Buscar

PROVA TGP

Prévia do material em texto

1. (OAB/Exame Unificado – 2008.1) No que se refere às provas, adota-se, no CPC, o sistema:
(A) Das ordálias. 
(B) Da livre convicção (ou íntimo ou moral). 
(C) Do livre convencimento motivado.
(D) Da prova legal. 
2. (OAB/Exame Unificado – 2019.1) João Paulo faleceu em Atibaia (SP), vítima de um ataque cardíaco fulminante. Empresário de sucesso, domiciliado na cidade de São Paulo (SP), João Paulo possuía inúmeros bens, dentre os quais se incluem uma casa de praia em Búzios (RJ), uma fazenda em Lucas do Rio Verde (GO) e alguns veículos de luxo, atualmente estacionados em uma garagem em Salvador (BA). 
Neste cenário, assinale a opção que indica o foro competente para o inventário e a partilha dos bens deixados por João Paulo. 
(A) Os foros de Búzios (RJ) e de Lucas do Rio Verde (GO), concorrentemente.
(B) O foro de São Paulo (SP).
(C) O foro de Salvador (BA). 
(D) O foro de Atibaia (SP). 
3. (OAB/Exame Unificado – 2013.2) Os critérios relativos de fixação de competência podem ser alterados pela ocorrência de alguns fenômenos processuais. Uma das situações que pode levar à modificação da competência, quando fixada com base em critérios relativos, é a ocorrência da chamada continência. 
Assinale a alternativa que descreve, corretamente, continência. 
(A) Fenômeno que ocorre entre duas ou mais ações, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir.
(B) Fenômeno que ocorre entre duas ou mais ações quando há identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras. 
(C) Fenômeno que ocorre entre duas ou mais ações quando há entre elas identidade de partes, de causa de pedir e de pedido e todas tramitam em diferentes juízos simultaneamente.
(D) Fenômeno que ocorre entre duas ou mais ações quando possuem pedidos que, somados, não ultrapassam o valor de sessenta salários mínimos. 
4. (OAB/Exame Unificado – 2011.3.B) O juiz da 1a Vara Cível da Comarca X declarou sua incompetência absoluta para o julgamento de uma causa e determinou a remessa dos autos para a Justiça do Trabalho. O processo foi distribuído para a 1a Vara do Trabalho da mesma Comarca, que suscitou conflito de competência. 
Qual é o órgão competente para resolver o conflito? 
(A) Tribunal Superior do Trabalho. 
(B) Tribunal de Justiça do Estado onde os juízos conflitantes estão localizados.
(C) Supremo Tribunal Federal.
(D) Superior Tribunal de Justiça. 
5. (OAB/Exame Unificado – 2013.1) A respeito da capacidade processual, assinale a afirmativa correta. 
(A) Os municípios serão representados em juízo, ativa e passivamente, pelo Prefeito ou pelo procurador.
(B) O juiz, de plano, deverá extinguir o processo sem resolução do mérito, ao verificar a incapacidade processual ou a irregularidade da representação das partes. 
(C) O juiz dará curador especial ao réu preso, bem como ao réu citado por hora certa, por edital ou por meio eletrônico.
(D) A citação dos cônjuges nas ações que versem sobre direitos reais imobiliários é prescindível. 
6. Assinale verdadeiro ou falso para afirmativa a seguir: 
“O princípio do Devido processo legal é uma norma fundamental do Direito que garante que os atos processuais se realizem em conformidade à lei vigente”
(a)	Verdadeiro
(b)	Falso
7. Assinale verdadeiro ou falso para afirmativa a seguir: 
“O princípio do duplo grau de jurisdição resguarda os direitos de revisão e de reforma das decisões tomadas pelos órgãos do Poder Judiciário, monocráticos ou colegiados, quando no exercício da jurisdição em competência originária.”
(a)	Verdadeiro
(b)	Falso
8. Day, em decorrência de diversos problemas conjugais, decidiu divorciar- se de Rodrigo Vai. Assim, em virtude da resistência de Rodrigo, Day precisou propor ação de divórcio litigioso. Distribuída a ação, o juiz determinou a emenda da petição inicial, ante a ausência de cópia da certidão de casamento. Diante da situação hipotética narrada, assinale a afirmativa correta. 
A) Ausente o documento indispensável à propositura da ação, a petição inicial deve ser indeferida de plano. 
B) Ausente o documento indispensável à propositura da ação, a parte autora deve ser intimada para emendar ou completar a inicial no prazo de 5 (cinco) dias. 
C) Ausente o documento indispensável à propositura da ação, a parte autora deve ser intimada para emendar ou completar a inicial no prazo de 15 (quinze) dias. 
D) Ausente o documento indispensável à propositura da ação, resta configurada a hipótese de improcedência liminar do pedido. 
9. O artigo 2º do Código de Processo Civil, Lei 13.105/2015, dispõe:
O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve por impulso oficial, salvo as exceções previstas em lei.
Nesse dispositivo encontra-se retratado o seguinte princípio:
a)	Boa-fé processual 
b)	inércia da jurisdição.
c)	juiz natural da causa.
d)	imparcialidade do juiz.
e)	inafastabilidade do poder jurisdicional.
10. Os parâmetros de início da contagem do prazo prescricional – a partir da violação do direito subjetivo – vêm sendo contestados jurisprudencialmente. Isso porque cresce na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça a ideia de que o prazo deve ter início a partir do conhecimento da violação ou lesão ao direito subjetivo. Esta visão tem como base o (a):
