Buscar

Ginástica: Pulando e Saltando

Prévia do material em texto

Componente – Educação Física
	3º Bimestre
	Unidade Temática – Ginástica / Objeto do Conhecimento – Ginástica Geral
	
	Título da Aula 
	Aula 05 – Pulando e Saltando
	Ano
	2º ano
	Objetivos de aprendizagem
	· Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes saltos e giros, individual e coletivamente;
· Separar em duas aulas: a primeira para experimentar, identificar e fruir os saltos e giros; e a segunda para o planejamento e execução individual e coletiva.
	Conteúdo
	Saltos e posturas básicas da ginástica: 
- “Chicotinho Queimado”;
- Combinação entre giros e saltos.
	Material necessário
	· Espaço livre;
· Corda.
Etapa 1 – Vamos saltar! Explorando os saltos e as posturas básicas da ginástica
Na aula anterior, os estudantes vivenciaram alguns diferentes tipos de saltos presentes na ginástica: “Queimada” e combinação de Giros e Saltos.
Continuaremos saltando, explorando os diferentes tipos de saltos (Grupado, Carpado, Estendido e Afastado).
Professor, sugerimos duas atividades; avalie se é necessário realizar cada uma delas em uma aula diferente, de acordo com o perfil de sua turma.
ATIVIDADE 1 – “CHICOTINHO QUEIMADO” 
Proponha a atividade “Chicotinho Queimado”: solicite aos estudantes que façam um círculo. O professor fica no centro do mesmo, com uma corda longa nas mãos, a qual deverá girar na altura do solo. Os estudantes deverão pular a corda. Professor, oriente o tipo de salto que deseja: salto grupado, salto estendido ou salto afastado. Para finalizar, aumente o grau de dificuldade, espalhando obstáculos pela quadra (prefira objetos não rígidos, como caixas de papelão). Os estudantes, ao seu sinal (apito), andando livremente pela quadra, terão de saltar um objeto, realizando os diferentes tipos de saltos (Grupado, Carpado, Estendido e Afastado). Professor, proponha aos estudantes que sintam seus batimentos cardíacos e respiração após a realização das atividades. 
Ao final da aula, reúna-os para uma roda de conversa com questões norteadoras que envolvam os saltos realizados:
1. Quais cuidados são necessários quando realizamos os saltos? 
Espera-se que os estudantes relatem a necessidade do distanciamento seguro, a utilização de colchões e colchonetes, o apoio do colega de sala durante a realização de alguns movimentos da ginástica, aterrissar com os joelhos semiflexionados para amortecer a queda etc.
2. Quais são as posturas utilizadas na ginástica? 
Em quais atividades usamos essas posturas? Espera-se que os estudantes falem sobre a atividade “O Mestre Mandou”, destacando uma ou mais posturas vivenciadas. 
3. Quais são as diferentes maneiras de saltar? 
Espera-se que os estudantes identifiquem os diferentes tipos de saltos, como: Grupado, Afastado, Estendido etc.
4. Seus batimentos cardíacos e respiração aceleraram? 
Espera-se que os estudantes identifiquem que sim, a respiração e os batimentos cardíacos aceleraram com a prática de atividade física. Isso tem relação com o fato de o coração ter de bombear o sangue com mais vigor e os pulmões trabalharem em um ritmo acelerado para aumentar a oxigenação; ambos então irão trabalhar mais rápido, dependendo da intensidade da atividade. Esse é um primeiro momento para que os estudantes consigam identificar as sensações que ocorrem durante a prática dos elementos da ginástica.
ATIVIDADE 2 − COMBINAÇÃO ENTRE GIROS E SALTOS 
Etapa 1
Girando e saltando... Professor, esta atividade culminará em uma construção individual e, posteriormente, coletiva de combinações de giros e saltos da ginástica, que deverão ser elaboradas pelos estudantes. Para iniciar esta atividade, você irá propor a retomada desses movimentos, dando os subsídios necessários para que os estudantes combinem e criem novas possibilidades.
Esclareça aos estudantes que eles irão vivenciar uma atividade envolvendo giros e saltos: 
• Solicite aos estudantes que, ao som do apito, deem um giro em volta de si mesmos; a cada apito sequencial, eles deverão realizar o giro mais uma vez, até o total de cinco giros; 
• Após um intervalo, solicite que, ao sinal do apito, realizem um giro e, em seguida, o “Salto da Lebre”, ampliando as repetições a cada apito (até no máximo cinco vezes); 
• Divida os estudantes em duplas ou em trios e peça a eles que construam uma forma de combinar esses movimentos que já vivenciaram, unindo aos mesmos o Salto “Pula Sela”, como em uma coreografia. Permita que eles utilizem a criatividade, adicionando pequenos movimentos de braços e pernas no intervalo de um salto ou giro a outro;
 • Dê um tempo para que formulem e, enquanto estão produzindo, circule entre as duplas ou trios, orientando-os e esclarecendo suas dúvidas;
• Após o tempo estimado, cada dupla ou trio deverá apresentar a sequência aos demais estudantes. Professor: Lembre-se de registrar todo o processo de elaboração. Anote no quadro abaixo suas observações durante todo o processo:

Continue navegando