Buscar

Fórum Desenho Técnico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A norma técnica 6492 (NBR) estabelece os requisitos específicos para a elaboração da documentação técnica de projetos arquitetônicos e urbanísticos, de acordo com cada etapa do projeto.
Vale lembrar que a referida norma não é possui abrangência no quesito critérios de projeto, os mesmos são referenciados em outras normas ou na legislação do município ou estado.
Requisitos normatizados para elaboração de um projeto arquitetônico:
Planta de Situação: Corresponde ao arquitetônico como um todo.
Planta de Alocação ou também chamada de Implantação: Compreende além do projeto de arquitetura as informações a respeito dos projetos complementares, como exemplos arruamento, redes hidráulicas, elétricas, etc.
Planta de Edificação: É descrita como a vista superior do plano secante horizontal é localizado a 1,50m aproximadamente do piso de referência, sua altura pode ser variável de acordo com o que se quer representar. As cotas são necessárias e devem atender as indicações abaixo:
Deverão estar sempre fora do desenho, exceto quando não for possível; as cifras deverão possuir 3mm de altura, seu espaço com a linha cota deverá ser de 1,5mm; as linhas de chamadas deverão parar de 2 a 3mm do ponto que está sendo dimensionado; quando não for possível colocar a cota na dimensão que sendo cotada a mesma deverá ser colocada ao lado do local exato a ser indicado.
Fachada: É a representação das faces externas da edificação.
Cortes: É denominado como plano secante vertical que é responsável por dividir a edificação em duas partes, (longitudinal ou transversalmente), deve ser apresentar com uma grande riqueza de detalhes construtivos. Com relação as cotas somente as cotas verticais devem aparecer no desenho.
Elevações: Detalhamento dos planos internos ou de elementos da edificação.
Detalhes ou Ampliações: São representações de todos os detalhes necessários para o bom entendimento do projeto.
Escala: Definida como a relação entre as medidas representadas no desenho e a encontrada na realidade. Na determinação das escalas devemos ficar atentos pois existem escalas para redução ou aumento do desenho, relaciono as principais 1/2, 1/5, 1/10, 1/25, 1/50, 1/75, 1/100, 1/200, 1/250, 1/500.
Programa de Necessidades: Antecede ao projeto e caracteriza o empreendimento ou o projeto em si, contem algumas informações como por exemplo relação dos setores que o compõem, necessidades de áreas, normas pertinentes, legislação municipal, etc.
Memorial Justificativo: Texto que traz evidências a respeito do atendimento das condições estabelecidas no programa de necessidades.
Discriminação Técnica: Trata-se do documento que descreve os materiais de construção a serem utilizados bem como seus locais de aplicação e técnicas exigidas para o seu uso correto.
Especificação: Destinada a fixas as características ou requisitos exigidos para matérias-primas, elementos de construção, produtos industriais semifabricados ou semiacabados.
Lista de Materiais: Destinado a descrição da relação de todo material especificado no projeto, bem como suas quantidades.
Orçamento: Descrição dos custos dos serviços, mão de obra, materiais e taxas que são aplicadas as obras.
Podemos concluir que a elaboração de um projeto arquitetônico requer elevada atenção por parte do desenhista/projetista pois as normas aplicáveis trazem consigo uma grande quantidade de detalhes, além do mais as normas e legislações municipais e estaduais devem ser respeitadas para que o projeto possa ser aprovado por parte dos órgãos públicos.

Continue navegando