Buscar

Questão 110 - Educação e Trabalho 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Educação e Trabalho
Atente para o excerto de texto a seguir:
"A partir do século XI, a vida melhorou no ocidente europeu. Também a Ordem de Cister, conhecida como ordem cisterciense, que se estabeleceu no século XI a partir de dissidência da ordem de Cluny, da reforma da Regra de São Bento e do ordenamento a partir de Bernardo de Claraval, teve relevância na educação literária e na introdução de novas tecnologias para a agricultura, o que contribuiu para o avanço na produção de excedentes de alimentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 70.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que mostra uma contribuição para a melhoria da vida no Ocidente europeu do século XI.
Nota: 10.0
	A	
Escravidão indígena.
	B	
Arado de ferro.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Muitos acontecimentos contribuíram para a melhoria da vida das pessoas no ocidente europeu. Tração dos instrumentos agrícolas através de animais, arado de ferro, moinho d’água, excedentes agrícolas e as feiras, cruzadas defendendo o mundo cristão, etc. (texto-base, p. 70).
	C	
Barco a vapor.
	D	
Invenção do papiro.
	E	
Relógio de pulso.
Questão 2/10 - Educação e Trabalho
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Havia um descontentamento com a educação tradicional ofertada pelas ordens religiosas. Considerada por demais elitista e conservadora, aos poucos as novas ideias educacionais vão ganhando espaço. A ascensão econômica e política da burguesia provoca o interesse do Estado pela educação dos futuros cidadãos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALESE, Rui. Rota de aprendizagem da aula 3, tema 2 – Modelo tradicional de produção industrial e educação. Educação e Trabalho, Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 6.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 3, Tema 2 – Modelo tradicional de produção industrial e educação de Educação e Trabalho, assinale a assertiva que corresponde aos dois modelos educativos surgidos na Revolução industrial:
Nota: 10.0
	A	
Modelo propedêutico com formação geral e humanística, e técnico, formando mão de obra para o comércio e a indústria.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no texto-base da disciplina: "Para tender às novas demandas, surgem dois tipos de educação: uma mais propedêutica – de formação geral e humanística – e outra técnica – cujo objetivo era formar mão de obra para o comércio e a indústria. Surge, também, as escolas politécnicas, com o objetivo de atender aos avanços tecnológicos. Como objetivo geral, podemos dizer que a educação defendida era aquela que proporcionasse a formação do cidadão de consciência nacional. Vejamos agora, ainda que de maneira sintética, como alguns países organizaram seus sistemas de ensino para atender às novas demandas que as mudanças econômicas e políticas apresentavam. ." (Rota de aprendizagem da aula 3, p. 6).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
	B	
Modelo dialogal, visando a comunicação entre patrões e empregados, e majoritário, visando organizar os movimentos sindicais.
	C	
Modelo monocrático, com uma formação econômica, e modelo clínico, visando a saúde do trabalhador.
	D	
Modelo propedêutico com formação geral e humanística, e majoritário, visando organizar os movimentos sindicais.
	E	
Modelo técnico, formando mão de obra para o comércio e a indústria, e modelo dialogal, visando a comunicação entre patrões e empregados.
Questão 3/10 - Educação e Trabalho
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Iniciemos, então, considerando que trabalho e educação são duas palavras que se referem a práticas humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 21.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que traz a definição etimológica da palavra trabalho.
Nota: 10.0
	A	
Tripalium, instrumento composto de três paus usado na Roma antiga.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Trabalho e educação são práticas humanas, quanto ao trabalho, etimologicamente falando significa tripalium, instrumento de tortura da Roma antiga pertencente as relações de produção escravistas. (texto-base, p. 21).
	B	
Forquilha, utilizada com borrachas, com formato de Y.
	C	Caveira, local onde o escravo era torturado.
	D	
Guilhotina, instrumento que decepava a cabeça do condenado.
	E	
Lança, instrumento para empalar o condenado.
Questão 4/10 - Educação e Trabalho
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Nas sociedades primevas, [predominava], quase sempre, o trabalho coletivo, com a divisão sexual deste. Por serem sociedades em que a subsistência era uma característica muito forte, atividades como caça, pesca, coleta de frutos e raízes e até mesmo as primeiras atividades de agricultura e pecuária não passavam pela posse privada da terra e/ou dos recursos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALESE, Rui. Rota de aprendizagem da aula 1, tema 5 – Trabalho e educação nas comunidades primitivas. Educação e Trabalho, Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 14.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 1, Tema 5 – Trabalho e educação nas comunidades primitivas de Educação e Trabalhos, assinale a alternativa que relata o significado de “sociedade primeva”:
Nota: 10.0
	A	
Sociedade da era moderna.
	B	
Sociedade do período medieval.
	C	
Sociedade do período primitivo.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no texto-base da disciplina: "No entanto, esse não é o sentido que trataremos aqui e, por isso mesmo, optaremos pela expressão sociedades primevas. Ainda que nos dicionários também verificamos o termo 'primitivo' como sinônimo de primevo, o sentido que entendemos é como primeiro, primário; sem que, com isso, estejamos emitindo e/ou reforçando qualquer juízo de valor. No entendimento do senso comum, e mesmo do preconceituoso, as sociedades primevas são vistas como aquelas que não têm Estado, não têm classes, não têm escrita, não têm comércio, não têm história, não têm escola, não têm educação, não têm cultura, não são civilizadas etc. Porém, essa é uma visão equivocada, pois os parâmetros utilizados para julgamento são os etnocêntricos." (Rota de aprendizagem da Aula 1, p. 14).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
	D	
Sociedade da era contemporânea.
