Buscar

Papel dos Estados e Organismos Internacionais

Prévia do material em texto

2a SÉRIE
Aula 14 – 3º bimestre
Sociologia
Etapa Ensino Médio
Meio ambiente e o papel dos Estados e dos organismos internacionais
Organismos internacionais;
Acordos e tratados internacionais;
Estados e meio ambiente no contexto dos acordos e tratados internacionais.
Compreender o que são organismos internacionais e o papel que desempenham nas questões ambientais globais;
Entender a relevância de acordos e tratados internacionais para a resolução de problemas e controvérsias ambientais;
Discutir o papel dos Estados nacionais no âmbito dos tratados internacionais para o meio ambiente.
Conteúdo
Objetivos
(EM13CHS305) Analisar e discutir o papel e as competências legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis.
TODOS JUNTOS
3 MINUTOS
A respeito das problemáticas ambientais contemporâneas, o que você entende com a seguinte frase:
Compartilhe suas impressões com a turma.
PENSAR GLOBALMENTE
AGIR LOCALMENTE
Para começar
As questões ambientais muitas vezes ultrapassam fronteiras nacionais, envolvendo o conjunto dos países, blocos regionais e organismos internacionais, o que exige enorme esforço de articulação para solução dos muitos problemas globais. Nesse contexto, são estabelecidos e negociados princípios e diretrizes para o desenvolvimento sustentável do planeta, com impacto direto, inclusive, nas políticas públicas nacionais e na sociedade brasileira.
Vamos analisar uma situação-problema fictícia para entender o papel de atores como o Estado nacional e os organismos internacionais.
Foco no conteúdo
A Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA, na sigla em inglês), órgão decisório de mais alto nível do mundo sobre o meio ambiente, convocou os Estados-
-membros para a definição de medidas que obriguem países e empresas de todo o mundo a resolverem definitivamente o problema da poluição plástica nos oceanos, como a que afeta a Reserva Ambiental Sian Ka’na (vide aula anterior) e tantos outros lugares.
Na imagem, mergulhador em meio a uma “ilha” de plásticos no mar próximo à costa de Honduras, no Caribe
A situação…
Foco no conteúdo
O papel da UNEA
Como parte de um organismo internacional maior que é a Organização das Nações Unidas (ONU), no âmbito do Programa para o Meio Ambiente (UNEP), cabe à UNEA articular os 193 Estados-
-membros e definir as prioridades para as políticas ambientais globais e desenvolver leis ambientais internacionais.
Organismos Internacionais são “associações voluntárias de Estados soberanos, firmadas por um tratado internacional, que lhes garante personalidade jurídica autônoma, caráter estável, e que visam um propósito comum, através da cooperação internacional” (LIMA, 2022).
Os envolvidos…
Foco no conteúdo
O papel dos Estados-membros
No contexto da UNEA, cabe a cada Estado-membro contribuir com a construção de um sistema internacional de proteção e conservação ambiental. Assim, em escala global, os governos nacionais são responsáveis por aderir aos acordos e tratados internacionais de meio ambiente, como forma de colaboração nas campanhas transfronteiriças. Já em escala local, devem atuar na elaboração e na implementação de políticas e ações necessárias à efetivação, em seus territórios, das normas internacionais.
Cada um dos países que pertencem a uma organização internacional de países. No caso da ONU, são 193 países que fazem parte da organização. 
Os envolvidos…
Foco no conteúdo
O Tratado Internacional
O objetivo da reunião é criar um Tratado Internacional para o problema da poluição plástica nos oceanos. Isso pressupõe que as partes envolvidas (a ONU, por meio da UNEA, e os Estados-membros) concordem com os termos, as responsabilidades e os deveres os quais estarão obrigados a cumprir após a sua aprovação pela Assembleia.
Trata-se da “legítima e capaz manifestação da vontade de estados soberanos, ou organizações internacionais, que, negociando direitos e deveres entre si, os estipulam em regras escritas e formais para validade e eficácia plena” (GUIMARÃES, 2022).
O objetivo…
Foco no conteúdo
O problema…
Favoráveis
De um lado, estão os países que defendem a iniciativa e exigem a redução drástica da produção, da circulação e do consumo de plásticos, sobretudo os de uso único, bem como a maior fiscalização e responsabilização das empresas e dos governos que mais geram esse tipo de poluição, entre outros aspectos.
Contrários
Outros países são contra, pois temem os impactos econômicos e sociais que virão das restrições à produção e ao consumo de plástico e das políticas de controle e fiscalização mais rigorosos nas empresas. Alegam que tais medidas vão elevar os gastos públicos e privados e aumentar o desemprego.
Foco no conteúdo
A controvérsia envolve posições distintas acerca da necessidade de se criar uma governança ambiental global através da criação de um Tratado Internacional sobre a poluição plástica nos oceanos.
De um lado, prevalecem os interesses a favor de direitos ambientais. De outro, os interesses a favor de direitos econômicos.
Uma vez que a efetividade de qualquer ação global depende da adesão de todos os 193 Estados-membros das Nações Unidas, o desafio é, portanto, resolver a controvérsia. Por isso, debata com seus colegas: 
Como resolver essa controvérsia? 
É possível conciliar os interesses ambientais, econômicos e políticos?
O desafio…
10 MINUTOS
Na prática
Dificuldades para uma governança ambiental global
A questão ambiental, como no caso da poluição plástica, é um problema globalizado, na medida em que é difuso e afeta a todos. Para Ulrick Beck, o problema é que nem todos os países e sociedades estão totalmente globalizados, a ponto de acatarem toda e qualquer normativa internacional. Isto porque a globalização expressa “os processos, em cujo andamento os Estados nacionais vêem a sua soberania, sua identidade, suas redes de comunicação, suas chances de poder e suas orientações sofrerem a interferência cruzada de atores transnacionais”, o que cria resistências a uma governança ambiental global. (BECK, 1999, p. 30)
Foco no conteúdo
Rumo ao Tratado de verdade
Em 2 de março de 2022, foi aprovada na Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA-5), em Nairóbi, uma resolução pelo fim da poluição plástica, com o objetivo de que, até 2024, seja estabelecido um acordo internacional juridicamente vinculante, que abrangerá, entre outros aspectos, a produção, o design e o descarte de plásticos no mundo todo. A aprovação dessa resolução resulta de um longo processo histórico de iniciativas, leis e políticas internacionais sobre o ambiente marinho iniciado nos anos 1960.
Linha do tempo até a aprovação da Resolução
Reportagem sobre a aprovação da Resolução na UNEA-5
Foco no conteúdo
Na sua opinião, o que é preciso para que acordos internacionais, efetivamente, alcancem seus objetivos? 
Bastará a criação do Tratado sobre os Plásticos, por exemplo, para que pessoas, empresas e governos adotem práticas ambientais sustentáveis e o problema seja resolvido?
10 MINUTOS
TODOS JUNTOS
Analise as fontes anteriores e, em seguida, reflita: 
Na prática
A ação do Estado para o cumprimento de tratados internacionais relativos ao meio ambiente, no caso do Brasil, se dá no âmbito da estrutura federativa, ou seja, nas esferas do poder municipal, estadual e federal, cada qual com suas respectivas competências e responsabilidades. 
Considerando a expressão “pensar globalmente, agir localmente”, faça um levantamento sobre alguma ação (programa, projeto, política etc.) que o governo de sua cidade tem feito em relação ao meio ambiente e que esteja relacionada a algum tratado internacional. 
Aplicando
Organismos internacionais são instituições intergovernamentais que atuam em diversas frentes (ambiental, econômica, científica, humanitária etc.), reunindo em si ações de vários países sob um objetivo ou bem comum;
Entre outras ações, organismos internacionaiscomo a ONU articulam a construção de acordos e tratados internacionais, que estabelecem normas e condutas aos países sob determinado tema, assunto ou problemática global ou regional; 
Cabe aos Estados o cumprimento dos termos desses tratados em seus territórios.
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 99238
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
16
Slide 3 – LEMOV, Doug. Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2011. p. 301.
Slide 6 – LIMA, Clarisse Laupman Ferraz. Organizações internacionais: teoria geral. Enciclopedia jurídica da PUCSP. Tomo Direito Internacional, Edição 1, Fevereiro de 2022. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/498/edicao-1/organizacoes-internacionais:-teoria-geral. Acesso em: 10 jul. 2023. 
Slide 8 – GUIMARÃES, Antônio Márcio da Cunha. Tratados internacionais. Enciclopedia jurídica da PUCSP. Tomo Direito Internacional, Edição 1, Fevereiro de 2022. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/499/edicao-1/tratados-internacionais. Acesso em: 10 jul. 2023.
Slide 11 – BECK, Ulrich. O que é globalização: equívocos do globalismo, respostas à globalização. Tradução de André Carone. São Paulo: Paz e Terra, 1999. p. 30.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 5 – https://abre.ai/gqFb. Caroline Power.
https://www.findmespot.com/pt-br/spot-life/blog/posts/2019/um-mar-de-lixo,-e-isso-que-queremos-deixar-para-as
Slide 13 – https://abre.ai/gqFh. Jcomp/Freepik
https://br.freepik.com/fotos-gratis/jogando-uma-garrafa-de-plastico-pela-janela-do-carro_10991312.htm
Referências
Material 
Digital

Continue navegando