento – Ginástica Geral
	
	Título da Aula 
	Aula 01 – Relembrando as brincadeiras
	Ano
	2º ano
	Objetivo de aprendizagem
	· Analisar elementos de jogos e de brincadeiras cantadas, como os tipos de movimento, sequência, ritmo etc.
	Conteúdo
	· Relembrando as brincadeiras e os jogos; 
· Brincadeiras rítmicas e expressivas e rodas cantadas.
	Materiais necessários
	· Espaço livre;
· Equipamento para reproduzir música; 
· Equipamento para reproduzir vídeos (opcional).
UMA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS! 
Neste bimestre, serão trabalhadas as unidades temáticas: “Ginástica”, por meio do objeto do conhecimento “Ginástica Geral”, também conhecida como “Ginástica para Todos”; e “Corpo, Movimento e Saúde”, por meio do objeto do conhecimento “Conhecimento sobre o Corpo”. Para trabalhar o objeto do conhecimento “Ginástica Geral”, propõe-se a experimentação, por parte dos estudantes, de diferentes elementos da ginástica, tanto individualmente quanto em pequenos ou grandes grupos, associados a descobertas sobre os limites do próprio corpo, proporcionando que identifiquem as sensações corporais que ocorrem durante a prática dos elementos da ginástica. 
Professor, retomando o objetivo principal da Educação Física, que busca propor reflexão, análise e recriação das práticas corporais, lembramos sobre a necessidade de buscar, também, uma Educação Física de que todos possam participar; uma Educação Física que leve em consideração a inclusão dos estudantes com deficiência, seja ela auditiva, física, visual, intelectual, com altas habilidades ou transtorno do espectro autista. Incluir significa mais do que colocar o estudante junto aos demais, significa preparação e elaboração de aulas baseadas no contexto da escola e no perfil de cada estudante. Retome o material do 1º semestre, que apresenta, conceitualmente, o que são adaptações curriculares e oferece dicas de como proceder à adaptação das atividades para cada uma das deficiências supracitadas. 
Bom trabalho!
GINÁSTICA GERAL: ATIVIDADE 
1 − BRINCADEIRAS E JOGOS, DANÇA E GINÁSTICA GERAL, SERÁ QUE ROLA? 
Etapa 1 – Relembrando as brincadeiras e jogos. 
Durante o primeiro bimestre, os estudantes vivenciaram algumas brincadeiras e jogos do contexto regional. Relembre com eles as brincadeiras e os jogos vivenciados e proponha a experimentação de alguns deles. Em sala, você poderá manter um cartaz com as brincadeiras já realizadas, pois serão retomadas ao longo das atividades deste bimestre. Esta etapa é muito importante, pois o tema da coreografia de ginástica geral será ‘brincadeiras e jogos’. 
Etapa 2 – Relembrando as brincadeiras rítmicas e expressivas e as rodas cantadas. 
Professor, durante o 2º bimestre, os estudantes vivenciaram algumas brincadeiras rítmicas e expressivas e rodas cantadas do contexto regional. Relembre com eles as atividades vivenciadas e proponha-lhes a experimentação de algumas. Esta etapa será importante para que os estudantes retomem o ritmo dentro da música. 
Etapa 3 – Tudo junto e misturado. 
Nesta etapa, os estudantes estarão organizados em grupos (no máximo três pessoas). Eles irão escolher uma música das brincadeiras rítmicas e expressivas e/ou rodas cantadas e alguns movimentos das brincadeiras e jogos realizados na Etapa 1. A proposta é que eles criem uma sequência de movimentos a partir das brincadeiras e jogos no ritmo da música escolhida. Acompanhe a elaboração dos grupos e dê suporte, caso seja necessário. Ao final desta Situação de Aprendizagem, os estudantes irão elaborar uma coreografia, então, esse seria o primeiro “ensaio” para a elaboração de uma coreografia. Deve ficar claro para os grupos que a coreografia deve respeitar a individualidade de cada um e que nem todos devem necessariamente realizar o mesmo movimento. O desafio é: como eu uno o movimento que um sabe fazer com o movimento do outro? Esse ponto é muito importante, pois se tentarmos uniformizar a realização dos movimentos, poderemos descaracterizar a ginástica geral. 
ATIVIDADE 2 − O QUE SEI SOBRE A GINÁSTICA? 
Orientações ao professor: as atividades propostas a seguir pretendem levar o estudante a experimentar, fruir e identificar uma variada possibilidade de movimentos presentes na “Ginástica Geral” ou, como também é conhecida, “Ginástica para Todos”. São propostas de vivências incorporadas aos movimentos: os deslocamentos (andando ou correndo), saltos (com alternância dos pés ou adicionando giros).
Professor, avalie a necessidade de executar as Atividades 1 e 2 em aulas separadas após análise do perfil da turma.
Sugestões de brincadeiras e jogos:
Brincadeira rítmica e expressiva
Ao som da música “Formiga”, os estudantes devem cantar e dançar, identificando partes do seu próprio corpo.
FORMIGUINHA
Fui ao mercado comprar café
E a formiguinha subiu no meu pé
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar batata roxa
E a formiguinha subiu na minha coxa
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar melão
E a formiguinha subiu na minha mão
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar jerimum
E a formiguinha subiu no meu bumbum
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar um giz
E a formiguinha subiu no meu nariz
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
ESCRAVOS DE JÓ
O jogo “Escravos de Jó” tem o formato de uma cantiga de roda que exige habilidades de agilidade e concentração. 
Como jogar:
Organizados em uma roda, os estudantes permanecem parados, podendo, inclusive, ficar sentados, com um objeto (um copo, uma caneca e/ou uma pedrinha etc.) – igual para todos – na mão direita. Ao ritmo da música, iniciam a brincadeira de passar o objeto que têm na mão direita para o vizinho da direita, e receber com a mão esquerda o objeto do vizinho da esquerda, trocando-o rapidamente de mão. Quando a letra diz “zigue-zigue-zá”, o objeto é retido na mão direita e só é passado para a pessoa da direita na última palavra.
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escravos_de_J%C3%B3
BATATA QUENTE
A brincadeira “Batata Quente” é um jogo recreativo sem um limite certo de participantes, embora, usualmente, se considere ideal dividir a sala em grupos de até 7 integrantes. 
Como jogar:
Ao som de uma música, os estudantes devem passar uma caixa com perguntas. Quando a música parar, o estudante que estiver com a caixa deverá retirar uma pergunta de dentro dela. Se o estudante acertar a pergunta, a brincadeira continuará; porém, se o estudante errar, deverá “pagar uma prenda”. Se o estudante que errar não “pagar a prenda”, ele sairá do jogo. Alternativamente, ao uso da música, um estudante deverá ser escolhido para ficar de costas para o grupo, repetindo versos, tais como “Batata quente, quente, quente, quente… Queimou!”. Esse participante poderá ser o professor.
Professor, podem ser colocadas perguntas relacionadas ao conteúdo da aula, como forma de contribuir para que os estudantes conheçam elementos e movimentos ginásticos. Além disso, a “prenda” a ser “paga” também pode ser um movimento ginástico a ser realizado.
Professor, em vez de excluir um estudante da brincadeira – para manter o princípio da inclusão –, quem não realizar a prenda deve, obrigatoriamente, chamar a ajuda de um(a) colega para fazerem juntos ou ajudar o estudante a fazer.

Continue navegando