Buscar

MAPA - Administração voltada a Saude Publica

Prévia do material em texto

M.A.P.A. – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	Acadêmico(a): Alessandra Bueno de Carvalho
	R.A.: 22275273-5 
	Curso: Gestão da Saúde Pública
	Disciplina: Administração Voltada à Gestão Pública
	Professor(a): Renan Carlos Klichowski
	Valor da atividade: 
	Prazo: 07/07/2023
Instruções para Realização da Atividade
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos será zerado;
4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado; 
6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
7. Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias e atendimento às normas ABNT.
8. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!
LEIA ATENTAMENTE: 
Orçamento Secreto
Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional o chamado “orçamento secreto”, como ficaram conhecidas as emendas de relator ao Orçamento Geral da União. O julgamento foi concluído, com seis votos pela inconstitucionalidade e cinco votos divergentes, com entendimentos diversos entre si. O “orçamento secreto” consiste no uso ampliado das emendas do relator-geral do orçamento, para efeito de inclusão de novas despesas públicas ou programações no projeto de lei orçamentária anual da União. Em seu voto, a relatora afirmou que as emendas RP-9 violam os princípios constitucionais por serem anônimas, sem identificação do proponente e clareza sobre o destinatário.
Pela decisão majoritária da Corte, esse tipo de prática orçamentária foi declarado incompatível com a ordem constitucional brasileira, e as emendas do relator-geral devem se destinar, exclusivamente, à correção de erros e omissões. Por fim, o STF decidiu que todas as áreas orçamentárias e os órgãos da administração pública que empenharam, pagaram e liquidaram despesas por meio dessas emendas, nos exercícios financeiros de 2020 a 2022, devem publicar os dados referentes aos serviços, obras e compras realizadas. Também devem ser identificados os respectivos solicitadores e beneficiários, de modo acessível, claro e fidedigno, no prazo de 90 dias. Em 2022, o uso desse tipo de emenda chegou ao montante de R$ 16,5 bilhões, e R$ 19,4 bilhões haviam sido reservados para este fim no orçamento de 2023.
Fonte: adaptado de STF julga orçamento secreto inconstitucional. Disponível em: 
<https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=499330&ori=1>. Acesso em: 24 maio 2023.
 O texto apresenta uma situação real na qual a verba pública é destinada a finalidades, que até poderiam ser consideradas legais, mas que por serem anônimas, ou seja, não serem assinadas por nenhum deputado e sem nenhum tipo de transparência, podem ferir os Princípios Básicos da Administração Pública, conforme artigo 37 da Constituição brasileira.
Nesse sentido, responda:
a) Analise o texto e indique no mínimo dois Princípios Básicos da Administração Pública que podem ser violados em uma ação de “orçamento secreto”, indicando o porquê dessa violação.
Resposta: Princípio da publicidade, onde a administração não presta esclarecimentos sobre onde o valor foi gasto e com “o que” foi gasto, para garantir a transparência de seus atos.
Principio da moralidade, onde a administração deve atender a lei, a moral e a equidade, e ter deveres de uma boa e honesta administração.
b) Para que sejam superadas possíveis ilegalidades, explique como você indicaria formas para dar maior transparência ao “orçamento secreto”. Para esta resposta, utilize no mínimo cinco linhas.
Resposta: Prestar esclarecimentos aos cidadãos e órgãos competentes a respeito de todo orçamento, mostrar onde está sendo investido, pra que está sendo investido, quem recebera o valor, como será feito esse pagamento, e sempre ter todos os passos documentados para uma possível prestação de contas. E também deve sempre publicar em meios oficiais para uma divulgação a todos os cidadãos, para que haja transparência em todas as ações dos administradores.
c) Crie um mapa mental relacionado aos Princípios Básicos da Administração Pública (artigo 37 da Constituição Federal brasileira), destacando a ideia principal deste exercício que evidenciou.
Resposta: 
Elaborado pelo autor (2023)
Bons estudos! 
Alguns cuidados importantes.
- Utilize, obrigatoriamente, o formulário padrão.
- Responda todas as etapas propostas na atividade, conforme a estrutura do Formulário Padrão.
- Anexe seu arquivo no espaço da atividade MAPA e clique em "Responder".
- Vídeo Explicativo: Vídeo Explicativo - MAPA - YouTube
- Vídeo e apoio sobre MAPA MENTAL: MAPAS MENTAIS: O que é, Para que serve e Como fazer (Guia passo a passo) - YouTube
52 | 2023
image1.gif
image2.png

Continue navegando

Outros materiais