Buscar

521074

Prévia do material em texto

ETAPA ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
Constelações e Mapas Celestes
5o ANO
AULA 6 – 4o BIMESTRE
CIÊNCIAS
CONTEÚDO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
O movimento aparente das estrelas no céu, orientação e utilização de mapas celestes para observação do céu.
Entender o movimento aparente das estrelas no céu noturno;
Conhecer formas de se orientar, apoiando-se nas estrelas e constelações; 
Entender como utilizar cartas ou mapas celestes e aplicativos para observação do céu.
Constelações e mapas celestes
As estrelas se movem no céu?
Explique a seu colega o porquê de sua resposta! 
PARA COMEÇAR
Esfera celeste
Em Astronomia, o céu é idealizado como uma grande esfera imaginária, a esfera celeste. Nesta esfera, localizamos os corpos celestes, como as estrelas.
PARA COMEÇAR
Movimento aparente das estrelas
Para um observador, a esfera celeste gira no sentido contrário ao do movimento de rotação da Terra. A Terra gira de oeste para leste, enquanto a esfera celeste gira de leste para oeste.
Movimento da esfera celeste de leste para oeste 
http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/anima/index.html 
O QUE É?
Sendo assim, o movimento aparente das estrelas é o movimento da esfera celeste, que acontece no sentido de leste para oeste. Isto quer dizer que as estrelas nascem do lado leste e se põem do lado oeste.
No céu noturno, quando se olha para o céu em direção dos polos celestes é possível ver estrelas que se movimentam em torno deles, formando uma trajetória circular.
O QUE É?
POLO CELESTE
O QUE É?
https://www.youtube.com/watch?v=qVW1-QUGqkU&t=6s 
O QUE É?
Devido ao movimento aparente das estrelas ao longo da noite, sabemos que as estrelas não estão sempre na mesma posição.
No entanto, há mudanças, também, ao longo do ano. À medida que a Terra gira em torno do Sol, muda a parte do céu que está acima do horizonte durante a noite.
A cada dia, a Terra se move, aproximadamente, 1º em sua órbita. Como reflexo disso, se, no início da noite, observarmos a mesma estrela em meses sucessivos, veremos que, a cada dia, ela nasce, aproximadamente, 4 min mais cedo do que no dia anterior. 
O QUE É?
Em 15 dias, ela já estará nascendo e se pondo 1 h mais cedo.
Devido a isso, o céu visível em uma determinada data à meia-noite, 15 dias mais tarde será visível às 23h e, depois de mais 15 dias, às 22 h e assim por diante. No ciclo de um ano, as estrelas voltam a ocupar a mesma posição no céu à mesma hora do dia. 
O QUE É?
As estrelas eram usadas para marcar o tempo, em virtude do movimento aparente que acontece durante a noite e ao longo do ano. 
As estrelas ajudavam a marcar o tempo
O QUE É?
https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/milky-way-reflecting-in-seasonal-pond-at-9-000-imagem-royalty-free/541408660?phrase=estrelas&adppopup=true
Você sabia que o céu, no hemisfério norte e no hemisfério sul, é diferente? Assim, a forma de orientação também é diferente!
No hemisfério norte, nos localizamos pela estrela polar, que faz parte da constelação da Ursa Menor. Ela, portanto, indica o norte.
Já no hemisfério sul, a orientação se dá pela constelação Cruzeiro do Sul, que tem a forma de cruz, e o seu “braço maior” aponta para a direção sul.
Como as estrelas ajudam a nos orientarmos?
O QUE É?
Junto com seu colega, escreva uma curiosidade, nos quadrinhos abaixo, sobre o que você aprendeu sobre movimento aparente das estrelas. 
PRATICANDO
CORREÇÃO
A critério do estudante
Junto com seu colega, escreva uma curiosidade, nos quadrinhos abaixo, sobre o que você aprendeu sobre movimento aparente das estrelas. 
PRATICANDO
Se eu quero observar estrelas ou encontrar uma constelação, o que podemos usar para encontrá-las, já que elas mudam de posição?
O QUE É?
Carta ou mapa celeste é uma representação gráfica do céu, que retrata a extensão das 88 constelações existentes, determinando as posições das estrelas, galáxias e constelações — ou estrelas fixas — no céu noturno. 
A carta celeste mostra como esse mapa é visto de um determinado lugar e, assim, pode-se mapear as posições dos planetas, da Lua e de outros objetos celestes, como cometas e asteroides.
Mapa celeste
O QUE É?
Que os mapas celestes eram usados utilizados para registrar a passagem de tempo, as estações do ano e para determinar os ciclos de plantação e colheita?
Até o início do século 20, os mapas eram importantes, também, para a navegação marítima, na confecção do calendário e no planejamento da atividade econômica.
Você sabia?
O QUE É?
Mapas celestes
Os mapas celestes são bem antigos. O mais antigo do qual se tem notícia é o Mapa Celeste de Dunhuang, produzido na China. 
O mapa estelar da constelação de Órion é muito conhecido. Essa constelação é notável pela presença de muitas estrelas brilhantes e sua figura é fácil de reconhecer. 
O QUE É?
Mapas celestes
Uma carta celeste pode ser retangular, muito útil se a localização do observador estiver a uma mesma distância, tanto até o norte quanto até o sul, para que não haja deformações.
Outra forma é o gráfico da abóbada celeste observável em uma superfície redonda. Neste, não há deformações, mas é preciso que haja vários desses mapas para acompanhar o movimento das estrelas ao longo de uma noite.
O QUE É?
Mapas celestes
Existe ainda a carta celeste giratória, de formato circular e que é acomodada em uma máscara. Pela variação de sua posição em relação à máscara, obtém-se a posição dos astros momento a momento.
Com o avanço da ciência e da tecnologia para medir a passagem do tempo e se localizar, os aplicativos e softwares passaram a produzir, em tempo real, um mapa do céu para qualquer local do planeta.
O QUE É?
Mapas celestes
Para utilizar um mapa celeste é preciso encontrar seu centro, pois esse coincide com a Zênite.
Zênite: ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste, acima da cabeça do observador. A vertical do lugar é definida por um fio a prumo.
O QUE É?
Aplicativos e softwares
Há vários aplicativos para celular e softwares para computador que são mapas celestes.
Um deles é o Stellarium, que dispõe de uma versão para ser usada online; uma outra, para baixar em computadores e notebooks; e uma terceira, para os smartphones (celular).
A vantagem do software é que ele é livre e gratuito e mais fácil de utilizar que as cartas ou mapas impressos.
Com ele, você pode ajustar o local, a data e a hora, permitindo saber, exatamente, a localização das estrelas, constelações e outros corpos celestes no momento da sua observação.
O QUE É?
Stellarium na versão web, para ser usado online.
https://stellarium-web.org/
O QUE É?
Junto com seu colega, complete o mapa mental ao lado, sobre o que pode ser retratado no mapa celeste!
MAPA CELESTE
PRATICANDO
MAPA CELESTE
CORREÇÃO
Constelações
Posição Planetas
Posição Estrelas
Lua
Cometas
Asteroides
Satélites 
Galáxias
Junto com seu colega, complete o mapa mental ao lado, sobre o que pode ser retratado no mapa celeste!
PRATICANDO
Faça um resumo para explicar o movimento aparente das estrelas e como os mapas celestes podem ajudar na observação do céu noturno.
SISTEMATIZANDO 
Movimento aparente das estrelas é o movimento da esfera celeste que acontece no sentido de leste para oeste;
Mapas ou cartas celestes são registros gráficos do que podemos observar no céu;
As estrelas eram usadas para marcar o tempo, em virtude do movimento aparente que acontece durante a noite e ao longo do ano. Mas quem se move é a Terra!
O QUE APRENDEMOS HOJE?
Faça uma pesquisa e registre, abaixo, o que você aprendeu sobre os mapas celestes. Não se esqueça de conversar com seu professor e colegas!
APROFUNDANDO 
CORREÇÃO
A critério do estudante.
Faça uma pesquisa e registre, abaixo, o que você aprendeu sobre os mapas celestes. Não se esqueça de conversar com seu professor e colegas!
APROFUNDANDO 
Assinale as alternativas corretas:
Os mapas celestes eram usados utilizados para:
registrar a passagem de tempo. 
organizar oespaço.
marcar as estações do ano. 
orientar voo dos aviões.
determinar os ciclos de plantação e colheita.
