Buscar

568717

Prévia do material em texto

Entrevista I
9o ANO
Aula 38 – 3o bimestre
Língua Portuguesa 
Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
Características do gênero textual entrevista.
Reconhecer uma entrevista e suas características;
Identificar os elementos linguísticos presentes em entrevistas.
Conteúdo
Objetivos
Professor, ao trabalhar esta aula e as atividades propostas, você estará potencializando o desenvolvimento das habilidades: (EF89LP14A) Planejar (para pessoas locais: colegas, professores, pai, mãe, por exemplo) entrevistas sobre fatos de relevância cotidiana. 
(EF69LP14) Analisar tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.
Sugestão de minutagem: 
Para começar: 5 minutos
Foco no conteúdo: 15 minutos
Na prática: 10 minutos
Aplicando: 15 minutos
Você já assistiu a alguma peça teatral? Qual(is)? 
Em sua opinião, qual é a real importância do teatro na sociedade?
Técnica LEMOV:
 Puxe mais
Para começar
https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/actors-performing-scene-from-cyrano-de-bergerac-imagem-royalty-free/200343452-001?phrase=teatro&adppopup=true
Rennata Airoldi é uma atriz formada pela Unicamp que já atuou em mais de vinte produções entre peças de teatro, filmes, séries, campanhas publicitárias e novelas. Além de uma longa carreira como atriz, é também apresentadora, locutora, dubladora e narradora. Rennata concedeu uma entrevista exclusiva para o nosso material, no auge da pandemia de COVID-19, para falar um pouco sobre como a cena teatral se reinventou nesse trágico período, mas que ainda está nesse processo de mudança. Comentou também sobre o que ela pensa do futuro do espaço teatral. 
O teatro na era digital
Entrevista cedida à Fernanda Brandão pela atriz Rennata Airoldi, em julho de 2021.
Foco no conteúdo
Será que o teatro clássico, com palco e plateia, resistirá às novas formas de transmissões virtuais? 
Fernanda: Corpo e teatro são dois conceitos indissociáveis. O corpo tem uma gama de múltiplos signos e intencionalidades na linguagem teatral. Como você entende o corpo na linguagem teatral, pensando nessa construção de sentidos?
Rennata: O teatro exige a presença do corpo em toda a sua potencialidade. O ator está inteiro em cena para o espectador. Diferente das telas, nas quais o corpo é segmentado e geralmente mostrado em partes, no teatro a presença é fundamental. O corpo do ator precisa estar “acordado” em cena, apto para agir o tempo todo. 
Foco no conteúdo
E, nesse sentido, falo de maneira global, corpo e voz, que se somam e fazem parte de uma única forma de expressão. Sempre que dou aulas ou cursos, tenho o cuidado de despertar nos alunos a necessidade que o ator tem em cuidar de seu próprio corpo e de conhecê-lo. Não no sentido apenas físico de uma academia, de exercícios para estética, mas no sentido de ter um corpo pronto para agir e reagir em cena. Isso é fundamental, pois o corpo que o ator constrói para cada personagem tem as suas particularidades. E, assim sendo, tem seus signos e significados. 
Por exemplo, de maneira simplista, um personagem tímido terá um corpo cênico e uma maneira de agir muito diferente da de um personagem confiante. 
Foco no conteúdo
Isso pode resultar em um jeito diferente de andar, em um ombro levemente curvado ou não, enfim, pequenas mudanças no corpo e na voz abrangem grandes resultados cênicos. O corpo do ator é seu instrumento de trabalho, assim como um piano está para o pianista. Ele precisa ser estudado, treinado. E nosso universo de pesquisa é a humanidade! A observação para o ator é fundamental. Os outros corpos também são nossos objetos de estudo. Um trabalho corporal e vocal bem-feitos em cena são determinantes para o resultado final, que acontece na troca com a plateia, na presença do espectador.
Foco no conteúdo
F: Sabemos que, apesar de o teatro poder ser realizado em múltiplos espaços, um de seus principais pressupostos é a relação que ocorre ao vivo entre espectador e atores. Houve mudanças significativas nessa dinâmica com o advento das novas mídias digitais? 
R: Sem dúvida! Houve uma mudança profunda no último ano. Os teatros e espaços culturais fecharam. Surgiram outras iniciativas, como a realização do Teatro em casa, no qual a produção passou a ser feita na casa dos atores, produtores etc. e transmitida pela internet, por meio de plataformas. Esse é ainda um lugar de experimentação, pois a linguagem do teatro é muito diferente daquela que vemos através das telas. 
Foco no conteúdo
Na minha experiência, e na Cia. 14 Viradalata, voltamos a nos apresentar quando os teatros reabriram. Foi uma nova vivência uma vez que o “ao vivo” continha uma outra variante, o público virtual, que acompanhava a transmissão através da internet. 
Então, as sessões passaram a ser híbridas; ao vivo para o público presente no teatro (com todos os cuidados e distanciamento) e o público de casa que acompanhava a sessão transmitida ao vivo. Para o ator em cena, muda completamente o jogo! Sem o público presente, o ator não tem a reação da plateia, o que dificulta muito o entendimento do andamento do espetáculo. Há uma sensação de vazio, de incompletude, uma vez que o teatro se concretiza de fato na presença do espectador. 
Foco no conteúdo
Para quem está em cena, é um novo aprendizado. Ao mesmo tempo, é uma ferramenta importante para que as companhias de teatro possam seguir realizando seus trabalhos, o que é fundamental para a nossa sociedade tão carente de cultura!
F: Com a pandemia, essas mudanças foram ainda mais significativas. Foi possível fazer teatro neste momento? 
R: Sim, mas foi preciso reinventar o teatro, como aconteceu com quase todos os setores da nossa sociedade. Acredito que a maneira de apresentação híbrida vai prevalecer por muito tempo ainda. Parte do público, mesmo com a reabertura dos espaços, se sentiu mais seguro assistindo aos espetáculos de casa. 
Foco no conteúdo
É muito triste um teatro com a plateia vazia, mas, por outro lado, é muito bom contar, neste momento, com a tecnologia e, de alguma forma, podermos resistir e seguir levando cultura para a população. E para a Cia. Viradalata, que trabalha com teatro para crianças e jovens, é fundamental mantermos os espetáculos ativos, pois é despertando o interesse das crianças pelo teatro e pela arte que teremos um público interessado também no futuro. Por mais que as tecnologias entrem e se misturem ao teatro e à nossa linguagem, o teatro é artesanal, é feito por e para seres humanos, e a presença física é fundamental.
Foco no conteúdo
A entrevista é um dos gêneros textuais com função informativa, veiculado, sobretudo, pelos meios de comunicação. 
Há diversos tipos de entrevistas, dependendo da intenção pretendida, como a entrevista jornalística, a de emprego, a psicológica, a social, entre outras. 
Elas podem ser parte integrante de outros textos jornalísticos, por exemplo, a notícia e a reportagem. 
No campo jornalístico, a entrevista segue uma padronização.
Título ou manchete;
Apresentação;
Perguntas e respostas.
Entrevista 
Foco no conteúdo
Retome a leitura e organize as informações conforme o que se pede:
	Entrevistado(a)	
	Título da entrevista	
	Entrevistador(a) 	
	Apresentação do(a) entrevistado(a)	
	Tema da entrevista	
Na prática
Retome a leitura e organize as informações conforme o que se pede:
	Entrevistado(a)	Rennata Airoldi
	Título da entrevista	O teatro na era digital
	Entrevistador(a) 	Fernanda Brandão 
	Apresentação do(a) entrevistado(a)	Atriz formada pela Unicamp que já atuou em mais de vinte produções entre peças de teatro, filmes, séries, campanhas publicitárias e novelas.
Correção
Na prática
	Apresentação do(a) entrevistado(a)	Longa carreira como atriz. É também apresentadora, locutora, dubladora e narradora.
	Tema da entrevista	A importância da expressão no teatro, refletindo sobre a diferença da linguagem corporal na representação no palco e por meio virtual, sendo este último essencial no período de distanciamento social pelo qual passamos. 
Correção
Na práticaSegundo Rennata, qual é a principal diferença entre a apresentação de uma peça em um teatro convencional e por um meio digital? 
A apresentação digital é excelente e completa, pois a plateia reage em chats e comentários que vão chegando em tempo real aos atores. 
No meio digital, a interação é incompleta, pois o espectador está ausente; já no teatro ao vivo, a plateia é presente, recepciona a história e reage a ela.
É completa, visto que o público tem conexão de áudio e microfone diretamente com os atores e intervém ao longo da peça, em tempo real. 
A interação não existe e isso é favorável, pois o objetivo dos atores é somente levar a mensagem por meio do tema. 
Na prática
Segundo Rennata, qual é a principal diferença entre a apresentação de uma peça em um teatro convencional e por um meio digital? 
A apresentação digital é excelente e completa, pois a plateia reage em chats e comentários que vão chegando em tempo real aos atores. 
No meio digital, a interação é incompleta, pois o espectador está ausente; já no teatro ao vivo, a plateia é presente, recepciona a história e reage a ela.
É completa, visto que o público tem conexão de áudio e microfone diretamente com os atores e intervém ao longo da peça, em tempo real. 
A interação não existe e isso é favorável, pois o objetivo dos atores é somente levar a mensagem por meio do tema. 
Correção
Na prática
Resposta b) Por ser outra linguagem, a interação com o espectador não existe, o que é fundamental para o ator, pois, sem a reação da plateia ao vivo, ela não sabe como está sendo a recepção daquela história, além de ser algo incompleto, pois o espetáculo se concretiza apenas com a presença do público.
Em duplas, com base na definição aprendida sobre entrevista e nas discussões e atividades realizadas, selecione um tema que vocês considerem interessante. Façam uma pesquisa sobre ele (em revistas ou jornais impressos ou digitais). Vocês irão planejar uma entrevista sobre o tema selecionado, com pessoas de sua comunidade ou familiares. Essa atividade será retomada na próxima aula.
Realizem as anotações necessárias no caderno.
Planejando uma entrevista
Técnicas LEMOV:
Todo mundo escreve +
Hábitos de discussão
Aplicando
Professor, é importante ressaltar que a aula Entrevista I é dividida em três etapas. Temos ainda as aulas Entrevistas II e III, retomando as características composicionais e o conceito, enquanto os comandos vão se aprofundando progressivamente segundo as habilidades solicitadas até culminar na produção e apresentação de uma entrevista. 
Técnica LEMOV:
Todo mundo escreve
Reconhecemos o gênero entrevista e suas características;
Identificamos elementos linguísticos presentes nas entrevistas.
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 99775
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
20
BUENO, F. S. Gramática da Silveira Bueno. 20ª ed. atualizada, São Paulo: Global, 2014.
AIROLDI, Rennata. O teatro na era digital. Entrevista concedida à Fernanda Brandão em julho de 2021, cedida para uso no material digital. 
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo em Ação, Língua Portuguesa. São Paulo, 2022. 
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo em Ação – Língua Portuguesa. 9º ano. São Paulo, 2022. 
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Ensino Fundamental. São Paulo, 2019.
Referências
Lista de imagens
Slide 3 – Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/actors-performing-scene-from-cyrano-de-bergerac-imagem-royalty-free/200343452-001?phrase=teatro&adppopup=true. Acesso em: 18 jul. 2023.
Referências
Material 
Digital

Continue navegando