Buscar

AD1-2020 2 Teatro Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 – Primeira Avaliação a Distância 
Disciplina: Teatro e Educação
 Coordenação: Profª Carmela Soares
 2020.2 
Nome: Karina Marques Godinho Matricula: 17216080272
Polo: Santa Maria Madalena
Caro (a/x) aluno (a/x):
 Prezado (a) aluno (a) essa é a sua primeira Avaliação a Distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas.
 Instruções:
 − Você vai encontrar 4 questões neste trabalho;
 − Leia atentamente todas as questões;
 − Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
 − Esta avaliação é individual;
 − A Ad deve ser postada na plataforma.
BOM TRABALHO!!!
Observação: Matéria para a Ad1: aulas de 01 a 03 e material Complementar de 01 a 06. Você, também, pode consultar para estudo o site do Centro do Teatro do Oprimido: https://www.ctorio.org.br/home/
1º Questão (2,0 pontos)
Leia as aulas 11, 12 e 13 e crie um dicionário de 10 verbetes sobre a linguagem teatral. Você deve proceder da seguinte maneira. Escolha 10 verbetes ou termos que você desconhece em relação a linguagem teatral, como por exemplo: realidade cênica, fiscalização, foco de atenção ou ponto de concentração etc. Procure entender estes conceitos antes de colocá-los no papel. Depois escreva o significado dos verbetes utilizando as suas próprias palavras.
R: 1º Foco de atenção: Tem o mesmo significado de concentração, com um objetivo a ser realizado, direcionar a atenção, para uma coisa determinada;
2º Jogo teatral: Quando improvisa uma cena usando sua imaginação e seu corpo;
3º Percepção estética: São emoções provocadas em cada indivíduo através de técnicas dos sentidos, onde utiliza os sentidos para a construção de novas capacidades e compreensão.
4º Porfólio: São listas de trabalhos registrados ou pesquisados que poderão ser encontrados sempre que necessários.
5º Signo teatral: São diferentes ideias com o corpo e objetos, onde se comunica de diversas formas.
6º Linguagem corporal: É uma linguagem não verbal, é utilizada através de expressões, gestos e movimentos; é uma mensagem passada a alguém quando não se usa a fala.
7º Processo criativo: É o desenvolvimento da criatividade através de estímulos por meios de signos e linguagem teatral.
8º Saber sensível: É o envolvimento do corpo e participação no processo do conhecimento.
9º Fisicalização: É quando tornamos real o que imaginamos.
10º Educação estética: é o despertar dos sentidos, com uma expressão não-verbal.
2º Questão (3,0 pontos)
Momento pipoca. Convide amigos e parentes. Veja o filme, Augusto Boal e o Teatro do Oprimido, indicado no link do material complementar 1 e a seguir comente o filme, emitindo a sua análise e destacando:
Material Complementar 1: https://www.youtube.com/watch?v=lL3Wc305Gg&feature=youtu.be
A - Quem foi Augusto Boal e qual sua importância para o teatro?
R: Augusto Boal fundou o teatro dos oprimidos, foi um macro na história do teatro, um diretor, autor de peças no teatro brasileiro; um artista teatral que colocava todas as suas ideias em tudo que via voltado para a peça teatral. Foi vereador e pediu uma Sessão do Teatro no Legislativo no CTO-RIO, onde dava a oportunidade de todos expressarem as suas ideias, situações e problemas de forma teatral.
B - O que é o método do Teatro do Oprimido?
R: É um método onde se usa técnicas, jogos, exercícios corporais mostrando para todos os problemas através do teatro. Um método onde todos possam expressar os sentimentos de forma teatral.
C - Que técnicas compõem o método do Teatro do Oprimido?
R: Teatro Imagem: Tem a intenção de ensaiar uma transformação da realidade, através do uso da imagem corporal.
Teatro Jornal: Esta técnica pretende que se transforme quaisquer notícias de jornal, ou qualquer outro material sem propósito dramático, em cenas ou ações teatrais.