APROFUNDANDO 
Assinale as alternativas corretas:
Os mapas celestes eram usados utilizados para:
registrar a passagem de tempo. 
organizar o espaço.
marcar as estações do ano. 
orientar voo dos aviões.
determinar os ciclos de plantação e colheita.
CORREÇÃO
APROFUNDANDO 
Slides 4, 5 e 6: PICAZZIO, E. O céu que nos envolve. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/plc/plc0005/impressos/plc0005_01.pdf. Acesso em: 02 jun. 2023.
ROMEU, M. C. INTRODUÇÃO à Astronomia – Aula 03: Coordenadas, a Terra e a Lua. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/SOLAR_2/Curso_de_Graduacao_a_Distancia/LFIS/I_a_P/Introducao_a_Astronomia/aula_03/01.html. Acesso em: 02 jun. 2023. 
Slide 7: O movimento aparente das estrelas e planetas. EstudyAndo, s.d. Disponível em: https://pt.estudyando.com/o-movimento-aparente-de-estrelas-e-planetas/. Acesso em: 02 jun. 2023.
Slides 6 a 8 : file:///C:/Users/SEDUC/Desktop/plc0005_01.pdf 
Slide 9: REVISTA CHC. Ano 22, Nº 203. Especial astronomia. Disponível em: https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_203.pdf. Acesso em: 02 jun. 2023. 
O Planisfério. UFRGS, s.d. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/gttp/planisferio/Planisfe.htm. Acesso em: 02 jun. 2023. 
Slides 13 e 14: FUENTES, P. A culpa é das estrelas: como a evolução dos mapas estelares mudou nosso entendimento sobre universo. Jornal do Campus, 14 jul. 2022. Disponível em: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2022/07/a-culpa-e-das-estrelas-como-a-evolucao-dos-mapas-estelares-mudou-nosso-entendimento-sobre-universo/. Acesso em: 02 jun. 2023.
Slide 17: MAULER, M. Astronomia: Mapas Celestes. Disponível em: https://galaxiasdoconhecimento.com.br/_htastro/astro-003-mapas-celestes.html. Acesso em: 02 jun. 2023.
Slides 18 e 19: JUSTINIANO, A.; BOTELHO, R. Construção de uma carta: um recurso didático para o ensino de Astronomia nas aulas de Física. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/PHdnwSFMdLRjHK4CbZhM59N/?lang=pt. Acesso em: 02 jun. 2023.
REFERÊNCIAS
Lista de imagens e vídeos
Slide 3: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/constellation-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/165546499 
Slide 4: http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/SOLAR_2/Curso_de_Graduacao_a_Distancia/LFIS/I_a_P/Introducao_a_Astronomia/aula_03/01.html
Slide 5: http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/anima/index.html 
Slide 7: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/starry-night-on-the-tuscan-hills-imagem-royalty-free/162959172 
Slide 8: CIÊNCIAS, Casa das. Movimento aparente de rotação da esfera celeste. YouTube, 28 fev. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qVW1-QUGqkU&t=6s. Acesso em: 02 jun. 2023. 
Slide 11: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/milky-way-reflecting-in-seasonal-pond-at-9-000-imagem-royalty-free/541408660?phrase=estrelas&adppopup=true
Slides 13 e 14: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/magnifier-flat-icon-vector-illustration-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/829878366 
REFERÊNCIAS
Lista de imagens e vídeos
Slide 16: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/constellations-and-stars-abstract-background-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1012273288 
Slide 18: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/orion-constellation-on-transparent-background-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1284299601 
Slide 20: https://galaxiasdoconhecimento.com.br/_htastro/astro-003-mapas-celestes.html
Slide 21: https://4.bp.blogspot.com/-ZuChQky8SAc/TcvunTAFh9I/AAAAAAAAAO8/GDCayvh4Xww/s1600/ilumina%25C3%25A7%25C3%25A3o%2B-%2Bzenite.jpg 
Slide 23: https://stellarium-web.org/ 
Slide 26: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/kid-explain-to-friend-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1278749319 
Slide 27: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/boy-doing-homework-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1127069157 
Slides 30 e 31: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/questionnaire-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1322310968
REFERÊNCIAS

Continue navegando