Buscar

Jogos Inclusivos Sem Visão

Prévia do material em texto

Componente – Educação Física
	3° bimestre
	Unidade Temática – Brincadeiras e jogos / Objeto do Conhecimento – Brincadeiras e jogos inclusivos
	
	Título da Aula 
	Aula 13 – BRINCADEIRAS E JOGOS SEM O SENTIDO DA VISÃO
	Ano
	4° ano
	Objetivos de aprendizagem
	· Colaborar com a proposição e produção de alternativas para a prática de brincadeiras e jogos inclusivos, experimentando;
· Experimentar, fruir e criar, de forma coletiva, combinações de diferentes jogos inclusivos.
	Conteúdo
	Atividade 2 – Vivenciando diferentes brincadeiras e jogos inclusivos sem o sentido da visão.
Etapa 2: Brincadeiras e jogos sem o sentido da visão.
	Materiais necessários:
	· Espaço aberto para movimentos;
· Vendas, para que os estudantes tapem os olhos (sugestão: usar tiras de TNT);
· Materiais para efeitos sonoros;
· Bola e cone.
ATIVIDADE 2 – ETAPA 2
Brincadeiras e jogos sem 
o sentido da visão
Professor, seguem sugestões para que os estudantes possam vivenciar brincadeiras sem o sentido da visão:
- Sugestão 1: Siga o comando
Separe os estudantes em duplas, nas quais um deles deverá ser vendado. O estudante que ficar sem venda será o guia. Ele guiará o seu colega de um ponto da quadra até outro, que já terá sido estipulado, utilizando apenas a voz, ou seja, sem tocá-lo. Após a dupla chegar ao ponto determinado, os papéis de guia e guiado serão trocados. A atividade será aplicada, primeiramente, com o guia próximo ao guiado; depois, com uma distância maior entre eles. Para aumentar o grau de dificuldade, espalhe os guias pelo local da atividade e solicite ao estudante vendado que localize o seu guia por intermédio de comandos de voz e chegue até ele.
- Sugestão 2: Dinâmica de orientação auditiva
Professor, separe os estudantes em grupos. Cada grupo escolherá dois estudantes, que deverão estar com os olhos vendados e posicionados em um local demarcado para o início da atividade. Num ponto específico e mais distante do ponto de saída da atividade, coloque um estímulo sonoro, que pode ser um apito, bolas batendo no chão, sinos, entre outros. Ao sinal, os estudantes vendados deverão identificar e se locomover até o local onde está o estímulo sonoro, lembrando que não podem receber ajuda dos colegas. Vence o primeiro que chegar até a fonte do som. Troque as posições para que todos vivenciem a atividade. Para aumentar o grau de dificuldade da atividade, pode-se incrementá-la colocando um som diferente para cada grupo.
- Sugestão 3: Caminhada guiada
Separe os estudantes em duplas, em que um deles deverá ser vendado e o outro será o guia. As duplas ficarão de braços dados e deverão percorrer diversos trajetos dentro da escola – por exemplo, ir ao banheiro, para a sala, até o bebedouro etc. É importante que o guia oriente a dupla com responsabilidade, para evitar acidentes. As funções serão trocadas para que ambos os estudantes experimentem a sensação de andar de olhos fechados.
- Sugestão 4: Pega-pega sensorial 
Escolha um estudante para ser o pegador; este deverá estar com os olhos vendados. Ao sinal de início da brincadeira, ele deverá se orientar pelo som dos estudantes para encontrá-los, tais como ruídos produzidos com o corpo, instrumentos musicais ou outros objetos que façam sons. Quando ele conseguir pegar um colega, este deverá ser o pegador, pois o objetivo da atividade é que todos experimentem a sensação de utilizar os outros sentidos quando estão sem a visão. Salientamos a importância dos cuidados no desenvolvimento da atividade para evitar acidentes.
-Sugestão 5: Bola ao cone
Estudantes em duplas de posse de uma bola. Distribua cones pela quadra. Cada dupla se posicionará próxima a um cone. Um participante da dupla deverá manter certa distância do cone, ter os olhos vendados e dominar a bola com os pés. O seu companheiro deverá orientá-lo por meio de estímulos sonoros, dando os seguintes comandos: “para frente”, “para a direita”, “pare”, “chute”, até que o estudante que está com os olhos vendados acerte a bola no cone. Após o estudante acertar o cone, os papéis serão invertidos.
 
Ao final de cada brincadeira e jogo, é importante que você reúna os estudantes para socializarem como se sentiram, quais dificuldades tiveram devido à falta de um dos sentidos e como identificaram a inclusão durante sua participação. É importante que você fique atento em relação à segurança das crianças durante o desenvolvimento das atividades, pontuando o respeito ao próximo. 
Professor, ao final das experimentações, realize uma roda de conversa com alguns questionamentos para que os estudantes reflitam como se sentiram durante as vivências.
Sugestões:
O QUE VEM POR AÍ?
Na próxima aula, promova brincadeiras sem o sentido da audição. Para isso, será necessário providenciar, com antecedência, cartões com números e cores diferentes. 
Referência de imagens
<https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/3d-social-media-icons-online-communication-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1351926501?phrase=Procurando%20em%20vetor&adppopup=true>;
<https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/young-sightless-character-wearing-dark-shades-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1147662731>;
<https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/young-female-sightless-character-wearing-dark-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1147662730?phrase=Deficiente%20visual%20vetor&adppopup=true>;
<https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/young-black-female-sightless-character-wearing-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1147662727>;
<https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/people-looking-through-binoculars-and-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1385204361?phrase=Buscar%20em%20desenho&adppopup=true>.

Continue navegando