Teatro Fórum: é uma técnica em que os atores representam uma cena até a apresentação do problema, e em seguida propõem aos espectadores que mostrem, por meio da ação cênica, soluções para o então problema apresentado.
Teatro Fotonovela: apresenta na prática fazer a leitura de uma fotonovela, sem que os atores saibam que se trata de um folhetim fotografado, enquanto esses atores vão interpretando a história que está sendo lida. 
Quebra de Repressão: é uma técnica de ensaio para resistência a uma repressão futura. Consiste em solicitar a um participante que relembre um momento ao qual tenha sido vítima de uma repressão. Então esta pessoa escolhe outros presentes para lhe auxiliar na reconstrução da cena já vivenciada.
D - Qual o alcance do Teatro do Oprimido no Brasil e no mundo?
R: Representantes de 25 países saíram da Conferência Internacional do Teatro do Oprimido, realizada no Rio de Janeiro, com a missão de organizar o movimento internacional em torno do método.  Os
objetivos eram ratificar os fundamentos políticos, filosóficos, estéticos e pedagógicos do método; analisar o impacto da aplicação de sua aplicação em diferentes áreas temáticas nas diversas regiões do mundo; estimular a reflexão sobre o movimento internacional do Teatro do Oprimido e as perspectivas de sua organização.
E - O que mais se destacou para você ao ver o filme?
R: O que mais se destacou foi a sua grande importância para a historia do teatro, e como ele conseguiu fazer tantos feitos importantes para o reconhecimento do teatro do no Brasil.
3º Questão (2,0 pontos)
Boal costumava dizer que “nós não fazemos teatro, nós somos teatro”. Comente essa ideia estabelecendo relação com a prática do jogo teatral.
R: Boal costumava dizer que o teatro fazia parte do ser humano, pois ele é espectador da sua vida e que é possível entrar na cena, no enredo, fazendo sua própria história. No teatro de Boal, o espectador é chamado de espectador, justamente pelo fato de ser protagonista de sua existência e responsável pelas consequências de seus atos. E é exatamente isso que Boal procurava despertar nas pessoas as quais não podem ser indiferentes na vida.
4º Questão (3,0 pontos)
No método do Teatro do Oprimido, em um primeiro momento, o participante é preparado através de jogos dramáticos a ter consciência de seu corpo e a desenvolver suas capacidades criativas e expressivas. Pesquise na internet um jogo do método do Teatro do Oprimido. Realize o jogo que você escolheu com um grupo de alunos, colegas ou amigos e escreva um relato sobre a experiência, levando em consideração os pontos a seguir:
A – Descreva a forma como ministrou o jogo?
Escolhi o jogo de preencher o espaço, onde eu era a voz de comando e os outros deveriam preencher o espaço da sala andando sem se tocarem, e eu dava os seguintes comandos como; Pare, Andem iguais, balançando o corpo e etc. Também poderia ministrar comandos a somente uma pessoa como; você agora só pode andar com as mãos para acima, você deve parar no meio da sala, você está com câimbra, você é um idoso de 90 anos e etc
B - Quais as facilidades e dificuldades encontradas por você durante o processo de aplicação dos jogos?
As facilidades foram dar as ordens e olhar todo o processo do jogo, e as dificuldades foram quando dar as ordens, devido aos períodos de tempo.
C – Qual o perfil do grupo? Quem foram os participantes?
Eram 5 pessoas, eram parte da minha família e amigos, na minha pequena sala de casa.
D - Como foi a reação do grupo?
Foi de muita gargalhada e concentração as ordens dadas.
E - Que impressões, sensações e sentimentos você teve como professor ou facilitador do processo?
Eu achei um jogo muito interessante, onde pude imaginar como é lidar com alunos em certa brincadeiras em sala de aula e como devo ministrar as aulas de forma correta.

Continue navegando