Buscar

070424 Sião Você funciona ou você flui

Prévia do material em texto

Você funciona ou você flui?
1 Samuel 16.14-23
Nem tudo que funciona flui. Funcionar é estar em atividade. Fluir é e emanar, é saber a origem de sua força. Tem gente que funciona e gente que flui. Tem gente que funciona, mas fluir e bem diferente. Quem só funciona chega uma hora que não se sustenta mais. Saul era rei, funcionou durante muito tempo, mas quem fluía era Davi, o escolhido após Deus tirar a unção de Saul. O reino de Israel continuou funcionando, até que Deus agiu e o fim foi trágico. Se preocupe em fluir antes de funcionar, porque para funcionar qualquer um serve, mas para fluir, só aqueles quem tem uma vida de intimidade. Muitas vezes insistimos no que funciona e não priorizamos o fluir. Deus tinha rejeitado Saul e escolhido Davi para reinar em seu lugar. Deus toma uma decisão que até o profeta não entende, mas sabia que Saul tinha sido reprovado por Deus. Deus retira o seu Santo Espírito da vida de Saul e coloca um espírito mal. Saul fica atormentado no palácio. Interessante é que tudo continua funcionando normalmente, os servos, as guerras, os rituais, os sacrifícios, mas o líder parou de fluir. Quando isso acontece os servos de Saul dão uma ideia de levar um tocador de harpa para tocar quando o espírito mal possuísse Saul. Possivelmente Saul estivesse simplesmente deprimido. O Espírito Santo tinha deixado ao Saul e Deus permitiu que um demônio o atormentasse como consequência da sua desobediência. De todos os modos Saul estava enlouquecendo, pelo qual tentou matar ao Davi. Davi é apresentado a Saul por seus servos e é listada várias habilidades de Davi como tocar harpa, porém a mais marcante é que o Senhor era com ele. Davi não funcionava somente, Davi fluía em Deus. As harpas eram instrumentos musicais populares nos dias do Saul, e sua música segue sendo conhecida por suas qualidades sedativos. As harpas mais singelas eram de só duas peças de madeira atadas entre si em ângulos. As cordas se estendiam entre as madeiras para dar à harpa uma forma triangular. As cordas simples podiam fazer-se com folhas de ervas retorcidas, entretanto as melhores cordas se faziam de intestinos secos de animais. As harpas podiam ter até quarenta cordas e soavam mais forte que os pequenos instrumentos de três ou quatro cordas chamados liras. Davi, conhecido por suas habilidades como pastor e sua valentia, era além disso um talentoso harpista e músico.
1 – Quem flui em Deus, não escolhe lugar para fluir
Davi fluía no campo, as também fluía no palácio. Quem anda com Deus não escolhe lugar para fluir. Quem quer viver um novo tempo, precisa estar conectado com Aquele que dá uma nova vida. Queremos um novo tempo, mas ainda não conseguimos viver o que está escrito! Queremos um novo tempo, mas não queremos seguir o caminho eterno! Davi vivia atrás das malhadas e fluía naquele ambiente. Quando não fluímos, muitas vezes colocamos a culpa no ambiente, nas circunstâncias, nas pessoas, na nossa condição. Davi tinha tudo para não fluir em Deus, se pensasse assim. Rejeitado por sua própria família, desprestigiado, exercendo uma atividade pouca prestigiada. Esquecido como filho. Mas, mesmo assim, ele dava a vida pelas ovelhas do pai que o esqueceu. Algo dentro precisa acontecer, algo dentro precisar mudar. Quando Jesus disse em João 7.38-39 sobre aqueles que creem nele do seu interior fluiriam rios da água viva, estava falado do Espírito Santo atuando na vida aqueles que creem! Você crê? Se você crer, a sua história de vida não poderá te impedir, os ambientes hostis não podem te impedir de fluir.
2 – É tempo de fluir um novo som
Quando Davi tocava a harpa o demônio deixava Saul. Sabe por que? Porque havia na melodia de Davi um som do céu! Um som diferente. A música na Bíblia serve para expressar louvor a Deus. Podemos dizer que a música produzida por Davi era a expressão da sua vida com Deus no campo. Era expressão de uma vida de intimidade com o Pai. Não é à toa que a maioria dos Salmos, que são canções foram escritas por Davi. A nossa vida precisa fluir um novo som! Nossa vida precisa fluir Deus. Nosso falar precisa expressar louvor a Deus, nosso andar precisa expressar louvor a Deus, nosso olhar precisa expressar louvor a Deus. Mas infelizmente nisso tem muita gente que não flui mais, apenas funciona. Mas como assim? O linguajar é de crente, mas não é crente. A roupa é de crente, mas a mente não é de crente. O jeito parece, mas não é. Saul parecia escolhido, mas já não era. Em Mateus 21.17-32 Jesus amaldiçoa uma figueira que não tem frutos ao sair de Betânia. Não era estação de figos, mas Jesus esperava encontrar figos. Algumas figueiras davam fruto cedo, antes da estação. Uma figueira com folhas crescidas já teria figos verdes. A figueira que Jesus amaldiçoou tinha folhas crescidas, mas não tinha fruto. Sua aparência era enganosa, parecia madura, mas não era. Tem gente que só parece por ser funcional, mas não infelizmente não flui mais. Qual o som que a sua vida tem ecoado? Qual a melodia da sua vida? Tristeza, desilusão, aflição, amargura? Até agora a “canção” da sua vida era uma, mas Deus pode mudar e essa “melodia”. No Salmo 40.3 vai nos dizer: “E me pôs nos lábios um cântico novo, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR”. É tempo de ecoar uma nova canção!
3 – Fluindo em tempos difíceis
Mesmo Davi prestando um serviço a Saul tocando sua harpa para que o demônio o deixasse, mesmo assim Saul o tentava matar. A diferença de quem flui para quem apenas funciona é que mesmo Saul querendo matar Davi, Davi continua leal e não desiste de fluir no serviço. A situação está ruim, meu irmão, não deixe de fluir por conta disso. Sempre vai aparecer situações que vão nos tentar ferir, tentar nos lançar ao chão. O inimigo sempre tenta jogar lanças contra a nossa vida. Ele sempre vai tentar matar os planos de Deus na sua vida. São nessas horas que precisamos ser mais intensos. São nesses momentos que a fluidez precisa aparecer de forma mais intensa. Os tempos difíceis são oportunidades de para crescimento.

Continue navegando