Buscar

Direito do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria dos bancários estabelece que o empregado que trabalhar além da jornada legal, será remunerado com o adicional de 60%, nas primeiras 20 horas extras feitas no mês e a partir daí, remuneradas na base de 70%. Pergunta-se: o empregado que trabalha em uma empresa de metalurgia que não possui convenção coletiva de trabalho, se trabalhar além da jornada, qual o percentual a receber?
No mínimo 30%
50%
No mínimo 50%
No mínimo 20%
No mínimo 60%
Explicação:
Gabarito: Item B
Explicação:Jornada de Trabalho. A jornada de trabalho é o período estabelecido no contrato da empresa que deve ser cumprido pelo empregado. A CLT prevê a quantidade máxima de 8 horas diárias, um total de 44 horas semanais, desde que não seja definido outro horário específico.
Possibilidade de aumento na carga horária se limita a duas horas adicionais por dia, sob a condição de umpagamento adicional de, no mínimo, 50% No Brasil, a maioria dos empregados é contratada pelo regime de CLT. Isso faz com que a jornada máxima permitida seja de oito horas diárias e 44 .
2. Crodoaldo Valério, estilista, recebeu aumento salarial e passou a receber R$ 1.220,00. Ao analisar o texto abaixo chegou a conclusão que o acréscimo foi decorrente das regras contidas fixado no mural da empresa com os seguintes dizeres: SINDICATO DOS OFICIAIS ALFAIATES, COSTUREIRAS E TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS DE CONFECCAO DE ROUPAS E DE CHAPEUS DE SENHORAS DE SAO PAULO E OSASCO , CNPJ n. 62.812.573/0001-77, neste ato representado por seu Presidente, Sra. EUNICE CABRAL; e SINDICATO DA INDÚSTRIA DO VESTUARIO MASCULINO NO EST.DE S.PAULO., neste ato representado por seu Presidente, Sr. ANTONIO VALTER TROMBETA; celebram a(o) presente _________________, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes: ... CLÁUSULA TERCEIRA - SALÁRIO NORMATIVO: Fica assegurado para os empregados, à exceção do menor aprendiz, na forma da lei, um salário normativo que obedecerá aos seguintes critérios: piso de R$ 1.220,00 (um mil duzentos e vinte reais) mensais, para os funcionários considerados como diferenciados, a saber, costureira-piloteira, encaixador-riscador, cortador (operador de máquina de corte), operador de cad-cam, estilista e modelista. Crodoaldo não sabe o nome técnico deste documento, mas, podemos afirmar que este documento trata-se de:
Acordo coletivo
Dissídio
Processo judicial
Convenção coletiva de trabalho
Acordo individual
3. A ASSOCIAÇÃO DAS PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS QUE TEM ATIVIDADES ECONÔMICAS OU PROFISSIONAIS, VISANDO A DEFESA DOS INTERESSES COLETIVOS E INDIVIDUAIS DE SUES MENBROS OU DA CATEGORIA É:
CATEGORIA
SINDICATO
CATEGORIA ECONÔMICA
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
CATEGORIA PROFISISONAL
Explicação:
Gabarito: Item B.
Explicação: sindicato representativo da mesma categoria econômica ou profissional, ou profissão liberal, em uma dada base territorial.A Constituição Federal, ao dizer no Inciso III, do mesmo artigo 8º, que ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses individuais ou coletivos da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas, recepciona, de forma clara e indiscutível, tanto o critério adotado pela CLT na definição de categoria profissional, no artigo 511, como também corrobora as prerrogativas do sindicato contidas no artigo 513.
4. O artigo 8o da Consolidação das Leis do Trabalho dispõe: As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por eqüidade e outros princípios e normas gerais do direito, principalmente de direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público. De acordo com o texto:
os princípios do direito do trabalho podem ser utilizados como meio de evitar e retificar os efeitos indesejáveis da lei trabalhista.
a analogia e a eqüidade prevalecem sobre as fontes formais.
os enunciados do TST têm força vinculante.
os princípios gerais do direito do trabalho têm uma função integrativa do direito positivo, além de serem aplicáveis nos casos de lacuna da legislação.
os usos e costumes, por serem práticas reiteradas, podem ser contrários à lei.
Explicação:
Gabarito : Item C.
Explicação: 
	os princípios gerais do direito do trabalho têm uma função integrativa do direito positivo, além de serem aplicáveis nos casos de lacuna da legislação.
5. A liberdade Sindical tem em nosso Ordenamento Jurídico Brasileiro, no artigo 8º da nossa Constituição Federal que determina que é livre a Associação Profissional ou Sindical. Sendo que a liberdade Sindical engloba na realidade várias liberdades que, sistematizando, poderíamos dividir em:
dois grupos.
cinco grupos.
três grupos.
Sete grupos.
Dez grupos.
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: A definição de Liberdade Sindical engloba na realidade várias liberdades que, sistematizando, poderíamos dividir em três grupos: Quanto individuo,quanto ao grupo profissional e quanto ao Estado. Aula nº 07 , tela nº 04.
6. Com relação ao procedimento de greve, assinale a afirmativa INCORRETA:
O pagamento dos salários durante a greve será regulamentado por acordo com o empregador, ou por decisão judicial;
Antes de deflagrar uma greve, é obrigatória a tentativa de negociação entre os sindicatos;
Durante a greve, são assegurados aos grevistas, dentre outros direitos, o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve e, a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.
A greve deve ser anunciada com uma antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas e 72 (setenta e duas) horas, em se tratando de serviços essenciais;
E permitida a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como, a contratação de trabalhadores substitutos;
Explicação:
Gabarito: A
A afirmativa A está incorreta, pois, é proibida, a rescisão do contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos.
7. Em relação às normas coletivas de trabalho, é VERDADEIRO:
As partes que participam da convenção coletiva são o sindicato dos trabalhadores e uma ou mais empresas.
Os sindicatos representativos de categorias econômicas ou profissionais e as empresas, inclusive as que não tenham representação sindical, quando provocados, não podem recusar-se à negociação coletiva.
As partes que participam do acordo coletivo são o sindicato patronal e o sindicato dos trabalhadores.
Não será permitido estipular duração de Convenção ou Acordo superior a dez anos.
O sindicato não tem poder de negociação coletiva em nosso ordenamento jurídico.
8. O empregado que, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro, terá o seu contrato de trabalho
suspenso pelo prazo máximo de quinze dias, compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião, e a de volta, desde que não ultrapasse este prazo legal.
suspenso pelo tempo em que a reunião se realizar, não compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião e a de volta.
interrompido pelo tempo em que a reunião se realizar, não compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião e a de volta.
suspenso pelo tempo que se fizer necessário, compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião e a de volta.
interrompido pelo tempo que se fizer necessário, compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião e a de volta.

Continue navegando