	E	
Sociedade pós-moderna.
Questão 5/10 - Educação e Trabalho
Atente para o texto a seguir:
“De acordo com Severino [...], 'a educação só se realiza mediante práticas de trabalho'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.58.
Considerando o texto acima e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, o que a Escola herdou da educação da Idade Média? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	
A academia de Platão, em que se aprendia a arte da Política.
	B	
Os estudos da Bioética originam-se nesta época, com as primeiras discussões sobre a origem da vida.
	C	
A escola conhecida como Liceu, do filósofo Aristóteles, começou sua atividade pedagógica nesta época e aqui ensinava-se a Ética e Moral.
	D	
Universidade e a pluralidade de objetos de estudo
Você assinalou essa alternativa (D)
Você
acertou!
Comentário: A herança recebida da Idade Média é a universidade e suas perspectivas de que todos os objetos lhe cabem ao estudo, os grandes avanços tecnológicos dos instrumentos de orientação, drenagem de pântanos e arroteamento e alternância na produção dos campos. (texto-base, p.58).
	E	
Os métodos peripatéticos, forma de ensino muito avançada na época.
Questão 6/10 - Educação e Trabalho
Leia a citação:
“O que caracteriza essa atividade humana é o caráter de intencionalidade – atividades carregadas de intenções e, portanto, de valores -, que os seres humanos imprimem aos seus afazeres. [...] Esse caráter de intencionalidade carrega o jogo das relações históricas de produção que os homens travam entre si e que eles podem determinar.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: Inter Saberes, 2012, p. 41.
Considerando a citação e os conteúdos da Aula 2, Videoaula do Tema 2 – Trabalho e Educação nas Sociedades escravagistas de Educação e Trabalho, sobre a escravidão dentro da sociedade antiga, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como o indivíduo se tornava um escravo:
Nota: 10.0
	A	
Em virtude deste indivíduo perder as suas posses, não sustentando mais sua família; e acrescendo a questão da enfermidade, correndo o perigo de extirpar a sua descendência.
	B	
Devido a questões religiosas, pois a sua casta inferior impossibilitava a sua vivência de forma isolada e, como acréscimo, por se tratar de um ser vivente de forma rural, originário dos feudos. 
	C	
O indivíduo saía de porta em porta, oferecendo seus serviços como escravo e, ainda, oferecendo seus serviços para cuidar de doentes, em situação terminal.
	D	
Devido às guerras, onde o vencedor dominava o vencido e, ainda, às questões que envolvessem dívidas entre pessoas, e o escravo era utilizado como moeda de troca.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque, na antiguidade, os conflitos convergiam em guerras e os vencidos, eram subjugados e levados como escravos para o reino vencedor. Uma outra situação ocorria pq algumas pessoas contraíam empréstimo e acabavam trabalhando como escravos, por um tempo, para realizar o pagamento da dívida. (Aula 2, Videoaula do Tema 2 – Trabalho e Educação nas Sociedades escravagistas de Educação e Trabalho, 0’30 a 1’30). 
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
	E	
A partir do momento em que o cidadão compunha o feudo, juntamente com sua família, acrescentando que a liberdade viria a este e sua família se participassem de uma guerra e fossem do exército vencedor.
 
Questão 7/10 - Educação e Trabalho
Leia a seguinte passagem de texto: 
“A segunda metade do século XIX é marcada não somente pela Segunda Revolução Industrial, que se caracteriza por sua expansão para outros países, como também pelos avanços científicos e tecnológicos que são produzidos e incorporados pelo processo produtivo, e ainda, pelas mudanças introduzidas no processo de produção.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALESE, Rui. Rota de aprendizagem da aula 3, tema 3 – Modelo taylorista de produção industrial e educação. Educação e Trabalho, Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 7.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 3, Tema 3 – Modelo taylorista de produção industrial e educação de Educação e Trabalho, sobre a política trabalhista do método taylorista, instituído por Frederick Taylor, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
Cassação dos direitos deferidos ao trabalhador, com administração militarizada e hierárquica, aliada ao regime escravocrata.
	B	
A defesa da concessão de alguns direitos e benefícios trabalhistas, tendo uma administração científica e hierarquizada, e qualificação profissional.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Conforme estudado no texto-base da disciplina: "Porém, o que nos interessa nesse estudo foram suas contribuições para os processos de gestão da produção e os impactos dessas ideias no campo educacional. Taylor defendia a aplicação do método científico no gerenciamento de uma empresa tanto na produção, quanto na gestão da empresa. Nesse campo, em particular, defendia uma gestão do conflito capital-trabalho, o aumento da produtividade e o combate ao ócio sistêmico. Para tanto, propunha medidas que acabavam por expropriar o trabalhador do saber como fazer e repassava o saber-fazer para a administração. Esse processo deveria ser feito seguindo alguns princípios, tais como: selecionar e treinar o trabalhador, focando nas suas competências; supervisionar continuamente o trabalho; disciplina e respeito na execução das tarefas e fracionamento do trabalho, isto é, cada trabalhador exerceria apenas uma fração, uma parte do processo produtivo. Organizando-se dessa forma, Taylor acreditava que era possível produzir o máximo, no menor tempo possível, com o mínimo de esforço. Ao mesmo tempo, Taylor defendia a concessão de alguns direitos e benefícios aos trabalhadores, tais como o aumento de salário e a diminuição de jornada de trabalho, promoções e gratificações por desempenho, e a concessão de descanso semanal remunerado. A administração proposta era de cunho científica e se caracterizava pela hierarquização, controle rígido, padronização e qualificação profissional." (Rota de aprendizagem da Aula 3, p. 8).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando