Buscar

fencios-110506204737-phpapp02

Prévia do material em texto

Fenícios
Os maiores navegadores da antiguidade
Localização geográfica
Vista aérea da cidade de Beirute, atual capital do Líbano, que, com uma pequena parte da Síria, compunha a Fenícia. Os fenícios mantinham intenso comércio com suas colônias, que serviam também como locais de abastecimento dos navios, e circulavam por todo o Mediterrâneo, cruzando o estreito de Gibraltar e chegando próximo à Inglaterra.
Curiosidades ponto com
Eram chamados pelos gregos, de Phoinix (vermelho), o que mais tarde passou a ser fenício. 
Existem duas razões possíveis para que fossem chamados de vermelhos ou por possuírem pele bronzeada ou uma homenagem ao produto dos fenícios mais requisitado, a púrpura, substância usada para tingir tecidos extraída do molusco múrex. Essa substância fazia sucesso naquela época porque só existiam roupas com cores entre o preto, o branco e o cinza. Sair de vermelho era status de poder, nobreza. 
Os fenícios transformavam pequenas aldeias em grandes cidades devido ao comércio fervilhante. Na Síria, havia a cidade de Ugarit, atual cidade de Ras-Shamia. No Líbano, havia Tiro (que ainda conserva este nome) e Biblos, atual cidade de Jubeil. No norte da África (atual Tunisia) ficava Cartago. 
Cartago foi a cidade fenícia de maior importância histórica por ter desafiado inclusive os grandes impérios como o romano
Organização social e política
Cidades- Estado – cada cidade possuía um rei, cujo poder era hereditário.
Os reis faziam a política da “boa vizinhança”: pagavam tributos aos povos vizinhos para evitar conflitos e garantir a livre circulação de mercadorias.
Permitiam que estrangeiros se estabelecessem nas terras de suas cidades, desde que pagassem tributos.
A sociedade era hierárquica: os mais poderosos eram os ricos comerciantes.
Por que os fenícios se dedicaram ao comércio marítimo?
A região onde os fenícios se fixaram era rica em portos naturais e uma madeira boa para a construção de barcos: o cedro do Líbano.
A soma desses ingredientes, mais o fato de as terras da região não serem suficientes à produção agrícola, levou os fenícios a se tornarem os maiores comerciantes marítimos da antiguidade.
Por que os fenícios desenvolveram um alfabeto?
O comércio exigia agilidade nos registros, daí a criação de um alfabeto fonético com 22 letras.
O legado cultural dos fenícios
Os fenícios não foram povos originais ou criativos: absorviam e copiavam a cultura de todos os povos com os quais mantiveram contato.
A maior contribuição dos fenícios reside na criação de um sistema de escrita que cada símbolo (letra) possui um som.
Esse alfabeto foi adotado por gregos e romanos, que após algumas modificações, chegou até nós!

Continue navegando