a) Princípio da boa-fé objetiva.
b) Princípio da proporcionalidade.
c) Teoria da aparência.
d) Teoria da inexistência do negócio jurídico.
e) Teoria da actio nata subjetiva.
11. Acerca da vigência das leis e da vacatio legis, assinale a opção correta.
a) Vacatio legis consiste no intervalo de tempo existente entre o momento da aprovação de lei pelo Poder Legislativo e o início de sua vigência.
b) O legislador poderá determinar prazo específico de vacatio legis.
c) O legislador poderá determinar a vigência imediata de norma jurídica a partir de sua aprovação pelo Congresso Nacional.
d) Na ausência de manifestação do legislador, o prazo de vacatio legis será de 90 dias no território nacional.
e) O prazo de vacatio legis da lei brasileira, quando esta for admitida, será de 30 dias nos Estados estrangeiros.
12. Os princípios processuais da inércia da jurisdição, da isonomia e da primazia do mérito significam, respectivamente, que o Judiciário: 
a) só age, como regra, quando provocado pelas partes; deve o juiz tratar as partes com igualdade no processo; e deve, o juiz, priorizar a prestação da jurisdição julgando o mérito da ação, sempre que for possível suprindo e sanando irregularidades processuais.
b) age com menos eficiência do que deveria, mostrando-se inerte; o juiz deve tratar as partes com igualdade; e o juiz deve julgar com prioridade o mérito, sanando as irregularidades processuais sempre que possível.
c) só age quando provocado pelas partes; deve o juiz tratar as partes com base na lei, observando o contraditório e a ampla defesa; e somente quem tem mérito deve vencer o processo, não se permitindo privilégios a ninguém por sua condição pessoal.
d) deve vencer sua inércia, visando a tornar-se mais eficiente, em prol da sociedade; deve o juiz tratar as partes com igualdade; e o mérito do pedido deve prevalecer, devendo o juiz suprir e sanar irregularidades em qualquer ocasião.
e) só age, como regra, quando provocado pelas partes; o juiz deve ser imparcial e observar o contraditório e a ampla defesa; e o pedido de maior mérito deve ser julgado procedente pelo juiz.
13. O réu que não contestar tempestivamente os fatos a ele imputados pelo autor na inicial será considerado revel e os referidos fatos serão presumidos verdadeiros, ainda que o litígio verse sobre direitos indisponíveis.
a) Verdadeiro 
b) Falso
14. Ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos fins sociais e às exigências do bem comum, resguardando e promovendo a dignidade da pessoa humana e observando os princípios abaixo, exceto:
a) Proporcionalidade.
b) Razoabilidade.
c) Legalidade.
d) Eficiência.
e) Supremacia do acordado sobre o legislado.
15. A respeito da parte geral do Código de Processo Civil de 2015 e das suas normas fundamentais, assinale a alternativa correta:
a)	carga dinâmicada prova.
b) substanciação.
c) asserção.
d) exposição.
e) causa madura.
16. Sobre o princípio do juiz natural, é correto afirmar:
•	
a) faz referência à necessidade dos magistrados serem brasileiros, natos ou naturalizados.
•	b) tem relação com a prerrogativa de foro para determinadas pessoas, em razão do cargo ou função que ocupam.
•	C)garante que o juiz que primeiro conhecer a causa deve necessariamente julgá–la.
d) dispõe sobre a forma de promoção dos juízes, por antiguidade ou por merecimento.
e) está ligado à competência jurisdicional, imparcialidade do órgão julgador e vedação aos tribunais de exceção.
17. (OAB/Exame Unificado – 2008.1) No que se refere às provas, adota-se, no CPC, o sistema:
(A) Das ordálias. 
(B) Da livre convicção (ou íntimo ou moral). 
(C) Do livre convencimento motivado.
(D) Da prova legal. 
18. Assinale verdadeiro ou falso para afirmativa a seguir: 
“O princípio do Devido processo legal é uma norma fundamental do Direito que garante que os atos processuais se realizem em conformidade à lei vigente”
(a)	Verdadeiro
(b)	Falso
19. (OAB/Exame Unificado – 2019.1) João Paulo faleceu em Atibaia (SP), vítima de um ataque cardíaco fulminante. Empresário de sucesso, domiciliado na cidade de São Paulo (SP), João Paulo possuía inúmeros bens, dentre os quais se incluem uma casa de praia em Búzios (RJ), uma fazenda em Lucas do Rio Verde (GO) e alguns veículos de luxo, atualmente estacionados em uma garagem em Salvador (BA). 
Neste cenário, assinale a opção que indica o foro competente para o inventário e a partilha dos bens deixados por João Paulo. 
(A) Os foros de Búzios (RJ) e de Lucas do Rio Verde (GO), concorrentemente.
(B) O foro de São Paulo (SP).
(C) O foro de Salvador (BA). 
(D) O foro de Atibaia (SP). 
20. (OAB/Exame Unificado – 2011.3.B) O juiz da 1a Vara Cível da Comarca X declarou sua incompetência absoluta para o julgamento de uma causa e determinou a remessa dos autos para a Justiça do Trabalho. O processo foi distribuído para a 1a Vara do Trabalho da mesma Comarca, que suscitou conflito de competência. 
Qual é o órgão competente para resolver o conflito? 
(A) Tribunal Superior do Trabalho. 
(B) Tribunal de Justiça do Estado onde os juízos conflitantes estão localizados.
(C) Supremo Tribunal Federal.
(D) Superior Tribunal de Justiça.

Continue navegando